quarta-feira, 7 de março de 2012

MBA não serve para nada. Só para atrasar a independência financeira

image

Todo mundo hoje em dia tem MBA. Mal saem da faculdade ou jovens e com pouca experência, com apenas 27 anos todos começam a fazer esta merda.

Afinal, MBA muda alguém? Torna ela um super funcionário? Não. FGV, Insper, Dom Cabral, Ibmec todo mundo quer ter essas grifes no currículo. A verdade é que MBA não vai tornar a pessoa muito mais do que ela já é nesses MBA brasileiros ridículos.

Eu afirmo que não servem pra nada porque todos meus coleguinhas já tem MBA ou estão fazendo, sejam o pessoal de mesmo escalão, seja os gerentes e diretores. A verdade é que eles continuam os mesmos de antes. Não trouxeram nenhuma ferramenta nova. Nâo dão mais idéias incríveis. As apresentações são a mesma. A habilidade de dar resultados também. NInguém deu um salto em relação a mim ou ao que já eram. A empresa não está mais super fodona por estar lotada de MBA’s nos quadros.

É engraçado porque todo mundo tem MBA em finanças ou projetos. Mas o engraçado é que estes palermas mal sabem conceitos básicos de finanças depois de sair do MBA. Esquecem toda a matemática financeira rápido. A macroeconomia, bye bye. As cadeiras de controladoria, auditoria, finanças internacionais, ninguém se lembra mais ou usa depois de 1 ano e meio. Voltam a ser os mesmos fazedores de excel ou imputando as mesmas porcarias no sistema.image

Ler qualquer livro de cabo a rabo e tentar aplicar algumas técnicas aqui e acolá na empresa ou no dia a dia dá o mesmo de fazer MBA. É isso aí. Leia a porcaria do livro do Gittman e você já sabe o MBA inteiro de finanças.

MBA serve para você gastar rios de grana. Um MBA no Insper é 50.000 do último cara que falei semana passada. Dom Cabral é mais uma porrada. FGV, IBMEC tão por aí em 20.000 a 30.000.

Este dinheiro é importante para nós pobretões atingirmos a vitória na vida e deixar as corporações privadas falirem sem nossa capacidade. Eu fico apavorado de pagar isso num MBA.

Mas sabe porque as pessoas fazem MBA? Só pra pôr no currículo. Em São Paulo não ter MBA é crime. É mais obrigação, assim como ter ensino superior, do que outra coisa. E agora todo mundo já daqui a pouco vai ter 2 a 3 MBA. E continuarão os mesmos enroladores, os mesmos ignorantes, os mesmos anti-éticos, os mesmos amantes de reunião, tomando litros de café para ficarem falantes e se achando os Jack Welchs, os mesmos fazedores de excel e imputadores de dados inúteis.

MBA significa Master’s in Bullshiting Assholes. Quem sabe inglês entenderá. Ok eu “traduzo”. Mestre em babaquices antológicas.

Oh, você tem MBA? Uau, espero que não esqueça a fórmula de juros compostos muito rápido, campeão.

147 comentários:

  1. Vou mais longe. Faço da sua opinião sobre MBA a minha sobre ensino superior. Claro, há algumas poucas profissões que ensino superior é essencial, como engenharia por exemplo. Mas a maioria é dispensável, principalmente empreender. Eu não gosto só da faculdade, como também acho o ensino desde o começo inútil em maior parte.

    Deviam ensinar crianças e jovens a serem empreendedores, a prepara-los para o que querem trabalhar, para falar em público, a falar outras linguas, se defender praticando alguma arte marcial e posteriormente com 18 anos aulas de tiro e muito mais, não só ficar nessa de ficar ensinando verbo e tabela periódica que ninguém precisa.

    Pedras serão jogadas contra mim, e algumas contra o pobretão. Mas só dei minha opinião, não algo que considero verdade absoluta, ok?
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente e faço das suas palavras as minhas. Acho isto tudo uma grande bosta. Ensina você a tirar boas notas, a estudar, estudar, ir na sala de aula da escola durante mais de 10 anos, depois mais 5 na faculdade, depois ainda mais alguns anos fazendo mestrado, pra depois sair de lá e aí quem sabe começar a ganhar um dinheirinho?

      E no caso da faculdade, quanta gente tem faculdade e sai de lá e não consegue emprego e vai trabalhar em algo que não tem nada a ver com o curso que fizeram? Isto é simplesmente rídiculo. Imagine se o sujeito ao em vez de fazer faculdade aprender a empreender e investir, e com os lucros do seus empreendimentos investir em ações ou em expandir os negócios? Esse sim é o verdadeiro caminho da riqueza.

      Ficar aprendendo formula de baskara, números complexos, e essas porras aí não vão te servir pra nada, só pra você se estressar, ou se você for um retardado imbecil vais gostar de estudar isso.

      Abçs

      Excluir
    2. Pois é, tem gente que não tem nem o ensino médio, no entanto, é cheio da grana. Na minha cidade, tem um Sr. que nem assinar o nome direito sabe, no entanto é o cara que pagava o salário do Psicóloga Institucional, formada, que trabalhava na empresa dele, ele começou vendendo feijão, hoje tem um rede de lojas supermercados, é esse analfabeto que paga o salário do advogado que cuida dos interesses jurídicos dele, ou melhor, ele recebe apenas pela assinatura. O Sr. João, analfabeto, chegou a conclusão que contratar um psicólogo institucional estava dando prejuízo para as lojas, pois a psicóloga deixava de contratar alguém que tinha coragem de trabalhar, no entanto, era uma pessoa com dificuldades familiares, o Sr. João chegou a conclusão que ela era cruel, não dava oportunidade para ninguém, e ele um homem, sem formação acadêmica, sempre contratou seus funcionários pessoalmente, ouvido suas historias tristes ou alegres, e foi assim que ele construi um patrimônio, mas uma Psicóloga Institucional, com formação acadêmica estava destruindo...

      Excluir
    3. Gente, parte da vergonha é não querer estudar, não gostar de aprender e confiar num merda de canudo. Louvo sim uma Pós Graduação, um MBA, mas se for parte de uma Cultura de Estudos, de Aprendizados ou de uma Aplicabilidade em um Negócio ou até mesmo na vida. Um ato de querer se reciclar e buscar fazer as coisas de maneira melhor. Contribuir com o mundo.
      Estudo deveria ser visto pelos Brasileiros, como Cultura, portanto, se Especializar, não deveria ser sinônimo de Status, de promoção ou de Ganhar mais dinheiro, mas uma vontade de se aprimorar.

      Excluir
  2. Pobretão 4 da tarde numa quarta-feira escrevendo texto. Depois não vai reclamar do patrão, hein! haha

    Tô brincando, ok?!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, depois ele fica chorando que trabalha até mais tarde, depois do expediente.... chorão pra caramba esse cara.

      Excluir
    2. O texto estava agendado para este horário eu fiz ontem a noite.

      Seu anonimo idiota. Vai trabalhar até tarde sem vida pra ver se é bom. Amante de chefes, oferece a esposa de uma vez pro teu gerente.

      Excluir
    3. amante de chefes? concluiu isso pelo que escrevi? chorão só não, babaca também.

      Excluir
    4. É isso ae pobretão, continue escrevendo, de preferência o dia todo!!

      Excluir
    5. Mas como tem anônimo chato aqui, pqp.

      Excluir
    6. Você foi babaca e não quer que eu seja? Deixe de ser farsante.

      Excluir
    7. Calma calma vcs são todos uns babacas não precisam brigar não

      Excluir
    8. Faculdade hoje em dia só serve pra duas coisas: Você jogar o seu tempo e o seu dinheiro no lixo.

      Excluir
    9. Vão trabalhar ao invés de reclamar seus vagabundos!

      Excluir
    10. "Vão trabalhar"... Vai tomar no seu cu!

      Excluir
  3. A proliferação de universidades em cada canto de esquina acabou distanciando ainda mais as instituições de ensino da "vida real". Quanto mais MBAs aparecerem, mais pessoas irão fazer, a oferta de currículos qualificados aumenta e portanto mais as empresas irão exigir isso na contratação. Então não tem jeito, se você quer entrar/formar carreira numa empresa, tem que fazer currículo para se manter vivo na selva/corrida dos ratos. Pra fugir deste ciclo, só partindo pro empreendedorismo.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente.
      Você pode achar uma merda fazer faculdade ou mba mas infelizmente o mercado exige isso de quem quer trabalhar em uma empresa. Mesmo assim alguma coisa sempre se aprende além do networking...

      Excluir
  4. Assunto complicado pobretao, sou contra MBA, assim como a maioria dos cursos superiore foi a epoca q mBA era uma coisa de outro mundo, as empresas pagavam p funcionarios fazerem dora do Brasil e esses alem de morarem dora com tudo pago, ainda traziam conhecimento, hj em dia virou apenas mais uma fabrica de diplomas, assim como os cursos superiores, eu mesma fiz faculdade e sinceramente nunca usei absolutamente nada q aprendi, nada mesmo! Nem diploma fui buscar, MAS se nao tivesse feito facul nao teria conseguido meu primeiro estagio e minha carreira q deu inicio a tudo q tenho hj.

    mba ja nao garante melhor cargo ou melhor salario, mas cada vez mais quem nao tem faculdade, pos graduacao e MBA, écortado em processo seletivo, uma babaquice, ja q o que conta em muitos trabalhos é a experiencia, nao um pedaço de papel. Estou so esperando p ver qual vai ser o prox curso q vao inventar e ira virar moda.

    Assim como vc conheco muita gente q fez e nao acrescentou nada, maioria fez por medo de perder o emprego ou p garantir recolocacao em caso de demissao. Mas se o cara quer gastar 50k no curso, problema dele, meu marido eu nao deixei gastar :P
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de falar merda vc só precisa abrir as pernas

      Excluir
    2. hahahahahahahahahahahaha

      Excluir
  5. O ensino, no geral, é uma merda. Aprende-se um monte de coisas que não servem para absolutamente nada. Não conheço um profissional, seja lá de que área, que tenha aprendido realmente a profissão na faculdade. Todo mundo aprende na prática, na raça, fazendo cagadas, qq profissional que sai da faculdade e cai dentro de uma empresa para exercer o cargo que foi "treinado" estará mais perdido que evangélico em casa de swing.

    Na mnha opinião, há coisas muito mais úteis pra ensinar pra ser ensinado na escola:

    1- matemática financeira, eu só fui aprender a fazer uma conta de porcentagem qd comecei a trabalhar e ganhar comissão;
    2- contabilidade
    3- cfc: todo moleque deveria sair do ensino médio pronto pra tirar CNH;
    4- reparos do lar ou algo parecido: saber pintar uma parede ou consertar um sifão entupido é muito mais útil que análise sintática;
    5- conceitos de economia: o que é CDI, o que acontece na bolsa de valores, o que é IR, diferença entre RV e RF, etc

    Na realidade todos gastarão em cursos rios de dinheiro que poderiam ser usados de maneira mais inteligente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Esse assunto é polêemico. De quanlquer forma não acho ruim investir em conhecimento, agora se ele será autodidata ou em uma universidade no fim das contas, tanto faz, desde que realmente a pessoa aprenda!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Tenho amigos econômistas, com mestrado em econômia, 'expert em finanças' e bla bla bla. Sabe aonde eles investem? Na poupança...rsrs

    Não sabem nada, são jumentos, se concentraram em aprender um monte de merdas e estão ali fodidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe muito de Matemática e pouco de Português!
      Econômica tem acento circunflexo, economia NÃO!!!

      E o senhor espertão quer julgar os outros ainda!

      Vamos primeiro olhar para nós, cuidar de nossas vidas, se sobrar tempo, vai ler um livro, conversar com amigos, passear!

      Mas ficar julgando os outros é vergonhoso! ¬¬'

      Excluir
    2. Você se esconde atrás de um "apelido" também, por que devo mostrar minha cara?

      Ficou ofendido porque apontei um erro? Isso é normal, todo dia cometemos erros.

      Bibinha brava!

      Excluir
    3. O Interessante é que este cara que se diz Vivendo de Dividendo, é um duro, ele não tem esse dinheiro que diz. Mais um farsante.
      O meu nome é Jose Roberto.

      Excluir
    4. Acho que você está confundindo!

      Ele tem pouca grana, +/- R$26K.
      O que você está falando é um que se julga chefão e quer contratar e comer o Pobretão rs.

      Dado que o Pobretão já é um "garato de programa", por quê não aceitar e aumentar os aportes Pobreta? rss. Brincadeira! Abraço!

      Excluir
    5. rsrs vocês são burros hein? Acho que estão me confundindo. Meu nick 'vivendo de dividendos' é relação ao meu objetivo que é um dia viver de dividendos.

      Tenho 22 anos, tenho longo caminho pela frente.

      Excluir
    6. Burro é você que não entendeu.
      O José Roberto que te confundiu, eu não!

      Usa esse longo caminho que você tem para estudar também.

      Excluir
    7. KKKKKK vcs sao todos uns jumentos patéticos kkkkkkkk

      Excluir
  8. Agora entendo pq vc reclama tanto do emprego. Como não procura se aperfeiçoar, não tem perspectiva de crescimento. Pobretão, eu falo a verdade, vc está errado. No mundo dos empregados um MBA, de preferência caro, pode ser a gota dagua para uma promoção, além de gerar status o que é fundamental em grandes corporações. Ninguém quer um chefe analfabeto, nem vc. Agora, concordo que para ser dono de algum negócio não é o investimento primordial. Estudo nunca é desnecessário amigo. Vá se matricular e pare de gastar dinheiro com prostituas. Quem sabe na FGv vc não arruma uma pobretona que aporte com vc. Cuidado com o Trident amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre esse cristão que tem as opiniões erradas.

      Apoia as mulheres parasitas, maltrata os funcionárias na empresa em que é gerente e agora apóia gastar 50k com MBA.

      Excluir
    2. Errado como sempre. Primeiro que eu me aperfeiçoo sim, eu leio livros técnicos diretos, sempre tentando acrescentar algo novo. Não é porque eu critico MBA que não me preparo.

      MBA como eu falei, é mais por ter pra não ficar com curriculo pra trás porque ele é um lixo. Hoje em dia nem pra network serve (que era um dos prós diziam de fazer) pois só tem analista podre fazendo.

      Excluir
    3. A tá, então coloque no seu currículo os livrinhos de R$39,90 que vc leu.
      MBA é uma grande etapa na formação de um profissional de sucesso, nem tanto na parte acadêmica mas sim de troca de experiências.

      Excluir
    4. Por isso que você só confirma o que eu falei, é pura necessidade de pôr no currículo pra não perder emprego. Eu posso saber mais ferramentas e habilidades que o mané do MBA mas o que conta é o troço do currículo a não ser que se especifique bem isso no currículo.

      Exemplo, eu posso saber fazer fluxo de caixa descontado e não ter MBA em finanças e o cara não sabe fazer mas tem MBA. Quem é melhor?

      Sobre troca de experiência, antes era pois ia só diretor fodão, hoje só tem cara jovem com cargos baixos, nada demais. Tem que dar sorte na turma.

      Excluir
    5. Discussão besta essa. Concordo que MBA é dinheiro suado que não trás retorno, mas se você tem perfil para estudar e a empresa quiser investir em você, eles mesmos bancam o seu MBA, inclusive no exterior. :P As melhores empresas investem nos seus funcionários e ficar pensando pequeno não ajuda em nada. Me desculpe, mas esse post tá soando um pouco recalcado. os: entrei nesse papo agora.

      Excluir
  9. Este pensamento é igual ao do autor de "Pai Rico Pai Pobre". Ele falou que a classe média costuma se especializar. Mas quem tem dinheiro não se especializa. Quem tem dinheiro contrata especialistas para trabalhar para eles.
    Também concordo com a postagem. Mas ainda bem que temos muitos especialistas nas nossas empresas. Bem ou mal, eles são necessários para tornar outras pessoas independentes financeiras.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Gostei do ponto de vista; é muito interessante quando concordam com um pensamento nosso.
    O colega "Além da poupança" lembrou bem, o velho Kiosaki dando conselhos sobre onde investir seu conhecimento.
    Tenho um pensamento meio intermediário. Me classifico como um Cerbasi_Kiosaki. Estudo bastante sobre finanças mas não tiro o meu pé do empreendendorismo.
    Sei que muitos criticam o método "pai rico/pai pobre" de enriquecer, mas eu resolvi arriscar e, até o momento, vou indo bem. Para resumir, após estudar muito (não na escola, claro) e após dar asas ao meu espírito empreendedor, iniciei uma empresa que após um ano dobrou de tamanho (o capital passou de 100% de retorno sobre investimento só não realizei o lucro pois reinvesti a maior parte na própria empresa). Isso tudo sem ser extremista (até o kyosaki recomenda que não larguemos de vez o emprego) daí, continuo com meu emprego e administrando essa minha empresa que em breve se fundirá com uma maior e com boas projeções de lucro.
    Fica minha dica ao pobretão, eu também não suporto ser subordinado, o método que encontrei de fugir foi subordinar. E agora cabe a mim escolher que tipo de chefe eu vou ser: mamão, otário, justo...
    Quanto ao Camaleão Faminto eu faço questão de lhe dar o maior apoio. Continue se especializando muito e estudando mais ainda. Quem sabe se você se esforçar direitinho daqui uns anos eu não te contrate... fikadika!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aporto alto e vivo mal pra sair dessa vida mesmo.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você odeia auto-ajuda corporativa mas pelo seu texto A-D-O-R-A clichês e obviedades...

      Excluir
    2. Pare de perder seu tempo falando merda aqui que como mulher tudo o que você tem que fazer é achar um otário rico para abrir as pernas.

      Excluir
    3. Vai vc abri sua perna e dá o seu cú seu viado ridículo

      Excluir
  12. Falem por vocês, minha experiencia com MBA é totalmente diferente...
    abriu horizontes, proporcionou novas amizades, networking , consultorias (com retorno financeiro) encontrei muita gente iniciada em finanças, assim como nós (será que é porque o curso era de Controladoria ? kkk) enfim...
    isso enfeita bem o curriculum e se o aluno resolver se dedicar, fazer valer a mensalidade que está pagando, sai de lá com uma boa bagagem.
    e garante a empregabilidade, porque vai que da uma merda e sua empresa te dispensa! de onde vc vai tirar a grana dos aportes enquanto não fica rico? se manter "empregavel" é importante.
    quando um possível futuro empregador tiver na mão o seu CV e o de um ex colega de trabalho seu, com mesma experiencia, exercendo a mesma função... sendo o MBA o único diferencial... p/ que lado vc acham que a balança vai pesar ?

    quem tem mais valor p/ mercado, tendo a mesma experiencia, alguém se que formou a 5 anos atras e nunca mais se aperfeiçoou ou quem se preocupou em fazer um MBA?

    abraço

    ResponderExcluir
  13. Isso é uma verdade. Eu tenho MBA e não serviu de nada. Só para ganhar uns projetos aqui e outros ali. Projetos esses que agregaram muito em minha vida e carreira.
    Não usei o conteúdo do MBA nos projetos mas ter o carimbo da instituição no currículo foi decisivo para ser escolhido.

    ResponderExcluir
  14. O MBA em Ger de Projetos foi decisivo para mim. A empresa pagou 80% e na metade do curso passei de coordenador a gerente. Sou formado em faculdade federal e fiz mba na FGV. O mba faz vc dar um grande salto sim principalmente para quem trabalha em empresa media como foi o meu caso. Voce aprende a dominar a linguagem dos negocios e muitas ferramentas. Cada aula foi realmente planejada por professores tarimbados com muita experiência no mercado. Olhando o antes e o depois do meu mba vejo que amadureci muito profissionalmente e pessoalmente. Sem falar no network, conheci pessoas com cargos chaves em diversas empresas e outros que subiram apos o mba.

    Ah, eu acho que excesso de reunióes pode ser um sinal de falta de planejamento. E reunioes que duram mais de 45 minutos tambem sao perigosas. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PARABÉNS! O dono da empresa na qual você trabalha agradece por você fazê-lo mais rico a cada dia que passa!

      Excluir
    2. Seu caso é diferente. Sua empresa pagou pra você, ou seja, já confiava e via coisas boas em você, valorizava isso. Segundo deve ter feito com turma boa, deu sorte.

      Pessoal só faz MBA que vejo pagando do próprio bolso, a empresa não está nem aí, não é diferencial. Segundo, só tem cara analista e coordenador inútil fazendo, que não tem poder, não é um network forte, cara com 25 anos, analista pleno fazendo MBA, não tem o que sugar do cara.

      Excluir
    3. Vai dar o seu "rabei" pro seu chefe vai ô seu otário viado

      Excluir
  15. Faça MBA e torne-se um melhor escravo do sistema.

    Para quem quer ser o sistema nada dessa bobagem presta.

    ResponderExcluir
  16. Senhores,

    Pobretão, no fundo, está certo. Venho de classe média alta do RJ e lá a maioria dos meus 'amigos' fazem MBA nisso ou naquilo, mestrado...só pra encher linguiça. O pega-pra-capá e ganhar dinheiro. MBA é pra quem quer ser empregado de alguém e ponto. O dono do meio de produção até pode fazer, mas ele tá cagando e andando, e quer aprender a ganhar dinheiro, isso sim.

    Quer saber se o cara desemboca? Vê quanto ele tá ganhando e pronto. Se fazer MBA fosse bom, os professores tavam milionários!!!!

    ResponderExcluir
  17. Pobretão sou o amigo do rio que fala q vc tem q sair dessa MMMM de cidade poluida e de mulheres feias e com aquele sotaque horroso orra meu, ninguem merece ou mesmo o classico POOORta. Bem vou dar a dica novamente que ganhar bem? com potencial de 20.000 por mes? nao precisa de MBA nada disso, só estudar para um concurso top como esse da CGU, vai aliar qualidade de vida e sem estress, vai ganhar de um lado e do outro de investimento, no maximo em 5 anos vai estar melhor do q qualquer um aqui e vai poder ver a cara de estressado dos que trabalham na iniciativa privada cheios de inveja de voce, vai poder viajar 1 vez ou até 2 vezes por ano para europa e quando voltar vai ter seu lugar certinho sem ter um chefe fazendo cara feia quando voltar. To louco para fazer meu blog mas essa vida chata de acordar as 10, andar na orla ver as mulheres de bikini, tomar agua de coco todo dia, depois ir para o trabalho, no almoço curtir uma gata, andar de bike vendo a praia ou lagoa e dormir a hora que quiser, esta me matando, ah e ainda investir uns 6 a 7000 por mes, só espero q o mundo não acabe em 2012 pq esta bom demais....para q MBA mesmo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que você faz amigo. Fique longe dessa imundiça de cidade e seus habitantes workaholics que só sabem comer o dia inteiro.

      Excluir
  18. Pobreta, Uma das coisas mais importantes que tem e gostar do que faz, senão o tempo não passa. Pelo qu você comenta acho que você teria mesmo que virar empreendedor. acho que com a metade do que tem da para comprar uma pizzaria delivery ou café com pão de queijo ou banca de revista ou conserto de PC. E duro digitar neste iPad. Seu amigo Maico. Quando vai arrumar renda de fim de semana em vez de escrever blog de lamentação?

    ResponderExcluir
  19. Não concordo com o post, mas é uma visão.

    A propósito, pode até ser que não serva pra nada de prático, mas se servir só pra manter o emprego já está de bom tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é pra isso que serve. Manter o emprego via currículo. Mais nada.

      Excluir
  20. O problema é que o pessoal escolhe profissões que exigem especializações. Todos meus amigos que trabalham bonitinhos, de gravata em sala com ar condicionado ganham uma merreca, com ou sem mba. Se o cara escolhe a profissão porque gosta daquilo (minoria) tudo bem, mas pra ganhar dinheiro, as profissões mais braçais são as com remuneração melhor e que exigem menos especialização.

    ResponderExcluir
  21. Acho que o tempo e o dinheiro gasto em um MBA são bem mais eficazes se gastos com estudos para um concurso público, visto que o mesmo além de não ser tão difícil de se passar te garante um bom salário a paz e o tempo para cuidar de vc mesmo e seus investimentos. Fui um aluno muito ruim na escola, fiz uma faculdade muito mal conceituada e passei muito bem nos concursos que tentei. O detalhe é que meu único objetivo nessas épocas anteriores era ter um diploma pra poder prestar um concurso. Quando tive o diploma em mãos perdi 3 meses da minha vida estudando sério. Resultado, mais de 10 mil de salário e estabilidade...Os bons alunos do colégio e faculdade? Nem um 1% deles ganha como eu hoje. Diferença? Planejar o que é importante e executar com disciplina. MBA? Se a empresa pagar e me obrigar ainda. O foco no meu caso sempre foi no resultado e não nos meios. Tem dado certo. Hoje só penso em como investir meu dinheiro. Meu novo objetivo é esse visto que tenho dinheiro, estabilidade e tempo. Garanto a qualquer um de vcs que concurso é só questão de planejamento e disciplina e isso em 3 meses somente é o suficiente pq 99% dos candidatos vai a passeio. Apesar de conseguir aportar em média uns 5 ou 6 mil ao mês vivo como vc pobretão. Juntando o máximo possível pq trabalhar mesmo em emprego público não tem nada de bom. Abraços

    ResponderExcluir
  22. O dinheiro meus amigos vocês vão ganhar aplicando na bolsa com o patrimônio se multiplicando e reinvestindo os dividendos. O resto é resto.

    ResponderExcluir
  23. MBA é uma enrolação só, ´mais uma conversa fiada de marketing. Se um camarada é analfabeto financeiro ele vai continuar a ser.

    Algum babaca inventa uma moda idiota e todas as empresas seguem, depois de um tempo veem que não adianta fugir da realidade.Quem comprar ativos vai receber dividendos, quem gasta diheiro estupidamente vai ficar mais estúpido.

    Nossa sociedade é movida a marketing e a babaquice.Em tudo quanto é lugar vemos gente repetindo clichês idiotas, mas não vejo ninguém falando dos dividendos da GETI$, ELPL, nem de tesouro direto....

    As melhores coisas do mundo são a musculação, os dividendos etc

    ResponderExcluir
  24. Tem muito otário vendendo a alma para o emprego,dando vida mansa para chefe, agindo como imbecil.

    O Silvio Santos nem tem segundo grau e é bilionário, Eike Batista não terminou a faculdade, nem Bill Gstes, Nem Steve JObs.... Não está escrito que quem estudou muito tem de ser rico. Conhece doutores desempregados...


    O papel mais importante do mundo é o dinheiro, não é o canudo, é o dinheiro que abre portas, rende dividendos e faz o céu ficar mais bonito.

    Melhor comprar 5k em liros sobre investimentos, crises econômicas e investir 45 k em pagadoras de dividendos...Fazer MBA é para trouxas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc é o que? Vai virar um Silvio santos então pangaré,

      Excluir
  25. Acho que exagerou no post e utilizou de muita generalização e inveja, sem argumentos válidos. Existem os babacas como em todo o mundo e existem aqueles que sabem aproveitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q novidade... ele sempre generaliza, tem mente estreita esse infeliz. vai ver é de tanto levar na lomba no trabalho. bom, tem gente que merece né.

      Excluir
    2. Infelizes são vocês que vivem dentro da caixa. Não conseguem enxergar um palmo a frente do próprio nariz.

      Excluir
    3. kkkkkk... o melhor desse blog são essas brigas.. e o pobretão so ganhando audiência.. vai começar a ganhar dinheiro com anuncio.. Pobretão.. você é o cara!!!

      Excluir
    4. Vcs são todos uns retardados seus idiotas

      Excluir
    5. Seus imbecis filhos da puta! vao dar o anus na esquina pra ver se ficam ricos! esse filha da puta mentiroso que diz que ganha 20mil deve ganhar eh 20cm de vara no cu todo dia, coitado! conheco um monte de cara assim, a maioria eh carioca, que nao se contenta em mentir pra comer as putinhas e tambem mentem pros amigos, pra ter prestigio, vivem uma vida de mentira, VAI DAR ESSE CU FEDIDO SEU OTAAAAAAAAAAAAAAAAARIO! idiota

      Excluir
  26. eai pobreta,

    Vejo isto acontecer aki na minha cidade tbm, excesso de contigente formados em ADM, mas nao sabem nem utilizar as ferramentas q tem nas maos (iphones,tablets,notebooks,3g, etc..) para aplicar o curso superior em q foi formado em suas vidas como por exemplo: administrar suas proprias financas e formacao de patrimonio.
    Nao sabem nem por onde comecar eu apenas tenho um tecnico em contabilidade e tenho controle total da minha renda ativa/passiva, imagina se uma empresa bota um formado desses para administrar seus recursos? falencia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morro de rir, pessoal fazendo tudo MBA em finanças, controladoria mas controlam suas finanças de forma vergonhosa, não entendem nada de finanças, análises fundamentalistas, bolsa, etc.

      Como falei, 1,5 ano depois não se lembram de mais nada e já procuram o próximo MBA ou curso salvador.

      Excluir
  27. Eu conheço esse pobreta...ele é um filhinho de papai. Ele vive do dinheiro do pai dele e criou esse personagem...mais um farsante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que ele é um personagem. So que é divertido ler as bobagens que ele escreve. Mais divertido ainda é ver as brigas por aqui.. kkkkk

      Excluir
    2. Então fala o nome dele aí já que vc sabe tanto ô espertalhão!

      Excluir
  28. O dinheiro gasto com MBA sendo aplicado na bolsa em boas empresas e reaplicando dividendos tem um retorno muito maior. Claro que isto deve ser somado a uma vida frugal.

    Os engravatadinhos gastam 50k em um MBA, conseguem uma promoção que ganham por exemplo 1,5k a mais mas gastam todo esse dinheiro, grande merda se for assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem obsevado amigo, é assim mesmo que acontece.

      Isso quando são promovidos.

      Excluir
  29. http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/03/mulher-ficara-com-casa-financiada-pelo-governo-em-caso-de-divorcio.html

    E os feministas continuam ganhando mais espaço. Mais um absurdo, agora para prejudicar as pessoas mais pobre que necessitam do Minha Casa Minha Vida. Pobre dos homens honestos que trabalham 10 horas por dia pegando no pesado, com muito esforço consegue pagar parcelas de uma casa popular para a parasita levar tudo depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vadias de merda, pior é que a manginada ainda se submete a se humilhar pra mulherada. rsrs

      O homem tem aceitado ceder tudo o que tem para mulher em troca de seu orgão sexual.

      Excluir
    2. Essa lei é verdade ou é aquele site sensacionalista?

      Excluir
    3. É verdade, foi sancionada pela Dilma, está publicada nos principais sites de notícia.

      Excluir
    4. É contra a constituição, o STF deverá fazer alguma coisa. É tão absurda que dá vontade de rir.

      Excluir
  30. Pobretão, puta que pariu, tu tá fudendo com as idéias dos mais fracos psicologicamente deste blog. que merda texto.

    ResponderExcluir
  31. As leis dão muita moleza para as mulheres, os homens devem se defender, estudar e investir. Existe muita burrice na sociedade, essa é mais uma....

    Hoje em dia não vale a pena casar com mulher que ão divida as despesas e nem aporte junto. Melhor ficar solteiro aportando, do que casar e ser explorado.

    POr isso sou a favor de pagar academia e suplementos de moça pobre, sai mais barato que casar, sem risco de ter de dividir; consegue-se uma qualidade e um controle maior do que com GPs, pois quem manda determina.

    Quero aumentar meu patrimônio para usar meus dividendos para bancar moça pobre, com 500 mês posso ter serviço de qualidade e não tenho medo de perder metade do meu suado patrimônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. O melhor é ser solteiro e de vez em quando pegar uma ou outra vadia, e se caso quiser ter algo sério só se for com uma moça decente.

      Excluir
    2. Vivendo de dividendos.
      Acho que você deve ser feio, frango, dentes amarelos. hahahaha
      Novo desse jeito e revoltado com as mulheres?
      Sua experiência na faculdade foi ruim assim?

      Excluir
    3. kkkkkkkk... O vivendo de dividendos é aquele cara estranho com óculos fundo de garrafa, magrelo, cheio de sardas, senta na primeira cadeira da sala, não come ninguém e sonha em entrar na sala com uma metralhadora pra fuzilar todo mundo!

      Excluir
    4. Fuzilamento é o que vcs todos aqui merecem seu bando de idiotas

      Excluir
  32. Negócio é o seguinte, eu acho que esse pobretão do caralho é mais um frustrado, derrotado, é isso mesmo, no começo estava até interessante, ver algo diferente na net, especiamente blogs de finanças (que acompanho e gosto), mas já deu né e outra foi grosseiro com o colega ai de cima que só quis fazer uma brincadeira (levar a esposa dele pro chefe), vai você pobretão levar a sua mãe para acalmar seu dono, isso mesmo seu chefe é o seu dono e pronto acabou, amanhã o cara vai te foder o dia inteiro.

    E vê se melhora essa porra de blog, para manter o excelente nível de seus colegas blogueiros.

    Falei.

    Mau humorado

    ResponderExcluir
  33. Acho que grande parte das pessoas que criticou MBA aqui, inclusive o autor do texto, não teve a experiência e, por esse motivo, não tem conhecimento para emitir opinião. Outra grande parte dos comentários neste e em outros textos é que tal coisa é ruim ou tal profissional não presta porque não tem conhecimento em investimentos ou não busca a independência financeira. As pessoas tem que entender que a busca pela felicidade é algo pessoal, talvez a maioria dos leitores dos blogs de finanças a felicidade esteja diretamente atrelada a quantidade de dividendos que recebe, mas pra muita gente que nós chamamos dentro da matrix esta muito feliz com seu modo de viver, e isso não pode ser censurado. Muita gente se realiza com casamento, filhos, hoby.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo não é possível ser feliz sem liberdade financeira. Ok?

      Excluir
    2. Assim como gastar até o ultimo centavo também. E assim vai. Se a gente começar a discutir sobre FELICIDADE f.u.d.e.u.

      O fato é: o acréscimo gerado por um MBA reeeealmente compensa?

      Excluir
    3. Liberdade financeira conceituada como ter uma carteira de ativos que lhe gerem uma renda passiva capaz de sustenta-lo de forma que vc só ira trabalhar se quiser? Claro que é, pense em um profissional liberal bem remunerado e que goste do que faz, um médico, engenheiro, advogado, que ganhe mais de 20K mês, compre sua casa propria, troque de carro todo ano e pague previdencia privada, conheço alguns bem realizados. Ou em um funcionário publico que ganhe próximo disso e que sabe que terá aposentadoria integral. Ou ainda um médio empresário que rale 10h diarias, mas que tenha 2 ferias por ano e um gordo salario. Tem muita gente apaixonada pelo que faz e que tem uma remuneração digna.

      Excluir
    4. O amor ao que faz e o valor da remuneração nunca compensarão a falta de de liberdade. Nunca perderá a sensação de que você PRECISA fazer aquilo. Nunca apagará o risco de por algum motivo do destino você não ter condições de trabalhar e ter que mudar drasticamente de padrão de vida.

      O risco de uma crise no setor, o risco de uma mudança na legislação que acaba com sua estabilidade, o risco de um forte concorrente acabar com sua clientela.

      Claro, fontes de renda passiva também estão sujeitas a riscos. Por isso a diversificação. Diversificar as formas tanto ativas quanto passivas de ganhar dinheiro.

      Excluir
    5. Medico hj em dia nao ganha 20k nao... Bem, eu vou comecar um blog esse fds relatando minha jornada pra ser independente financeiramente, e sou medico... A realidade é outra! Apesar de ainda ser uma area que paga relativamente bem a gte rala como condenados... 60 horas semanais de trabalho hoje em dia eh meio q padrao minimo pra maioria dos medicos...

      Excluir
  34. Berlim, eu sou o 1 e 3 anonimos, não opinei pq nunca fiz, sei que estou bem melhor financeiramente que meus irmãos que não cursaram faculdade e que fiz uma Pós que não me acrescentou nada como profissional, mas que me aproximou de pessoas que me abriram portas.

    ResponderExcluir
  35. pobretão, vc não tem MBA mas vc já é um MBA: Monte de Bosta Ambulante.

    vê se cresce cara! não sabe ouvir opinião contrária, qdo concorda com o comentário vc chama o cara de "amigo", qdo não concorda chama de "idiota".

    como disseram acima: vê se melhora o nível desse blog pra poder acompanhar a maioria do pessoal linkado aí ao lado. leia o blog da ostra, por exemplo, e aprenda com ela.

    vá bater uma punheta pra descontar essa sua angústia proporcionada por sua vidinha ridícula, seu infeliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você já cometeu a burrada de gastar 50k em um MBA, tudo bem, assume o erro e bola para frente. Não precisa ofender os outros.

      Não aguenta bebe leite.

      Excluir
    2. Nesse blog aqui só freqüenta mano igual vc ô seu baba

      Excluir
  36. MBA eu nunca fiz e nem pretendo fazer pois concordo com o pobretão é um roubo os preços praticados. Dizer que não serve para nada seria muito radical, pode ajudar e informar alguns que o fazem; assim como dizer que vai te levar ao topo do mundo seria mentir e fazer propaganda enganosa. Na verdade empreendorismo e gestão são qualidades muito além das ensinadas em sala de aulas, isso vem no sangue , tem que ter aquele tino, para esses que os tem não há a minima necessidade de MBA ou qualquer coisa parecida, nem ao menos curso superior. Juntar tino pra negocios e financas e perseverança , raça, culhão, tesão ou qualquer outra coisa parecida com essas que me parece a forma ideal. Quer ficar rico? entao tem que ralar , poupar e suar a cuequinha / calcinha não vai ser facil; Para o resto vale um MBA para ter noção das coisas mas não para mudar coisas enraizadas em vc que vão muito além de comportamentos e atitudes.

    ResponderExcluir
  37. é isso ai...o pobretão esta muito certo, pra que gastar dinheiro com mulher se tem um monte na internet, a masturbação é um metodo muito economico.

    ResponderExcluir
  38. Tem gente pedindo pra você ser político pobretão!

    BLOG foi feito pra postar OPINIÃO. Se ele acha que é inútil, então pronto! OPINIÃO DELE E DE MAIS UM BANDO AE. Se não tá a fim de ler, não lê uai!

    ResponderExcluir
  39. Não concordo. Se o cara quiser ser peão para sempre ou não tiver skills para ser gerente, diretor, etc... então realmente é jogar dinheiro fora. Caso contrário por ser um bom investimento. Ao invés de aportar 2,5-3k por mês aportará 50k. Outra opção também é empreender e ficar bilionário como o Eike B., de novo, não é para qualquer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gerente e diretor também são peões. Qualquer um que trabalhe para uma corporação que não seja totalmente própria ou no mínimo sócio, é peão.

      Excluir
    2. É, ganhar +400k/ano (gerente de uma empresa grande, salário e benefícios) é ser peão.

      Tá bom, vai lá vender seus picolés na esquina e aguarda sentado pra ficar rico...

      Excluir
    3. Para os 400k que ele ganha, tem alguém acima dele ganhando 5kk.

      Se você pensa pequeno, ok. Não muda o fato de que gerentes e diretores também são peões.

      O trabalho deles constrói patrimônio para outro, enriquece outro.

      Se ele é bem remunerado apenas significa que ele está sendo eficiente em enriquecer seu dono.

      E mesmo assim, pode apostar que não é fazendo MBA e estudando essas coisas de idiotas que se chega a esse nível.

      Não passa de um escravo diferenciado.

      Ninguém falou em aguardar sentado para ficar rico. Quem quer ficar rico precisa trabalhar muito, muito mesmo. Disciplina, esperteza e astúcia.

      E por fim, pode apostar que dos que ganham seus 400k/ano, pelo menos 90% são empresários.

      Sendo empresário, a probabilidade de chegar a esse nível é muito maior do que sendo empregado.

      Excluir
    4. Tudo bem. Então faz o seguinte, em vez de virar gerente e ganhar 400k/ano numa Vale da vida, constrói uma mineradora sozinho e ganhe seus 5 milhões* por mês. Aliás, se tu és tão empreendedor assim, o que está fazendo aqui? Não deveria estar gerenciando sua empresa? Duvido muito que um mega milionário estaria nesse blog.


      * - deixa de ser burro. prefixo para milhão é M. kk é coisa que economista idiota tirou da bunda.

      Excluir
    5. Então já partiu para o adhominen? Não sabe discutir precisa apelar?

      Ok então, isto finaliza tudo!

      Excluir
    6. CRIANÇAS, NÃO BRIGUEM!

      BABACA E OUTSIDER, VENHAM CÁ E SE ABRACEM!

      AHHHH! E falando em "tirar de bunda"....

      O "M" indicando milhão não é prefixo, mas sim, o sufixo da expressão!

      Tia Maricota

      Excluir
  40. Eu fico impressionada com a forma como algumas pessoas desdenham a educação e a especialização. É resultado da lavagem cerebral feita por esse livro "Pai Rico, Pai Pobre".

    Imagino como seria o mundo ideal na visão dessas pessoas: sem médicos, sem engenheiros, sem professores, sem cientistas/pesquisadores.... Todo mundo teria uma empresinha (preferencialmente informal, para fugir do temido Leão) e viveria de vender muamba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe, esse cenário que você classificou como 'ideal' nunca existirá. A maioria sempre seguirá o caminho comum e mesmo que um dia a mentalidade da massa mude, o próprio mercado se ajustará através da lei da oferta e demanda, aumentando o valor das áreas citadas e atraindo interessados.

      Nada muda o fato de que hoje, se você quer ser realmente rico, o melhor a fazer é sim ir atrás de montar sua empresinha.

      Não é garantia, claro. Na verdade a maioria dos empresários não ficam realmente ricos. Em contrapartida, quase todos os empregados nunca ficarão ricos.

      É uma simples questão lógica, de juros compostos: O empresário acorda todos os dias para trabalhar, como todo mundo, só que os frutos do trabalho dele vão se acumulando na empresa que é patrimônio dele mesmo.

      Já o empregado, acorda todos os dias para trabalhar, só que os frutos do trabalho dele se acumulam na empresa que é patrimônio de outro, o empregado apenas recebe uma remuneração.

      O empresário trabalha, recebe por isso e paralelamente seu patrimônio cresce.

      O empregado trabalha e apenas recebe pelo trabalho. Para o patrimônio crescer precisa dividir.

      Isso não tem nada a ver com Pai Rico, Pai Pobre, desde muitos séculos é assim que funciona.

      Excluir
    2. A questão não é ser empregado x ser empresário, mas sim no fato de todos aparentemente sonharem em enriquecer por meio de uma empresinha de venda de muamba.

      Por que não pensam em estudar e se tornar profissionais liberais, por exemplo, um médico, engenheiro ou advogado bem sucedido?

      Mas não, a impressão que eu tenho é a de que o sonho desse pessoal é comprar tranqueiras no Paraguai e revender pelo Mercado Livre.

      Excluir
    3. Não vi ninguém falando em comprar tranqueiras e vender no Mercado Livre, você está inventando ou está tendo impressões erradas.

      Empresários tem mais probabilidade de enriquecer que empregados, isto é fato.

      E isto não vai contra ser profissional liberal, que também pode ser bem sucedido. Se quer ser um destes, que seja, ninguém está criticando.

      O estudo que o pobretão está criticando não é o que nos leva a tornarmos esse tipo de profissional.

      Ele está criticando o estudo feito só para agradar gerentes, diretores e analistas de RH engravatados, que também não passam de escravos do sistema trabalhando para enriquecer o empresário.

      Também não tem problema se você quer ser escravo do sistema para sempre, mas ao fazer estes MBAs da vida achando que o retorno o deixará rico, só está se enganando.

      Quer ser empregado? Ok, mas aceite que nunca será rico.

      Ser empregado e ficar estudando achando que ficará rico é um engano, só está perdendo tempo e dinheiro.

      Dinheiro que poderia ser investido, pelo menos quem sabe daqui umas décadas conquista alguma liberdade.

      Excluir
    4. O empreendedor corre o risco de ficar rico, é verdade, mas se fizermos uma pesquisa rapida podemos constatar que a maioria quebra. Ja o empregado com boa formação, em regra, nunca passará de classe média, mas terá um bom salário para investir em algo que lhe proporcione a liberdade financeira no futuro.
      O pior é que vários aqui, sem faculdade, ganhando salário baixo, defendem a teoria que estudar e se especializar não é bom pq Silvio Santos, o cara do facebook ou sei la mais quem ficou milionario sem precisar, esses casos são a exceção à regra. O que é melhor, aportar 1,5K por mês durante 60 meses ou fazer uma boa faculdade? Eu não troco meu canudo por uma carteira de 200K na bolsa.

      Excluir
    5. Fernanda, deixa pra lá. Esse Outsider parece um idiota. Se diz um empreendedor, mas fazendo uma busca pelo nick dele dá pra ver que é frequentador do forum Infomoney há muito tempo. Resumindo, o cara é um bosta.

      Excluir
    6. Como se o nick Outsider não fosse uma das coisas mais comuns em fóruns e blogs relacionados a finanças, justamente por ser oposição ao termo Insider altamente usado no mercado.

      Excluir
    7. Já freqüentei muito o fórum do infomoney, tópico estratégia com opções, recomendo e não me acho um perdedor por isso.

      Excluir
    8. Vc só tem que arrumar um otário rico pra abri suas pernas

      Excluir
  41. na verdade isso é uma coisa de instinto, do nosso lado mais primitivo, lider e seguidor, existem aqueles dominantes e os que nasceram para ser dominados e ficam ate felizes com isso e ate milionarios tb.

    ResponderExcluir
  42. Quanto à questão do imóvel ficar com a mulher sou totalmente favorável. Se o cara for trouxa o suficiente pra ser enganado pela mulher tem que se fuder. Ficar pedindo metade é coisa de frouxo o cara tem que ter culhão, perdeu vai trabalhar pra comprar outro, simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, pelo que entendi, o rapaz pode pagar todo o imóvel no minha casa e se a mulher divorciar dele, por qualquer motivo, até mesmo traição, ficará com a casa não importa o que mesmo sem pôr um tostão nas prestações. E ainda colocar o Ricardão no imóvel que o rapaz pagou.

      Sua opinião é totalmente fora do contexto pois um cara que ganha até 3 salários minimos (ou seja dentro da regra do minha casa) não tem como ter "culhão" nenhum.

      Excluir
  43. Pobretao,

    Concordo com voce, meu MBA foi a empresa que pagou, se eu tivesse que pagar to meu proprio bolso, acho que nao faria.
    E se fizesse seria somente pelo status e pelo network, pois muito do conhecimento passado em MBA eh possível de adquirir através de bons livros.

    ResponderExcluir
  44. Pobretão, concordo com você.
    Hoje estou fazendo um MBA na FIA porque a empresa está pagando grande parte. E também por que sei que enfeita o currículo, e aumenta a minha empregabilidade. Mas não aprendo nada de novo, as aulas são superficiais e rápidas. É uma enganação só.

    Aproveitando, eu sou viciado em acumulo de capital e meço a evolução e rendimento patrimônio desde 2007 com planilhas.Vi, pelos blogs, que muita gente tem o mesmo hábito. Isso me empolgou tanto que até criei um blog para falar disso.
    Será que eu posso participar do ranking?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá colega paulista.

      Claro que pode, temos 3 vagas ainda. Passe apenas via seu blog o valor de janeiro e fevereiro do seu patrimônio e atualize no maximo até 2,3 dias depois do ultimo dia do mes. Já vi que nao inclui apto, fgts e carro na conta então só isso mesmo.

      Aguardo sua atualização, bem vindo e boa sorte.

      Excluir
  45. Pobretão, tudo bom?

    Já coloquei no blog meu patrimônio de janeiro e fevereiro...

    Valeu!

    ResponderExcluir
  46. Fiz um mba em finanças e achei uma bosta, e acho que todos são uma bosta devido a sua grade. Podem observar que num mba de 500 horas na média, vc vai estudar umas 12 disciplinas, o que dá 40horas médias por disciplina.
    Mas que bosta é essa? tenho que estudar metodologia cientifica? porra já vi isso na faculdade? tenho que estudar finanças meu.
    Vi mais sobre finanças na minha faculdade de 8ª categoria que no mba.
    Bom já fiz o meu, nessas esse filhos da puta não me pegam novamente.

    ResponderExcluir
  47. Então, concordo com 100% de tudo que foi dito aqui, considerando que 10% é besteira pura mesmo; 30% é falta de conhecimento; 20% é excesso de tempo sobrando pra ficar na web e o resto é que nem eu, senta com o toba na areia e mesmo assim não sabe fazer o "O".

    ResponderExcluir
  48. Resolvi fazer um curso desses no Ibmec no ano passado. Larguei depois de quatro meses. Eram aulas porcas ministradas com uma apostila xerocada repleta de erros de português, mais slides de Powerpoint que até minha avó faria melhor. Fora que os sujeitos queriam dar cursos completos de Matemática Financeira Avançada ou de Gestão de Logística em meia dúzia de aulas (alegavam que precisávamos ter "tempo para estudar em casa". Quer dizer então que eu estava pagando uma fortuna para a instituição me dizer que eu precisava me virar para aprender, porque não iriam dar aulas suficientes para tal? Espertalhões). Bem... Depois de tal episódio comecei a chamar o Ibmec de Ibmerda e não recomendo cursos do gênero para ninguém. Não acrescentam nada e só servem para arrancar dinheiro de trouxa. PS: larguei o tal curso há 11 meses. Em março deste ano minha carreira deu uma guinada positiva e estou muito melhor do que estava. O sujeito que trabalhava comigo e que resolveu concluir o tal curso continua na mesma posição na empresa até hoje - e sem qualquer perspectiva de crescimento.

    ResponderExcluir
  49. olha!pode se fazer fgv/usp no mundo corporativo isso e td nome em um papel cartão chamado diploma (que infezlimente conta mt hj!)a faculdade não passa de uma base, área de adm se aprende trabalhando,dedicando,entre outros fatores q faculdade nenhuma impõe sobre o ser humano,entao td que se aprende houvindo do professor vc absorve e tem se como experiência e ai sim vai a critério de cada um se ele prefere gastar mó grana,ou economizar um poko ou estudar mt pra na pagar nada!

    ResponderExcluir
  50. Cursei marketing,aprendi algumas coisas sim,mas quando veio a prática (em administracão e vendas)aprendi muito mais.

    Algumas coisas somaram conhecimento,abriram a mente e instigaram a correr atrás de mais.Mas lembro que haviam professores que queriam fazer o curso parecer muito melhor e mais útil do que realmente era,de matérias e de projetos bem trabalhosos que não serviram para uma boa prática empresarial.

    Isso faz parte,sempre vão querer vender como o melhor curso do mundo.Dizer que tem diferencial e etc..

    ResponderExcluir
  51. Nesse chiqueiro de país de merda MBA é perda de tempo mesmo. O negócio aqui é concurso público e virar prostituta no caso das mulheres.

    ResponderExcluir
  52. Não é de se esperar que esse post tenha vindo de um "Pobretão de vida ruim".
    Com curso superior na área de tecnologia meu salário era de R$ 2000,00. Após fazer um MBA na FGV, além de ter amadurecido muito profissionalmente (com um programa de intercâmbio onde tive vivência profissional no Vale do Silício - EUA), tive um aumento de 3 vezes o meu salário (só por titulação), e após mostrar minha capacidade, esse salário dobrou.
    Ví meu padrão de vida subir de 'classe média baixa' para 'classe média alta' em 5 anos, e o primeiro passo foi o MBA.

    ResponderExcluir
  53. Interessante. Depois me formar, queria fazer uma pós, mas esse artigo me parou a pensar.
    Mas não estou conseguindo trabalho. Pensava também que uma pós MBA podia me servir a isso.

    ResponderExcluir
  54. Sou estudante em um MBA famoso e concordo com o probetão. É só um nome bonitinho no currículo. Eu pago do meu bolso mesmo. Na mina sala tem uns 40 e dei o azar de sair em uma turma ruim. Tem 40 alunos, a maioria só moleque que foi trainee e hoje lambe saco de patrão. Empreeendedor mesmo uns 5 no máximo.
    Custa caro? SIM! Penso em trancar o curso, mas a gente nunca sabe o dia de amanhã e antes eu com mais um título no currículo que o vizinho.
    Como dono do meu próprio negócio sei muito bem que o risco é alto. Mudança das leis no segmento, concorrentes, fiscalização, governo querendo te ferrar, etc.

    Aqui até parece que todo mundo vive de dividendos. O cara compras umas ações, se fode, depois sai por aí em forums e blogs incentivando o povo a investir em bolsa kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  55. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/08/27/no-brasil-quase-metade-das-empresas-fecha-em-3-anos-diz-ibge.jhtm

    ResponderExcluir
  56. oq mais gosto de ver é que a maioria dos que criticam o MBA ou não fizeram ou nunca procuraram saber pra que serve !!! mtos falam em montar o proprio negocio, mas fiquem sabendo que certamente + de 90% de vcs vão fechar a empresa e voltar a ser funcionários, e funcionarios de baixo escalão !!! Enquanto os que pensam no futuro estao fazendo MBA e quem sabe no futuro será patrão de vcs e ter suas proprias empresas... Empreendedorismo não é pra todos... e Não existe mercado pra todos] !!!

    ResponderExcluir
  57. Essa postagem bate o recorde mundial de preconceito e generalização.

    O MBA pode ser uma oportunidade do profissional solidificar os seus conhecimentos dentro do campo de atuação, isto não quer dizer que ele será funcionário. Quer dizer, somente, que ele poderá absorver uma quantidade maior de conhecimento de uma forma direcionada - diferente dos livros técnicos, "experiências da vida" ou cursos de graduação - assim, poderá abrir um negócio próprio com um alcance muito mais amplo sobre a situação da área.

    Julgar o MBA, como conceito, é uma estupidez - pois não pode ser julgado. O que se pode julgar são os resultados desses MBA e, sejamos justos, a larga maioria apresenta resultados excelentes aos profissionais. Se a proposta do MBA é expor ao mercado profissionais capacitados (no geral), ele o faz.

    O que definirá um bom profissional (funcionário ou "patrão") raramente será somente sua formação (ou a falta dela). Será fundamenta o que esse profissional faz dentro da área de atuação. Reduzir a discussão a apenas criticar um modelo de aprendizagem é raso e pobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é bom está aprendendo, mas brasileiro quer ganhar dinheiro sem estudar,sem procurar se aprofundar na área que atua.

      Excluir
  58. Introdução a Adminitração Financeira do Gitman é o segundo livro mais importante depois da Biblia!!!!
    Quem estudar o livro completo conseguira dominar o mundo.!!!!

    ResponderExcluir
  59. Ridículos estes comentários! Por este tipo de mentalidade que este país está na merda e vai continuar pelo visto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro enganado pelo MBA!!!

      Excluir
    2. MBA é curso para otário sustentar estas escolinhas de negócio que vivem de fama
      o pior são empresas medíocres que acreditam nesta palhaçada deste curso.
      Matérias bem superficiais.

      Excluir
  60. É isto que dá, não estuda durante o curso, aí sai com um canudo que não serve para nada, tem até vergonha de mostrar a cara, enfiou o canudo de baixa qualidade. Se tivesse estudado, teria outra opinião a cerca de um MBA. KKKKKKK

    ResponderExcluir
  61. Acabei de abandonar o MBA que eu fazia na FGV aqui em São Paulo. Foi o curso mais ridículo do qual participei.Fiz 3 semestres, e não aguentei fazer o último, estava adoecendo. Não aprendi nada. Não passa de uma especialização lato mas que custa uma fortuna. Depois fui fazer um curso do PEC FGV e foi outra decepção. Agora só faço materias isoladas que me interessam e estudo por cona propria comprando livros na Amazon. Chega de alimentar estas escolas de fachada. Acho que deveria vir escolas americanas para o Brasil e acabar com esta enganação destes cursinhos de MBA meia boca.

    ResponderExcluir
  62. Que coisa, hein, pobretão, cuspindo no prato que comeu (melhor, que está comendo!).

    ResponderExcluir
  63. Também cai nessa armadilha é uma merda esse MBA.
    Para quem realmente trabalha com gestão de projetos sabe o enorme Bla bla bla que é o MBA.
    Senhores por Deus! não deixem iludi-los!!!
    Professores que ficam contando histórias que me lembra muito o History Channel!!

    ResponderExcluir