quarta-feira, 21 de março de 2012

Como definir o valor do aporte financeiro para se tornar milionário

image

Pra quem não nasceu playboy e rico, para ser um milionário e finalmente alcançar a felicidade e liberdade  deixando esta vida horrível de pobre trabalhador é preciso que se aporte o mais alto e forte possível durantes anos a fio em investimentos. Mas qual a melhor técnica para se definir o valor do aporte?

Se você quer ser mesmo milionário, rico, feliz vai ter que viver mal por vários anos. Faz parte. Por isso você deve definir primeiro qual seu aporte mais alto possível em que o resto dos seus gastos terão que se adaptar ao seu aporte. É assim mesmo.

Exemplo, você ganha uma merda de salário de 3.000 reais líquido ok? Um salário triste, baixo que não dá pra fazer porra nenhuma. Seu emprego é uma bosta, ônibus, não dá pra impressionar ou mesmo contratar panicats. Então você gritou “Não aceito essa vida horrível eu irei ser milionário”.

A partir daí definiu que o aporte será de 70% do salário. Isso significa um aporte de 2.100 reais e que sobrará pra outros gastos 900 reais. Você deve entender 2 coisas: Aporte bom é aporte acima de 2.000 reais. Isso é um valor muito forte e excelente para atingir a liberdade financeira rápido (tipo 20 anos de forma líquida e apenas 15 de forma bruta conforme meu plano). Outra regra boa é que de 60% a 80% do salário também é uma excelente marca para os que ganham mal.

imageFeito isso, definido o aporte, você irá adaptar seu orçamento obrigatoriamente ao aporte.

Primeiro enumere em valor todos seus custos fixos. Ele não pode ultrapassar 50% dos 900 reais que sobraram pois se não você ficará sem nada para os custos variáveis. Isso dá 450. Corte tudo não essencial. Custo fixo inclui tudo o que você compra mensalmente. Desde sua Tv a Cabo, seu shampoo, seu cotonete, sua cueca, etc.

O resto dos 450 reais serão seus gastos variáveis. Eles serão para seu lazer e emergências. Quanto menos custos fixos melhor pois sobra mais pra você curtir. Saiba que o gasto de lazer tem que ser o mais próximo de te manter bem mentalmente.

Esta técnica é a mais agressiva de estabelecimento de aportes. É para quem é hardcore frugal, quer mesmo ser milionário, quer a felicidade, quer mulheres lindas, quer mandar seus chefes pra merda, quer dar adeus ao mundo das corporações anti-éticas desrespeitadoras das leis trabalhistas dos CLT’s, quer ser um astro do facebook para seus amigos com suas viagens mensais incríveis.

image

Esta técnica não é indicada para Quem é casado com filhos – Pois as emergências são muitas e os gastos exorbitantes. A não ser que se ganhe muito, mas muito bem esta técnica fará teus filhos passarem fome e sua mulher pedir o divórcio. Esta técnica é para quem é solteiro obcecado por dinheiro. Por isso casar e filhos pode ser um desastre.

Existem outras técnicas mais suaves. Uma delas é estabelecer o aporte só após todos os custos fixos e possíveis varíaveis serem mapeados e o que sobrar vira aporte. É uma técnica fraca. E para quem é classe média e quer se sentir menos lixo por não investir em nada. Outra é definir automaticamente 30% do salário como aporte(valor sempre falado pelos gurus riquinhos de finanças). Pode ser um início.

Agora você sabe quais são seus limites de gastos e você deve controlá-los principalmente os variáveis para não estourar sua cota mensal. E isto é feito com controles extremamente fortes de orçamento que deixariam o sistema da Vale com inveja. Mas isso fica pra outro post.

Aporte alto ou seja pobre pra sempre deprimido porque lançaram uma nova versão do Iphone e você ainda está pagando.

Então, qual seu aporte? Qual sua técnica?

Que a força do aporte esteja com você.

132 comentários:

  1. Duvida contabil: morar de graça na casa dos pais e aportar o que seria o gasto de moradia. Os progenitores viram sócios e tambem receberão frutos do investimento no futuro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a idéia é sair de casa quando tiver renda passiva suficiente para se bancar. Morar com os pais para aumentar o aporte é uma estratégia super inteligente para dar um boost na vida financeira.

      Excluir
    2. Exato Outsider.

      De alguma forma eles por terem um filho rico que ao invés de usar drogas e torrar tudo em baladas ficou economizando, poderão contar com ele em tempos ruins enquanto o gastador playboy entrará em dívidas enormes para salvar os pais da morte ou mesmo recorrendo a humilhação do sus (enquanto o playboy tinha médico particular a vida toda) pois não tem um tostão no banco.

      Excluir
  2. Um problema que não foi enfrentado e' com que valor poderá largar o emprego e começar a curtir. Como vc já expos sua situação vou usar de exemplo, daqui a 15 anos, com uns 40 de idade, se tudo correr como o esperado, terá o equivalente a 1M de hj na corretora, e aí? Não tem casa, não tem carro nem experiência como empreendedor. Mesmo que consiga uns 10K de salário em dividendos na hora q tiver q bancar moradia, alimentacao integral, roupa lavada e outras despesas conseguira no máximo, principalmente se continuar em Sampa, uma vida classe media baixa. Ta, já pode largar o sofrimento do trabalho, mas suas expectativas sao de viver como rico. E nem to contando que no ano da libertação podemos ter um novo 2008, e aí...... mais alguns anos de trabalho. Ao final só vai largar o trabalho aos 60, na aposentadoria, e vai perceber q tem somente um excelente plano de aposentadoria privado, mas será q valeu a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ele vai ter uma renda que vai ser possível bancar uma casa, um carro, etc...

      Excluir
    2. Sim, ele terá essa renda, mas a parada e' que a galera ta sonhando em ser Rico, sair com panicats, carros importados, viagens mensais.........

      Excluir
    3. a maioria do pessoal dos foruns ta começando a investir com 20 e poucos anos, e pretende chegar no milhão antes dos 35. Rico, aos 35 com 10k (corrigidos) de mesada, dá p/ ter vida de playboy, passar o trator geral.

      mas p/ quem só vai atingir a independência financeira depois dos 40 , é preferível revisar o plano... esticar mais 5 anos na vida de trabalhador, e ir curtindo parte do $ hoje.

      no meu ponto de vista tem uma barreira psicológica forte nas barreiras dos 25/35/45/55
      tipo... com 35 ainda me vejo encarando baladas chavecando periguetes de 20 anos. com 45 já me vejo escolhendo GP de luxo kkkk

      Excluir
    4. 10K corrigidos significa mesmo poder de compra de 10K hoje. Essa grana de mesada realmente da pra fazer muita farra, mas pra quem educação financeira, quer ver a bola de neve crescendo, se preocupa com o futuro, só compra as coisas a vista, não vai ter vida de rico nunca. Já falaram em BMW top, em R1 e viagens semanais, quanto custa isso por mes? Farra com 10 conto e' freqüentar baladas legais, ter um carro de no máximo uns 60K, viajar pra litoral no fds, viajar para o exterior pelo groupon e ta bom demais.
      Quanto custa morar legal, seguro de um carro legal e freqüentar baladas legais em uma cidade de porte médio/grande?
      Mais uma coisa, o cara com 35/40 anos tem a expectativa de viver muito ainda, então como ele não vai querer reduzir o seu patrimônio ele terá q ter uma renda mínima de 10K mais a inflação. Como e com quantia conseguimos isso, pq depois q sair do mercado de trabalho, se passarmos por um novo 2008 não vai ter mais chororo, largar o trabalho pode ser um caminho sem volta ou com uma volta em condicoes bem mais dolorosas.

      Excluir
    5. O erro dos blogueiros é querer parar de trabalhar. Esse é o problema.

      Eles não cogitam trabalhar com algo que gostam, eles não entendem que ficar o dia inteiro em casa será uma merda e os fará se sentirem um lixo.

      O correto a se fazer é: Por ter uma boa mesada, se dar ao luxo de escolher onde e com o que quer trabalhar.

      Após isso, paga as contas básicas com o trabalho e curte a vida com a mesada extra. De quebra o patrimônio ainda continua crescendo.

      Essa idéia de se matar de trabalhar por X anos fazendo aportes loucos para depois simplesmente parar tudo e dar um salto no padrão de vida não existe, é ilusão e burrice.

      O certo é construir dia após dia o padrão que deseja, remodelar a vida profissional para que o trabalho seja prazeroso.

      Excluir
    6. Outsider

      Concordo! Eu tive um período sabático de alguns meses e realmente tem hora que bate uma deprê por não ter o que fazer. Na minha opinião vale a pena continuar trabalhando, alguns meses no ano e curtir o resto.

      Corey

      Excluir
    7. Concordo com o Outsider!
      E acho a idéia da semi-aposentadoria bem interessante.

      http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2010/10/semi-aposentadoria.html

      Excluir
    8. Nessa não concordo com outsider.

      Trabalho será sempre trabalho. Será sempre obra de Satã feita para destruir o ser humano e sua alma que nasceu pra ser livre.

      Se eu fosse ator pornô tudo bem mas que trabalho é legal no mundo que pague decentemente? Não existe amor ao que se faz é um mito.

      Sobre 10k ser suficiente para viagens mensais e panicats e que passou dos 35 anos ferrou, eu não tenho a resposta e isso me deprime gravemente.

      Excluir
    9. Pobretão:

      Vc foi contraditório; se todo trabalho é obra do satã para destruir as almas livres, ser ator pornô tb seria obra do satã? Ator pornô tb é trabalho. De repente esse é o trabalho que vc gosta de fazer. Não tô brincando, é sério, sempre vai haver alguma coisa que vc teria prazer em trabalhar.

      Concordo que esse negócio de "amo meu trabalho" é mito. Se o cara realmente ama trabalhar é pq nunca transou, bebeu uma breja ou viajou. Acredito sim que o cara pode gostar de trabalhar, mas amar não!

      Eu ainda não sei o que me faria gostar do trabalho, mas acredito que existe sim, o problema sou eu que não descobri o que é.

      10k por mês é suficiente pra viajar todo mês, desde que mantenha-se o padrão frugal em certas coisas, viaje de classe econômica, economize no destino comprando água mineral no mercado e não no hotel, essas coisas.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    10. Exatamente, se for frugal em algumas coisas terá esbanjamento em outras. Se economizar na droga da moradia, sobrará mais pra viajens e panicats.

      Eu odeio trabalhar Corey, mas quando falei do ator pornô foi porque pessoal não levaria a sério. Mas sim, eu adoraria viver disso após juntar uma boa bola de grana.

      acho que seria um dos únicos trabalhos que eu faria gostando.

      Excluir
    11. Conheço quem curte trabalhar e em geral sao aqueles trabalhos que trazem um retorno em status, aqueles em q o cara e' reconhecido na rua. Conheço médico de cidade do interior que ganha mais de 15k e e' o tempo todo ganhando presentes dos humildes, recebendo olhares das gatinhas. Conheço, e esses não sao amigos, professores de cursinho, ganham uma fortuna, tomam cachaça com os alunos e comem as alunas mais gatas. Jogador de futebol tb deve gostar, mas em regra concordo com o seu madruga, não existe trabalho ruim.......
      Quanto aos 10K e' muito pouco para uma vida de luxo, se morar em um lugar simples não pega gata rica, ficar só com GPs de alto luxo e morando como classe media baixa também não parece ser a solução. Qualquer viagenzinha pra um ca. cum da vida, pelo groupon, cinco dias, lá se vão 3K, isso pq e' um dos destinos mais baratos, se levar alguém dobra, se não levar e tiver q desenrolar lá terá q ostentar. 10K e' salário de solteiro classe media em cidade grande, não da pra tirar onda, a loira q vc citou com uma caminhonete nova, se for uma L200 e' carro de 100K.
      Outro problema e' que como vai querer parar de trabalhar e tem educação financeira, não vai se meter em financiamentos, então pra comprar um bem de 60,70,80 K serão vários meses de economia, e cada crise que o mercado entrar vc vai pirar com medo de ter que retornar ao mercado de trabalho, só que em condicoes piores, já que estará mais velho e desatualizado.

      Excluir
  3. Se vc passar uns 10 anos ainda sozinho, sem mulher, sem filhos, morando com os pais, sem fazer nada, sem diversão cara, talvez vc sobreviva com 900 reais.
    Sinceramente acho que a chance dessa estratégia é baixíssima.
    Aí que vc vai ficar trezentas mil vezes mais puto que vc é hoje.

    Segue meu link antigo sobre o assunto:
    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2010/10/o-mito-de-guardar-10-do-salario.html

    Gosto de planilhas. Acho que muita gente está sonhando muito alto.
    A realidade é que gastaremos décadas para independencia financeira.

    Gosto de planilhas.

    Baixe essa planilha Planejamento Financeiro
    Em:
    http://hcinvestimentos.com/planilhas-financeiras/


    Vc vai demorar 20 anos para juntar R$ 1.015.072,75

    capital inicial: 0
    aportes: 2.000
    Taxa da aplicação: 7%
    Periodo de aplicação: 20
    Inflação: 0%

    Não corrigir pela inflação.
    Não corrigir os aportes pela inflação.

    Temos que tomar cuidado em criarmos falsas esperanças.
    Aporte tem que ser muito mais alto que 2 mil reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pobreta,

      seu capital já de 100.000 e pouco, né?

      Bom, 2.600 reais a juros líquidos de 0,58am (como tu colocou no outro post) tu vai chegar a R$ 1.095.488,91 em 180 meses, ou seja, 15 anos.

      Sugiro fazer uma curva de sensibildiade nos seus investimentos. Se você aportar 300 a menos (ou seja, 2.300) chegará no valor de R$ 1.001.574,86.

      Ou será que esses 300 reais (que pelo seu curto orçamento, fariam MUITA diferença) vão valer o esforço de 15 anos por 94k (num volume de 1mi) em valores de hj?

      Na mesma taxa de juros, na primeira opção vc teria uma renda de 6.350 enqto que na 2a opção de 5.800. Será que vale a pena receber 500 reais a mais qdo estiver velho ou ter 300 reais a mais pra gastar hj?

      Custo benefício deve ser levado em consideração, inclusive no tempo!

      Se vc fizer uma análise de sensibilidade, vai ver que a taxa de juros é MUITO mais importante; se tu conseguir juros líquidos de 0,80 seu tempo já reduziria para 12 anos;

      Não que seja fácil atingir 0,80 líquido (10%aa líquido de inflação, 16,5%aa com ela)

      Mas pra que você perceba que vc tem que otimizar a sua taxa de juros e não os aportes...

      []s!

      Excluir
    2. Sim isso é interessante meio que o Invest. defens. sugeriu.

      Estou chegando no limite mas não posso diminuir os aportes, não consigo.

      Sobre a taxa de juros, bom, qualquer coisa acima de 0,58 já é impossível hoje em dia pra um plano de longo prazo.

      Excluir
  4. Infelizmente não há milagres.

    Aumentar muito a receita (aportes, mais de uma fonte de renda, etc).
    Diminuir muito a despesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho a impressão que o caminho é esse.. sempre aumentar a fonte de renda.. acabei de comecar um segundo emprego esse mes.. 3 mil a mais na conta..

      Excluir
    2. Bom demais! Já pensei nisso. Mas ainda não quero pagar o preço de trabalhar mais de 8h por dia...

      Excluir
    3. Ta vendo pobreta, só aumentando a sua renda, que vai poder aportar mais e ter algumas recompensas. Se seu blog vai lhe pagar ..ótimo. Senão já disse, arrume um serviço de fim de semana. Ou como todo mundo comenta aos 40 vai continuar frustrado, morando na casa do pai. Seu perfil êh de quem não gosta de ser empregado..". Do que você gosta, que daria para ser empreende,dor? Maico

      Excluir
  5. Muito bom o post... O valor do aporte é sempre uma dúvida que eu tenho.. Acho que diminuir os custos ao maximo é sempre bemvindo. A parada é decidir uma meta e ir atras dela...

    Acho tambem que o camarada que ganha 3 mil liquidos hoje, dependendo de onde trabalha, vai aumentar essa renda em 10 anos, nao? Entao o aporte que hoje é de 2 mil, pode ser de 5, 6 no futuro.. sei la..

    ResponderExcluir
  6. Pobretão, uma curiosidade... se você ganhasse hoje na loteria, 3 milhões, que lhe rendessem 0,5% ao mês e te desse líquido R$15.000,00 também todo mês...

    O que você faria da sua vida?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu seria a pessoa mais feliz do planeta terra. Melhor, da via láctea.

      Eu iria viver efetivamente a minha vida e deixaria de ser um zumbi robótico das corporações privadas corruptas brasileiras.

      Excluir
    2. Sim, mas minha curiosidade é justamente essa, o que exatamente você faria? rs

      Pergunto pois, pelo o que estou vendo, seu mais desafeto é aguentar seu trabalho (que pelo o que você descreve realmente é péssimo), mas gostaria de saber como você aproveitaria sua vida.

      Abs!

      Excluir
    3. Olha SRF, eu iria viajar bastante, ter muitas panicats semanalmente ou namoradas fixas (no plural mesmo) ou caso encontrasse alguém legal, iria viajar muito, beber bastante em festas legais, curtir video games, culto ao corpo (pois sou feinho e fracote) e sempre quis ser fortão, ler livros clássicos do mundo e não estas drogas de livros técnicos da área chatos.

      É tanta coisa maravilhosa fora do inferno de dante do trabalho que eu fico até emocionado de pensar.

      Excluir
  7. Eu sou casado, tenho filhos e só aporto o que sobra no final do mês...
    No ano passado, aportei, na média, R$ 32.400,00 ao mês... (sem contar a valorização do capital já investido)
    Tão, ou mais importante que sua estratégia de investimento, é a entrada líquida... Ou seja, não adianta só conter despesas, têm que aumentar as receitas...
    Como vc aumenta as receitas? Educação, capacitação, dedicação ao trabalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero o seu trabalho, conta ai a formula... jogador de futebol, pagodeiro, empresario, politico, desembargador e prof universitario (3 empregos), Médico ultraespecializado ?

      32.400 ao mês... mto mto bom.

      Um dia eu chego lá rsss

      Excluir
    2. O legal que ele foi bem humilde, isso é só o que sobra rsss, imagina o que ele ganha e o quanto gasta, acho que deve ser o filho do Lirio Parisotto ou filho do Barsi rssss.

      Excluir
    3. WE HAVE A WINNER!!

      Excluir
    4. Pra que ele tá juntando ??????????????

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  8. Eu nunca pensei no quanto ia precisar para conseguir um milhão.Apenas invisto o que consigo ( em meses apertados é menos de mil,mas em outros é mais que três mil ) e vamos ver como fica mais pra frente.
    Eu raramente gasto com lazer ( principalmente porque eu não bebo ) e estou muito feliz assim.Engana-se que pra se divertir é preciso gastar um monte de dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu levo assim também. Não adianta se sacrificar demais no presente esperando um futuro que você nem sabe se vai ter....
      A minha vantagem é que meu salário líquido é bom/alto e meu estilo de vida bem simples, então dá pra aportar legal. Mas eu sinto que se em algum momento da minha vida eu achasse que eu deveria gastar mais, levar uma vida mais consumista, SEM DÚVIDA eu faria (claro, dentro de uma margem possível no meu orçamento)! Eu jamais deixaria de gastar 600 ou 800 reais hoje em lazer por mês pra poder me aposentar 4 ou 5 anos mais rápido. JAMAIS. Tempo não volta, e quem racionaliza a vida demais parece que não percebe isso....

      Excluir
  9. acho que o probetão aqui sou eu, rs
    quando eu vejo os comentarios, começo a pensar que: ou eu estou ganhando muito pouco no trabalho, (R$ 2.500 a R$ 3.000)
    ou entao, todos os investidores blogueiros ganham mais de 3.000 reais mensais, valor que muitos brasileiros não ganham, preciso conhecer o empregos desses blogueiros que tem aportes grandiosos.
    realmente esse texto só vale pra quem é solteiro, não tem casa propria nem filho.
    goste do texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo mas ter casa própria e filho é a maior burrice que um homem pode fazer na vida antes de ficar rico.

      Quem cometeu tal burrada enjoe ser classe média pelo resto da vida.

      Excluir
    2. I.R. creio que a segunda afirmação seja a mais provável.
      quem ganha menos de 3k por mês, dificilmente se envolve com o mercado de ações... no máximo um fundo de investimento do próprio banco ou então a poupança.
      nossos amigos blogueiros, que estão inclusive na lanterna do ranking do pobretão devem ser as raras (e boas) exceções.

      Excluir
    3. O Don Vito, sugestão para seu blog, posta as operações com opções que faz e como as acompanha. E configura o blog para receber comentários de anônimos, sem precisar cadastro ou email, assim como esse do pobreta.
      Boa sorte nas operações, mas na minha opinião ta lançando muito OTM.

      Excluir
  10. Investidor Realista,

    Tenho essa mesma impressão..

    No seu caso, você tem a renda de 4 a 5 salarios (660,00), o que já uma grande diferencial perante a grande massa que ganha apenas 1/2 salarios..

    A unica maneira é aumentar a receitar pra chegar lá!

    ResponderExcluir
  11. Vc reclama de barriga cheia, amigo. Eu ganho metade dessa "merda" de salário a que vc se referiu, faço aportes rechonchudos (milão por mês) e ainda vivo. Tá certo que moro na casa dos pais, mas mesmo assim. Me dá milão por mês que eu vivo que nem um rei...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. E uma estratégia errada que vc está tomando é focar nos aportes.
    Vc precisa focar é na rentabilidade do seu patrimônio.
    Pois economizar R$100,00 para gastar R$100,00 daqui a 15 anos não é inteligente.
    O sacrifício vale a pena quando vc deixa de gastar 100 agora para gastar 500 lá na frente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo, amigo Eike:

      http://www.bobsfinancialwebsite.com/YoungSaver.html

      Excluir
    2. Eike,
      Concordaria com vc, se fosse fácil controlar a rentabilidade.
      Quanto maior a composicao da carteira em RV, mais dificil prever a rentabilidade futura. Não depende só de vc.
      O aporte sim. Vc tem controle total.

      Excluir
    3. Eu coloco a rentabilidade como foco, pois é a forma de vc fazer o seu dinheiro trabalhar para vc.
      Se focar no aporte vc estará poupando e não investindo.
      Um abraço!

      Excluir
    4. Discordo com a sua discordância, Anônimo.
      O site demonstra que com aportes de 10% e rentabilidade de 5%, terá US$15,000 a mais em quase 20 anos de poupança. Porém, e sempre tem o porém, quem aportou mais, teve que se privar 5% a mais que o que aportou menos. Será que realmente valeu a pena?

      Excluir
    5. Eike, o que ganha o jogo é o aporte e não a rentabilidade.

      O que quero dizer é, todo mundo sabe como investir aqui. Diversifique intra e inter classe. Ponto. Isso todo mundo faz.

      Mas é no aporte que se vence. Pode observar o ranking e ver que quem aporta forte e faz feijão com arroz está lá em cima e quem aporta baixo, fica lá no final do ranking.

      Excluir
    6. Eike: "Se focar no aporte vc estará poupando e não investindo."
      Seu conceito está correto. O melhor dos mundos é fazer as 2 coisas.
      Mas repetindo, vc tem um maior controle e previsibilidade dos aportes do que a rentabilidade.

      Excluir
  13. Viver 20 anos sem mulher, sem sexo(5X1 não conta) sem diversão,sem cuidar da saúde, para juntar R$1.000.000, vale a pena?


    20 anos da minha vida não tem preço. Eu guardo o que posso e curto a vida.

    ResponderExcluir
  14. Pobretão,
    Podemos discutir diversos problemas em sua metodologia de cálculo para chegar em 1MM, mas uma coisa é certa, quanto menos você gasta mais você terá no futuro (minha tia costureira hoje é rica, depois de passar 30 anos vivendo de pão e água). Se é bom viver assim ou não vai de cada um, Se você está bem assim, vai fundo. Estamos com você!

    ResponderExcluir
  15. Pobretao,

    Apesar da brincadeira do pessoal, recomendo voce ler com calma os comentarios do Investidor Defensivo. Se o que voce quer é uma vida de glamour, carros caros e viagens internacionais semestrais o caminho da riqueza NAO é via investimentos, ao menos nao no seu caso. Uns calculos rapidos demonstram isso: retirada de 10k/mes, fv 3M, i = 0,5(real!), aporte 2.600(reais!), pv 100.000,00 sao necessarios 349 meses ou quase 30 anos. Pra quem quer se aposentar aos 55 é um otimo plano, mas receio que voce quer aliar essa vida esbanjadora com algum resto de juventude.

    Resumindo, a conta nao bate. Ou voce passa a ganhar mais e portanto a aportar mais ou diminua as suas expectativas. O caminho atual, além de te proporcionar uma "vida ruim" por tanto tempo, chegará na "vida boa" tarde demais. Nao seria a hora de pensar em um outro caminho?

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o maior defeito do pobretão e sua grande ilusão! Ele é extremamente revoltado com o sistema, mas não vê a hora de ficar "rico" pra entrar no jogo também. O problema é que quando se fala em "independência financeira", e normalmente se fala do "primeiro milhão", não se faz referência a essa vida de jogador de futebol que ele quer! A referência do "milhão" é simbólica, por representar hoje uma renda capaz de gerar benefícios/dividendos que sustentam os gastos de uma família de classe média. Sonhar com mais do que isso é ilusão pura! Eu diria que pra uma vida de viagens, panicats, carros de luxo, bla bla bla, a renda precisa ser de pelo menos 20~25mil por mes, e com 1 milhão é impossível um rendimento desses.....

      Excluir
    2. É isso mesmo, VR. Para períodos médios (10-15a), é muito mais importante os aportes do que a rentabilidade...
      Segundo o Ferri, no livro "All about asset allocation", investimentos não servem para ganhar dinheiro, mas para não perdê-lo...
      Pra ganhar dinheiro, vc precisa focar nos aportes! Não só reduzindo despesas, mas aumentando receitas!

      Excluir
    3. Ola VR
      Bem comentado. Essa matematica da aposentadoria nao eh tao simples assim. Infelizmente 1M nao garante mais muita coisa hoje em dia. Ajuda muito, mas nao resolve definitivamente.
      Abraco

      Excluir
    4. É, tá complicado. Porém que outros caminhos existem pra mim? Diminuir aportes significa aceitar a compra de ipads como válvule de escape.

      Aumentar ainda mais, a privação mental.

      Se matar por promoções pra aumentar renda não é algo certo.

      O grande dilema dos pobretões do Brasil é como ficar rico enquanto jovem. E rico de forma rica mesmo, podem ter panicats.

      Excluir
    5. O único caminho é aumentar suas receitas... Se matar por promoções, sim (out trocar de empresa, qdo surgir oportunidade) ... Capacitação e educação são as melhores formas de crescer no trabalho (ou arranjar outro) para aumentar a receita...
      E receita alta é essencial para formar o bolo que vai gerar renda passiva no futuro...

      Excluir
    6. Nos Estados UNidos dá pra arranjar empregos no final de semana e um segundo fácil.

      Mas e no Brasil? Eu trabalharia final de semana pra ganhar um determinado montante tranquilamente.

      Excluir
    7. Uma coisa que o pobretão deve pensar quando passa a ideia de mudar de emprego é o FGTS, como ele está a tempo na empresa querendo ou não caso seja mandado embora pode ganhar uma boa quantia, caso ele peça as contas para mudar de emprego esse valor fica "inacessível".

      Excluir
  16. para mim, o maior objetivo é viver, curtir a vida com moderação, não se privando das coisas boas da vida, pois não há volta! Fica milionário é uma consequência, um objetivo que poderá ser alcançado com diversão, não com sofrimento.

    ResponderExcluir
  17. ...barbosa, viver com 30% d rendimento eh a mesma coisa q botar os 2 desdo no cu e rasgar!

    ResponderExcluir
  18. Eae Pobretão.

    Só um ponto...para se ter um salário LÍQUIDO de RS 3000,00, você precisa ter um bruto em torno de 4100,00, pois acima de 3743,19 o calculo mensal de IR é de 27,5.

    Um salário de 4100,00 não é uma média muito fácil de se ter no Brasil, mesmo na região de SP. , não creio que este valor seja tão merda assim, não é booooommmmmm, mas ja é considerável.Ah...por hora eu trabalho em 2 serviços para chegar a essa média de salário...infelizmente..

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caça Níquel,

      a renda fixa apresenta imposto de 15%aa, equanto que dividendos de ações são isentos de tributação.

      []s!

      Excluir
    2. Dimarcinho,

      Fui lá no seu blog, vi que vc é um cara super-experiente! Um veterando calejado desde o longínquo ano de 2008....

      E que se dedica a "passar um pouco do meu conhecimento para quem não entende nada e, por muitas vezes, está perdendo dinheiro sem saber".

      Muito bonita a sua atitude...

      Mas olha só: esse lance de alíquota de IR para renda fixa é marromeno assim:

      até 180 dias: 22,5%
      181 a 360 dias: 20%
      361 a 720 dias 17,5%
      acima 720 dias: 15%

      Então não é bem assim 15%aa e ponto final, mestre.

      Outra questã:

      Os dividendos são isentos de IR, ok. Mas a porcentagem do recebido em dividendos sobre o quanto vc investiu no ativo não é previsível, nem líquido e nem certo.

      E hoje em dia existe uma tendência cada vez maior das empresas (razões contábeis) de optarem por distribuir lucros via juros sobre capital próprio, repassando para o acionista o ônus de pagar imposto que é recolhido exclusivamente na fonte (15%).

      Mestre, vou te ensinar uma máxima conhecida antes do seu alargado tempo de experiência(2008):


      Dériz nou sôchi fink ass a frí lanche

      Excluir
  19. Pobretão,

    acho q se vc tiver peito e coragem, deveria abrir um negócio; acredite, conheço casos inacreditáveis.

    No entanto, vc precisará trabalhar o triplo do que deve trabalhar hj para dar certo. Mas pode apostar que em 10 anos vc terá mto mais q 1 milhão...

    E outra, vc vai ser dono esse tempo todo, mandando nas pessoas, não vai ter chefe... hehehe...

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser dono de qualquer negócio, não te exclui de ter chefe..pelo contrário, todos os clientes/consumidores vão ser os chefes ao forçar o dono do empreendimento a melhorar cada vez mais os serviços e exigir qualidade no produto..não esqueçam disso

      Excluir
  20. Pobretão vou te dar uma dica pois vejo que você é obcecado por mulheres lindas por isso acho que você deve estar meio solitário e carente vou te dar uma dica de irmão mais velho... Aprende uma coisa quando mais atraente você for pra mulherada menos grana você vai precisar ter pra pegá-las. É pura matemática quanto menos beleza é preciso mais dinheiro pra pegar mulheres melhores quanto mais beleza menos dinheiro você precisa pra pegar tops... Bom e homem atraente pra mulher é homem em forma simples assim, se você for alto e tiver um rosto normal ou bonito melhor ainda, principalmente se tiver de 1,80 pra cima... Não precisa ser nenhum bombado, basta não ter barriga, ter braços fortes, peito e costas razoavelmente largas... Vai pra academia, cuida da sua aparência, se vista bem, e desenvolva uma lábia de cafajeste pra falar com mulherada depois você me conta se é necessário ser milionário pra pegar top... Mesmo porque na academia você vai ter acesso a dezenas de mulheres de nível panicat... A maioria das mulheres não sabem identificar um cara rico, um cara com um bom carro, morando sozinho, com bom emprego, um cafinha bombadinho que se arruma bem, sendo um cara que reúna todas essas características é o sonho de consumo das minas de hoje em dia... Não importa se ele tem 1 milhão ou esta pagando 10% de juros no cheque especial acredita o importante é o que ele aparenta ser bem sucedido e o custo de ‘’aparentar ser’’ é relativamente baixo para nós... Claro que hoje comprometeria os aportes mas chegando nos 300K ou 400K pode tirar o pé... Porque com 3K da pra levar esse ‘’padrão de vida ideal’’ mesmo que no perto... Se quiser te apresento um amigo que já namorou uma panicat original pega mulheres lindas e vive com 30K por ano... Não se iluda não basta saber jogar o jogo do mercado financeiro aprenda a jogar o jogo das relações entre os seres humanos, se não você vai ter 1M na conta e não vai sair da mesma...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeito, concordo com tudo, o problema do dono desse blog é AUTO ESTIMA

      Excluir
    2. É uma opção para conseguir companheiras e amores quando se é pobre.

      O que fazer quando se não tem tempo pra malhar e cuidar da saúde?

      Excluir
    3. Pobretão isso não é opção pra conseguir companheiras e mulher quando se é pobre cara!! Isso é a maneira genuína de manter um relacionamento saudável. Te recomendo ler a serie de livros ''sofrimento amoroso do homem'' de "Nessahan Alita" principalmente o ''Como lidar com as mulheres''. Com grana se atrai muitas mulheres, mas entenda que elas vão te querer pra PROVEDOR, e por mais que elas de dêem o rabo pra te manterem bancando elas, NUNCA te darão com 10% da qualidade que elas dão pra um cara ''sexy'' que elas molham a calcinha. Tenha certeza que aqueles gordinhos tetinhas que carregam sacolas no shopping de mão dada com mulheres gostosissimas recebem sexo burocrático em doses homeopáticas... Já tive insides com muitas vadias sei do que estou falando... Fora que conheço um empresário com patrimônio de 30 milhões que a mulher quase largou dele por um personal trainer filho da puta... Se você chegar aos 35, 40 anos sem muita experiência em relacionamentos você vai tomar um nó da primeira gostosona com cara de anjo que te der um chá de boceta!! Já vi esse filme, vai ser tirado pra capitão salva puta!! Seja um cara calejado na lida com as vadias e ''sexy'' porque essa é uma maneira de proteger seu patrimônio também!! Por mais que você demonstre bastante esperteza velho... aquele seu comentário no outro post que viu uma mina bonita que te deu atenção e se imaginou casando com ela... Você ainda esta exposto a xás de bocetas monumentais Quanto a não ter tempo pra se exercitar e cuidar da saúde??? Ninguém precisa de mais de 1 hora de exercícios com peso 4 vezes por semana (e mais 2 horas semanais de exercícios aeróbicos para o coração) pra se manter em forma, o segredo é disciplina na dieta e suplementação.

      Excluir
    4. Onde eu assino? Onde? Perfeito!
      É exatamente assim que eu penso também! Acho que você é mais velho que eu, mas eu já tenho um pouco de rodagem também e depois que comecei a me cuidar eu percebi a diferença BRUTAL entre a mulher te dar por amor, ou por dinheiro, ou por qualquer outro motivo, e a mulher te dar porque ACIMA DE TUDO ela QUER TE DAR! Não tem comparação bixo!!! E realmente cuidar da saúde não tão difícil assim, nem caro. O mais difícil é ter DISCIPLINA pra se alimentar e fazer as atividades, porque 1hr, 1hr e meia por dia todo mundo tem pra poder fazer alguma atividade!!! Enfim, concordo com tudo!

      Excluir
    5. Caramba acho que preciso realmente ir pra academia mas veja bem Gustavo Oliveira e anônimo, 1 hora e meia é muito tempo, eu vou chegar do trabalho, me locomover pra academia e ir dormir? caramba fica impossível eu vou morrer. E como estudar pro cacete do emprego?

      Caramba não tem pra onde correr, tô ficando preocupado em ser tão fraco fisicamente, realmente passo vergonha.

      Excluir
    6. Po cara, procura um lugar mais perto de casa, improvise....Você não deseja ter um negócio próprio no futuro? Pois então, comece agora! Seu primeiro negócio: Malhar/cuidar da saúde. Seu desafio: Chegar no patamar que você considera ideal. Vá a luta, empreenda!!!!!! Não dá é pra ficar parado.....Quando eu comecei a malhar há 5 anos atrás eu não tinha dinheiro pra academia, aí improvisava nas flexões, nas barras fixas, no abdominal, na corridinha....Tem que se movimentar cara!!!
      Abraço!!

      Excluir
    7. CARACA! O anonimo que fez o comentario:

      "Tenha certeza que aqueles gordinhos tetinhas que carregam sacolas no shopping de mão dada com mulheres gostosissimas recebem sexo burocrático em doses homeopáticas..."
      Alias, todo comentário foi sensacional! Verdade absoluta!

      O cara virou meu MESTRE!

      Doidão.

      Excluir
    8. Jonathan Damaqua8 de abril de 2012 00:31

      Fala mestre Pobretão...

      Há algum tempo não passo por aqui, porém hoje resolvi me atualizar e ler os comentários do teu blog.
      Tua popularidade tá foda, viu? Se o lance da Veja e da Época não for sério ainda, pode ter certeza que na revista PME ou na Isto é Dinheiro teu blog tem grandes chances de aparecer em breve...

      Concordo plenamente com o anônimo, aprender relações humanas é fundamental e o fato de você ser rico talvez te dê a ilusão de que algumas coisas difíceis se tornarão mais fáceis, mas não sejamos simplistas por que o buraco da felicidade é mais embaixo (não só literalmente falando).

      Cara, o que eu quero te dizer é que espero ter chegado a tempo de te indicar filósofos das relações de verdade, não essa essa filosofia barata do Nessahan Alita, eu vejo amigos meus, homens fortes e inteligentes caindo nesse papo velho meu... esse cara acha que relacionamentos são fórmulas prontas, e pode acreditar meu velho, muita gente ganha grana com essa auto ajuda disfarçada de caça-mulheres fajuto.

      Relacionamentos, (você pode até ler porém o bom mesmo é aprender na prática, ou treinar mesmo no dia a dia), mas se puder te recomendo ler Fisher (Por que amamos), Gianetti (Felicidade), Previsivelmente Irracional (Ariely) esses caras fodas que se debruçaram sobre o mundo como vivemos e que tem mais do que filosofia barata pra nos passar...

      Fé e sucesso,Pobretão,

      Excluir
  21. Essa estrategia poderia se chamar de "Estrategia do Cachorro Louco que roda em torno do rabo". Pra começar estamos prestes a ver o Dragão Chinês adormecer isso mo campo macroeconomico. No decorrer dos anos seus pais vão necessitar de sua ajuda financeira ou vc so que usar seus pais pra atingir o seu objetivo de não trabalhar? E não é possivél que vc vai ser sempre sosinho pois isso e quase loucura.
    Cara, na boa, cresce. Todo mundo ja teve um chefe insuportável, todo mundo ja teve que engolir sabo. Pórém e preciso ser Homem e suportar isso pois sua familia precisa do seu sálario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está me dizendo que eu devo "aceitar" que a vida é ruim, uma bosta, que eu devo aceitar ser estuprado diariamente pelos meus chefes porque isso é ser homem e dar suporte pra família?

      Essa visão conformista, extremamente castradora, de que a vida é ruim mesmo, trabalhe 60 anos de sua vida pra sustentar pais e filhos aproveitando algumas horas de lazer aos sábados nunca me será aceita.

      Te vejo na minha lancha.

      Excluir
    2. Ou então virar budista, buscar o nirvana e abandonar este mundo material que só gera sofrimento...

      Excluir
    3. Depois q vc juntar uns 200k, vc poderia largar esse seu emprego de merda e ficar uns 2 anos estudando para um bom concurso público. Já q vc ñ tem vida social mesmo, vai poder se concentrar bastante nos estudos e conhecer várias gostosas nos cursinhos. Quando passar, não terá essa vida de escravo que tem hoje e ainda terá um salários certo e estável muito maior do que o seu. Não precisa fazer mba, pós graduação, nada. Depois da para aumentar o aporte e ter uma renda passiva para complementar seu salário. Mas sem a ideia de parar de trabalhar por completo porque seu trabalho sera muito mais tranquilo e com um salário muito maior. Agora, se vc ficar 2 anos só estudando sem trabalhar, sem sair, sem comer ninguém é, mesmo assim, não passar pra nada decente é porque você nasceu para ser um pobretão de merda eternamente.

      Excluir
    4. Depois q vc juntar uns 200k, vc poderia largar esse seu emprego de merda e ficar uns 2 anos estudando para um bom concurso público. Já q vc ñ tem vida social mesmo, vai poder se concentrar bastante nos estudos e conhecer várias gostosas nos cursinhos. Quando passar, não terá essa vida de escravo que tem hoje e ainda terá um salários certo e estável muito maior do que o seu. Não precisa fazer mba, pós graduação, nada. Depois da para aumentar o aporte e ter uma renda passiva para complementar seu salário. Mas sem a ideia de parar de trabalhar por completo porque seu trabalho sera muito mais tranquilo e com um salário muito maior. Agora, se vc ficar 2 anos só estudando sem trabalhar, sem sair, sem comer ninguém é, mesmo assim, não passar pra nada decente é porque você nasceu para ser um pobretão de merda eternamente.

      Excluir
  22. Porra, esse papo do pessoal aí tá me deixando deprimido. To começando a pensar em deixar de portar meus suados R$ 2.500,00 de todo mês e começar a usar a grana pra aproveitar a vida...

    ResponderExcluir
  23. uaheuhaeuhae

    Na moral, ao invés de ficar queimando neurônios, alguns que comentam aqui deveriam estudar prum concurso que pague 15 mil e engordar esse aporte.

    Ficar sofrendo aí dizendo que tá baixo o salário (e consequentemente tem q aportar 80% pra ter uma aposentadoria boa), é que vai ser foda. Vocês tão guardando pros filhos de vocês curtirem.

    Ou vocês aumentam o SALARIO de vocês pra curtir do jeito que falam e ainda vivos, ou vão passar a vida toda na merda.

    10 mil por mês não dá pra curtir. Vocês vão ter um carro de 40 mil e pagar o colégio dos filhos. E mal dá pra isso.

    25 mil vai ser classe média alta, indo pro litoral pegar uma praia. E só.

    Quanto vocês acham que custa um colégio bom numa cidade? No rio, cada filho vocês vão pagar 1500 Reais por mês, mais transporte, curso de idiomas, médico, e outras tantas contas.

    Tem gente sonhando. Ao invés de bater boca, passa num concurso foda e aporta alto.

    ResponderExcluir
  24. é MUITO FACIL passar em um concurso pra ganhar 15K..
    tanto que metade da poupulação brasileira faz isso, e estão todos bem de vida!

    é uma das coisas mais dificis que tem hoje em dia!!!
    Nego se mata pra passar no concurso de BB, caixa, imagina em concurso de 15K?

    Se o cara já nao for esperto, nem adianta tentar, ficar estudando 2,3 anos pq nao vai conseguir..

    Quem passou em concurso 10, 15 anos atras era uma coisa, então nao vem comparar com os dias atuais.

    E quem conseguiu passar NOS DIAS ATUAIS, meus parabens, pois esse sim merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concurso público é muito mais disciplina do q qualquer outra coisa...

      Excluir
    2. Amigo, concurso para JUIZ, as vezes sobra vaga sabe o que é isso?
      Pessoal não atingi a pontuação minima...

      Trabalham na area, anos de experiência, se matam de estudar e as vezes sobra vaga pois os candidatos não atingem a nota que é estabelecida.

      é muito facil falar em blog que é concursado e ganha 15K /mes

      Excluir
    3. Ele foi irônico! Mas de qualquer jeito falou sem conhecimento de causa....

      Excluir
    4. Agora sobre o "passar em concurso", não dá pra generalizar! Se você tem uma base boa, com 1 mês de estudo você consegue classificar num concurso de banco. Falo por experiência própria. Aos 18 anos prestei meu primeiro concurso e não passei. Aos 19 surgiu o do BB e da Caixa, estudei pouco mais de 1 mês e classifiquei em ambos, mas não fui convocado. Aos 20 pintou o BB de novo, em outro estado, fiz, passei e fui chamado. Em 2008 eu estava com 22 anos, surgiu o concurso da ANTT, na época o salário era pouco mais de 2k. Estudei 3 meses e fui aprovado. Hoje ainda não tenho curso superior e ganho quase 6k. E eu não sou especial, superdotado. Nunca fui nem bom aluno, só estudei em escolas boas e sempre tive disciplina pra estudar. Meu irmão estudou 2 anos a fio, sem feriado, sem férias, sem vida social, e passou no concurso do MPT. Hoje é procurador, e ganha 21k. Líquido, mais de 14k. Trocou o i30 agora por uma bmw 118i! O que eu quero dizer com isso tudo???? Existem casos e casos!!! Os concursos que eu passei são mais simples, não é preciso abrir mão da vida por um longo período pra ser aprovado. Tirando poucas exceções, 3 a 4 meses de estudo são suficientes pra ser competitivo. Já o que o meu irmão passou precisa de muito, mas muito sacrifício!! Enfim, contei essa história toda pra mostrar que existe vida além do murmúrio pobretão! Eu sou como você, ODEIO trabalhar, mas já que eu tenho que fazer, que seja algo que me dê dinheiro! Quer uma dica de concurso? O ministério da agricultura tá com pedido no MPOG pra realização de concurso pra agente de inspeção. 5mil dinheiros liquido (bruto é 6 e alguma coisa). Deve sair esse ano, no mais tardar ano que vem. E você ainda vai morar mais no interior, o que favorece a frugalidade. Eu moro hoje em uma cidadezinha de 30 mil habitantes, e posso te falar que vivo como rei! E não gasto nem 1500 reais, contando a moradia!! Ou seja, ainda consigo aportar mais de 2500 reais....Enfim, reflita aí porque há solução pra você nos concursos e não é nada de outro mundo não!!!

      Excluir
    5. Por isso que o Brasil e essa merda, todo mundo querendo prestar concurso, para se "encostar" numa merda de emprego, para o qual nao ha nenhuma vocacao, so mesmo "mamar" nas tetas publicas.....e provavelmente, ainda aproveitar e entrar no "esquema", superfaturando licitacoes, entrando nos esquemas de propinas, etc..........shame on you!!!......um dia vcs terao que prestar contas com o Divino, podem ter certeza

      Excluir
    6. Discordo amigos.

      Concurso não é essa moleza que todo mundo no blog fala. Não mesmo.

      É super impossível até pra falar a verdade. Portuguès, matemática são super complicados, aí tem direito e mais as específicas, editais enormes pra estudar e mais milhões tentando.

      Se fosse essa batata toda de fácil, então ninguém na iniciativa privada inteligente que conheço não prestaria. Não o fazem porque é dificilimo mesmo. Ainda mais trabalhando 10 a 12 horas por dia.

      Excluir
    7. Concordo totalmente com o Gustavo.

      Sou solteiro, 26 anos e aporte mensal de 7 mil.

      Comecei o pé de meia com zero de dinheiro e hoje tô perto de 100 mil, sei que não é muito, mas estou nessa há pouco mais de um ano.

      Como faço isso?

      Simples, assim como o Gustavo, também sou servidor público, salário bruto de 14 mil e líquido de 10.5 mil. Sou gênio? Muito longe disso, tenho capacidade intelectual na média, acreditem.

      A diferença é que resolvi encarar de maneira diferente o tal sacrifício que tanto falam aqui. Ao invés de abrir mão de uma vida legal por décadas pra ter um bom patrimônio, resolvi abrir mão de uma vida legal por poucos meses (estudando pra concurso) pra aumentar significativamente os meus aportes e poder fazer duas coisas legais ao mesmo tempo: viver bem a vida e aportar pesado.

      Todo mundo aqui é inteligente e sabe fazer análise de custo/benefício de investimentos. Que tal analisar também o custo/benefício do sacrifício de ser sovina por décadas comparado com a atitude de ralar muito pra ter um alto salário desde a juventude?

      Vejam bem: tem sacrifícios e sacrifícios.

      Esse ano vão ter muitos concursos com salários acima de 10 mil. Que tal encarar?

      Excluir
    8. Sobre quem disse isso:

      "Por isso que o Brasil e essa merda, todo mundo querendo prestar concurso, para se "encostar" numa merda de emprego, para o qual nao ha nenhuma vocacao, so mesmo "mamar" nas tetas publicas.....e provavelmente, ainda aproveitar e entrar no "esquema", superfaturando licitacoes, entrando nos esquemas de propinas, etc..........shame on you!!!......um dia vcs terao que prestar contas com o Divino, podem ter certeza"

      Só digo o seguinte: não enxergamos as coisas como elas são. Enxergamos as coisas como nós mesmos somos. Se você vê pessoas esforçadas que lutam por uma vaga no serviço público como abutres querendo "mamar nas tetas públicas", provavelmente é porque é assim que você é.

      Excluir
    9. Pobretão,

      eu tenho certeza absoluta que concurso público é papo de 80% disciplina estudando o conteúdo do qq outra coisa. Acredite, faço provas do gênero desde a alfabetização.

      O anônimo aí falou tudo. Pra fazer o sacrifício q tu faz hj, é melhor tu fazer direito: pega 2 anos, estudando 8 horas por dia. Sério, quando vc olha no início acha tudo difícil. Mas com o tempo e estudo vai ver que não é super impossível e nem é super complicado como vc mencionou.

      Mas exige, isso sim, muita dedicação. Outras coisas são importantes, como uma base boa de ensino básico, mas se vc acha que tá difícil, volte e comece a estudar pela base!

      Como o rapaz falou, é um fluxo de caixa simples. Dois anos de fluxo de caixa zero, pra partir prum fluxo de caixa de mais de 10mil. Não precisa nem fazer VPL pra ver que vale a pena, né? hehehe

      Quer uma dica: esqueça sobre os mitos e se informe sobre o assunto. Quem sabe não seja essa sua reviravolta?

      Fazendo as contas do nosso amigo, partindo que você gastará na média de 1mil/mês (não sei com o quê, pois vc deverá estar em casa ESTUDANDO!), tu iria, em 2 anos, torrar em torno de 25mil. Partindo do princípio que tu conseguiria um emprego estilo Fiscal (líquido de 10,5mil), tu poderia começar a aproveitar melhor sua vida, tendo 4,5mil pra tu gastar com noitada, carro, mulher e etc e ainda sobrariam mais 6mil por mês pra juntar.

      Partindo com capital inicial de 75mil e aportes de 6mil a juros líquidos de 0,58%am, vc teria 1,173milhões em exatos 10 anos; teria já aproveitado bem a vida e ainda teria dinheiro para se aposentar; mas para quê, se o salário agora está em torno de 20mil? hehehe

      Sério, se interesse pelo assunto! Tem uma mulher bastante famosa aqui RJ, escreveu um livrinho bem pequeno com o assunto, com as dicas e como foi a trajetória dela de artista plástica miserável pra passar em todos os concursos que ela fazia...

      Grande abraço!

      Excluir
  25. qto maior o aporte, mais rapido vai ser a independencia financeira, mas a questão é: como vai estar a sua saude fisica e mental qdo isso acontecer? Não vejo muito sentido em ter 1M na conta com uma saude acabada e uma vida social nula, se funciona p alguns beleza, vai fundo, eu sinceramente não conseguiria.
    Sem contar q tb não aguentaria estar com 20 anos e ainda morar com meus pais.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. po, humilhou eu e o pobretão agora hein. brincadeira.
      com quantos anos vc saiu de casa? responde la no meu blog por favor

      Excluir
    2. Opa, escrevi errado, muda isso p 30!!!
      Mas de qq forma sai da casa dos meus pais com 18, E foi tarde, meus irmaos sairam com 17 (meus pais sao legais ok? Nos nao fugimos kkkkk)
      Bj

      Excluir
    3. Eu saí de casa com 17 poh! auheuaheuhae

      Eu saí justamente pq eu não queria morar mais com eles e queria ter o meu, e aí passei num concurso q me mandou pra longe.

      Se eu tivesse tido a sorte de ter ficado em casa, melhor, mas vamos levantar a lebre de TROCAR de emprego por um que possa dar melhore condição de vida, pq ficar que nem escravo e achar que é o único lugar que se pode trabalhar...

      Pode não ser concurso, q nem foi dito antes, mas outro emprego qualquer que pague mais, ou onere menos.

      Fica a dica!

      Excluir
    4. Concordo contigo Berlin, buscar um melhor salario p ter ao menos um vida melhor enqto tem q trabalhar, trabalho ruim por trabalho ruim, q ao menos seja um fuim q pague mehor.

      Excluir
    5. Eu saí com 18 anos de casa, hehe. E ainda ajudo eles até hoje.

      Excluir
    6. Morar com meus pais está legal agora. Morar sozinha é bom pra quem é solteiro cheio de vida agitada.

      Pros pobretões como eu, é até necessidade se não vou morar na favela.

      Excluir
  26. Olha so, o Pobretão quer passear de barco e transar com as Panicats da vida além é claro de não trabalhar. Esse são os objetivos dele. A estrategia parece ser aproveitar o máximo que pode dos pais. Afinal não exite almoço de graça. O cara ve as mulheres como objeto será que ele nunca gostou de alguém ou foi muito rejeitado até pela mãe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a sua colocação.

      Qual o problema em querer transar com Panicats?

      Qual o problema se ele vê as mulheres apenas pelo corpo?

      Qual o problema em utilizar os pais como apoio para ter uma vida financeira mais saudável? No fim das contas não é exatamente o que eles querem? Que o filho não tenha problemas e seja feliz?

      Excluir
    2. "O cara ve as mulheres como objeto será que ele nunca gostou de alguém ou foi muito rejeitado até pela mãe?"


      Vejo que o curso de psicologia por correio está bombando hein campeão.

      Excluir
  27. Para transar com panicats não precisa aportar 10 anos.

    ResponderExcluir
  28. Putz, é cada merda que a gente lê! Como bem disse seu colega anônimo também, o seu mundo exterior é reflexo do seu mundo interior. Não julgue os outros pelo seu ponto de vista. Enfim....
    Eu ia deixar passar, afinal discutir na internet é ridículo, ainda mais com alguém que eu nem sei o nome. Mas eu não aguentei tamanha ignorância. Voce provavelmente nunca trabalho em um banco, nem conhece ninguem que o tenha feito. Não existe "encostar" no vocabulário do BB. Não existe "mamar nas tetas" do governo no inferno bancário! E eu não estou reclamando, apesar de ser AVESSO ao trabalho como o pobretão, eu sou HOMEM suficiente pra assumir meus compromissos. Quando eu entrei no banco eu assinei um contrato me comprometendo com a instituição. E assim o fiz. Entrei escriturário, aos 19 anos, saí gerente substituto de PJ aos 22. E não foi "encostado", pode ter certeza. Aliás, se no BB existissem "encostados", ele não seria o maior banco do brasil hoje em ativos. Enfim...

    E pobretão, desvista-se do seu pré-conceito sobre aprovação em concursos e leia alguns depoimentos aqui(http://www.forumconcurseiros.com/forum/forumdisplay.php?f=580). Quem diz que concurso é impossível, tem que estudar mil horas por dia, e bla bla bla, provavelmente NUNCA se preparou de verdade pra um. Aí não passam e culpam o sistema, diz que ele é só para os gênios/especiais que estudam 12hrs/dia. Eles existem? Sim, aos montes, mas acredite, eles são EXCEÇÕES!! Não é preciso estudar isso tudo pra passar em um bom concurso!! Eu NUNCA estudei mais do que 4 horas por dia. NUNCA. Mas sempre que estudo pra um concurso, o faço com disciplina e comprometimento. De abril/2011 pra cá eu venho estudando pra Receita Federal, 2 horas por dia durante a semana e 4 horas por dia no fds. Desde que eu comecei, se eu fugi do plano foram 4 ou 5 vezes no máximo (contando feriados e etc). Tudo se resume à disciplina, e toda vez que eu desanimo, eu me imagino ganhando 14k por mês!!!!! O sonho de poder aportar os mesmo 2, 3k de hj em dia, mas com uma gordura de 7, 8k pra poder curtir muito a vida!!

    Enfim, espero de verdade que você abra sua cabeça para os concursos. Não vejo solução melhor pra você.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Independente da "quantidade de trabalho" no serviço público (e talvez empresas privadas controladas pelo governo sejam um pouco diferentes, mas não muito), o trabalhador público ganha muito mais do que vale seu trabalho.
      .
      Já vi secretárias ganharem mais de R$ 4.000,00 (há 10anos atrás, sem correção) ao mês para trabalhar meio período...
      .
      O dinheiro dos impostos das pessoas que realmente produzem algo são sugados para pagar esse bando de marajás, que não valem, na média, metade do que ganham... Sem falar nos corruptos dos altos escalões.
      .
      O Brasil seria muito melhor se o governo fosse reduzido a um quinto do que é hoje...

      Excluir
    2. Eu não discordo de você. Um técnico do INSS ganha 4,5k, e um engenheiro da prefeitura na minha cidade ganha 2k. Há disparidade dentro do próprio serviço público, imagina então fora dele....Mas entre o salário ser bom e o cara ser vagabundo tem um abismo gigante!!! O cargo que ocupo atualmente não exige nenhum conhecimento específico de faculdade, e paga um dos melhores salários pra nível médio do executivo. Mas só porque o salário é bom eu sou necessariamente "marajá"? Como o nome diz, é "público". Ta aí pra todo mundo, eu não comprei a minha vaga e faço meu trabalho muito bem feito.

      O que acontece é que alguns como você confundem o servidor concursado com o servidor em comissão! Eu te desafio a me mostrar um concurso pra SECRETÁRIA que pagasse esse valor há 10 anos atrás pra meio turno....Os salários absurdos, os trabalhos de meio período, etc em sua maioria são de cargos comissionados....

      E sobre a redução estatal, há controvérsias amigo! Não existe consenso...O mundo já experimentou poder total do estado, intervenção zero, atuação mediana, e nunca se chegou a uma conclusão de qual é a melhor! Só há certeza de que os extremos não são benéficos....

      Excluir
    3. A secretária era concursada... Em final de carreira... Foi ganhando aumentos e bonuses ao longo dos anos e não pode ser demitida devido à maldita estabilidade...
      Existem pouquíssimos serviços que o Estado faz que não podem ser feitos melhor e com custo menor pela iniciativa privada...

      Excluir
  29. O pobretão não arruma um emprego melhor poque e difícil... Não quer estudar pra concurso porque é difícil... Pobretão, sem ter tido berço, ser milionário é DIFÍCIL! O seu problema e que você pensa como derrotado. E pobre de espírito. Continua então a vida inteira nesse seu emprego de merda, junta suas migalhas todo mês e espera (sentado) um dia você ser um milionário. Com esse pensamento de perdedor, mesmo depois de alcancar seu milhão, sua cabeça sempre sera pobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu, pega essas pedras da tua mão e joga na cara de quem atravanca a tua vida.

      Excluir
  30. Pior mesmo é ele achar q vai ter uma vida de milionario igual ao Eike juntando trocados por 20 anos, e ainda acha q vai viver na sombra sem fazer mais nada, só sendo servido por suas mulheres.
    O cara vive de ilusão, se acha a vida triste agora, espera para ver quando acordar do sonho.

    ResponderExcluir
  31. Concurso foi a maior invenção da humanidade. É questão de disciplina, material e vontade.

    Quem é do ramo da TI pode pensar em ser analista do TRE, ou outro tribunal e ganhar 7k . Sem stress, sem ameaça de chefe babaca.

    COm 7 k dá para aumentar os aportes, pensar em casar com uma funcionária que ganhe o mesmo....

    ResponderExcluir
  32. Estou com quase 40 anos, quero contratar duas gostosas , este ano com meus dividendos, quero aproveitar o dinheiro para melhorar minha vida agora.

    A maioria é de São Paulo e pelo que vejo essa é a cidade mais cara do mundo. Porra, um cara que tem 10 k por mês no Rio é considerado rei. Aqui as mulheres são mais saradas pois gordinha na praia não se cria, muitas nem passam perto. As boates são mais baratas e muito bem frequentadas, existe a Lapa. Em que lugar do Brasil atrizes da Globo frequentam um samba de 20r$, só no Rio, com o detalhe que elas eram mais umas das gostosas, o nível das mulheres era altíssimo.

    Já tenho casa própria, então não preciso me preocupar com isso, mas como sou func.público poderia pagar aluguel.

    Não faço questão de ter carro, nem sei dirigir.Mas malho e sei que posso me dar bem enquanto gordos ou magrelos com mais grana que eu ficam frustrados sem pegar ninguém....


    Aqui no Rio se consegue Gp gostosa, por 150 a hora, se fizer uma amizade com a moça pode-se ocmer de graça de vez em quando.


    Cada cidade influencia o investidor de uma maneira. Ver outros playboys se dando bem é chato, é horrível saber que tem gente com mais chance de fodeer uma gostosa que vc, a psciologia diz isso, mas aqui no Rio a competição é mais igualitária, se o cara tiver só carro caro, vai ser corno, motivo de piada.

    Alguns pensam em ter mercedez e bmw´s, são muito bonitos, reconheço, mas com meus dividendos poderei alugar uma e me exibir para as boas fêmeas.

    Quem quiser ser rico e ter família, filhos gastões, o melhor caminho é desistir da bolsa e procurar uma rica feinha, caidinha, sem auto estima e casar com ela....

    ResponderExcluir
  33. Gordinhos e magrelos estão fudidos, a lei da natureza diz que eles tem muita cance de serem cornos enquanto os sarados empurram a pica de graça.

    Dá para malhar 50 minutos por dia, com 60 segundos de descanso entre as séries, tudo cronometrado. Ou duas vezes no meio da semana + o sábado. Hoje em dia os suplementos fazem milagres, HMB, BCAA,são legais, o Whey protein toda santa noite antes de dormir até os 90 anos.
    Macarrão integral é barato, claras de ovos cozidas são baratas.

    Sempre fui marombeiro, de 4 anos para cá que aprendi a investir. Digo que a academia é o melhor lugar do mundo, onde tem mais gostosas, onde eu estou lucrando sempre e sempre. Sem maromba não dá para querer fazer bonito na foto.

    Magrelos e gordinhos são os maiores cornos que existem, podem ter a grana que for, carro bom.Até o filho do EIke malha, o cara tá com 45 cm de braço.

    Dinheiro traz conforto, mas maromba traz as melhores e mais sinceras bucetas.Dinheiro até abre buceta, mas não garante boa foda.

    ResponderExcluir
  34. Caralho é um esforço fudido para ficar rico, aportar, estudar pra caralho, comprar livros sobre finanças todo mês, ler e reler.

    imaginem que depois desse esforço todo o cabra consegue ficar cheio da gaita, compra um importado, pega uma gostosa e depois descobre que foi corno de um sarado,rssss é , a vida não é cem por cento justa..

    Melhor parar de trabalhar antes de chegar a 1M, viver bem, gastar pouco e ter mais diversão. Dinheiro por dinheiro não é tudo.


    Acho que casar com uma mulher que aporte junto e também pague metade das contas de casa é o melhor a fazer, dá para ser fiel por uns 4 anos, GP não considero traição. Depois de ter um bom capital pode-se trocar de mulher, bancar amante, ou se separar.

    Um homem solteiro pode aportar 2,6k , um casal pode aportar uns 3,5 a 4 k.Com esse dinheiro a grana chegará mais rápido.

    ResponderExcluir
  35. Ser um gordinho tetinha que segura sacola no shopping está ótimo, rss, essa foi boa demais.

    Quando eu conseguir 5k por mês, 60K ao ano de dividendos paro de trabalhar. Vou malhar duas vezes por dia, ver muitos filmes numa tv de 60¨ou num projetor de 100", comer umas safadas ou casar com uma mulher que aporte junto.

    Não preciso de carro, nem quero, acho bobagem pois táxi é muito mais barato e não preciso pagar ipva. Nãao faço questão de comprar imóvel, então 5k dão e sobram para um home sem filhos que não quer tê-los.

    Com as sobras vou poder reinvestir meus dividendos e aumentar meu capital, posso até demorar a chegar a 1M,mas farei só o que gosto. Sem stress, sem gente burra, sem idolatrar trabalho....


    Não tenho pressa do 1M, quero qualidade de vida o mais rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 5k ao mês não precisando sustentar filhos dá para viver uma boa vida.

      Excluir
    2. Pra tirar R$5.000,00 por mes vc precisa de R$ 1.500.000,00...

      Excluir
  36. A buceta é o melhor calmante que existe, acho que vale a pena o investidor separar uma parte do orçamento para abrir mais xerecas....

    ResponderExcluir
  37. Olá pobretão, sou o Vivendo de Dividendos, mudei o nome do meu blog, se possível me adicione no ranking com este novo nome, abraços!

    ResponderExcluir
  38. Pobretão, acho que tá na hora de acordar, cara. Sua estratégia é ridícula. O máximo que vc vai conseguir aportando essa merreca que vc aporta é se aposentar com 4k por mês, o que não dá pra nada, comparado com a vida de luxo que vc quer ter.

    A única coisa que vc vai conseguir com sua estratégia é chegar na velhice com uma vida financeira confortável, porém, sem luxo, sem carros fodas, sem casa foda, sem mulher gostosa. Pra alguns isso tá de bom tamanho, mas parece que não é isso que vc quer.

    Bem, então, o primeiro passo e vc fazer os cálculos e descobrir a dura VERDADE: VC NUNCA VAI TER UMA VIDA DE LUXO GANHANDO ESSA MERRECA!

    Não estou falando isso pra te humilhar, não, muito pelo contrário. Apenas quero te alertar sobre o óbvio, que parece que só vc não percebeu: o seu salário é insuficiente para vc atingir seu objetivo. Vc só tem 2 escolhas: continue no seu emprego e se contente com uma aposentadoria simples, ou então MUDE, se arrisque e tente aumentar sua fonte de renda.

    Pra ter a vida de luxo que vc quer a única saída e vc investir no seu próprio negócio, sem empresário e não empregado. Mesmo cargos públicos de 15k não permitem aportes suficientes para vc juntar uma quantia considerável. 15k não é nada perto do que um bom negócio pode gerar de renda pra vc. Não estou dizendo que é fácil e nem que vc vai conseguir, muito pelo contrário, abrir o próprio negócio é muito arriscado e as chances de vc perder tudo são bem grandes, mas tb existe a chance de vc ganhar muito dinheiro e ter a vida de luxo que vc quer. Enfim, se é isso mesmo que vc quer, a sua única chance é arriscar.

    Se vc não quiser arriscar, tenha em mente que vc NUNCA VAI SER RICO, nunca vai ter uma vida de luxo, nunca vai ter mulheres gostosas pra comer. Isso é fato, faça as contas e vc irá perceber que com o salário que vc ganha ou até mesmo com um salário maior nunca será possível juntar a quantia que vc quer.

    Enfim, a escolha é sua, caso vc não queira arriscar, é bom vc estar preparado para abandonar seus sonhos e ter consciencia de que eles nunca serão realizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tá falando merda amigo, o pobretão pode sim ficar rico aportando o que ele aporta, mas ele terá de ficar praticamente 100% exposto ao mercado de ações e com boas ações em carteira, e o principal, terá de ter a sorte do mercado brasileiro se expandir muito e seguir no boom dos últimos tempos. Várias ações do IBOVESPA nos últimos 10 anos deram um retorno médio de mais de 3% ao mês, o que pra quem tem 1 milhão de reais geraria uma renda de 30 mil por mês, isso sem falar nos dividendos. Sendo menos otimista, digamos que o sujeito consiga tirar 1% ao mês, consegue ganhar 10 mil por mês, fora os dividendos, o que dá pra viver uma boa vida sim, inclusive com carros de luxo... Não vou dizer casa de luxo pois isso é caro demais, entao ai é complicado.

      Mas uma coisa é fato, as empresas crescem, os dividendos aumentam, sua renda passiva aumenta, e seu patrimônio vai se multiplicando com força. Prova disso é Luis Barsi Filho,, passou 40 anos aportando comprando ações do BB, e reinvestindo todos os dividendos. Hoje ganha mais de 5 milhoes por ano apenas com dividendos.

      Na renda fixa e na poupança NÃO SE FICA rico. No mercado de ações se fica.

      Excluir
    2. Resumindo, se ele ficar exposto apenas na renda Fixa e com uma taxa de 0,5 a 0,8 ao mês ele realmente não ficará rico, só terá uma aposentadoria média, estilo INSS um pouco melhor.

      Se ele alocar a maior parte em ações e obter uma taxa média de 1% ou mais, aí de fato ele pode ficar rico sim e ter uma boa vida.

      Excluir
    3. Sim, mas ficar exposto ao mercado de ações tem dois lados ne, renda variável pode vir para cima como para baixo. Um dos blogueiros poderia fazer uma simulação aí, pegar um período de 10 ou 15 anos, aportes de 2 ou 3 K, reinvestindo dividendos, ações da moda, pra saber como o cabra estaria hoje.

      Excluir
  39. Rapz uma coisa temos que admitir ele sabe ser polêmico....
    é o blog de ed. financeira com maior número de comentários kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  40. Pobreta, nos últimos 6 artigos venho comentando que seu maior erro êh maximizar seu aporte, em vez de buscar mais renda, arrumando um serviço de fim de semana, que ajudaria a melhorar a sua qualidade de vida, já que teria menos tempo para pensar asneira. Além disto comentei que mais importante ainda e mudar de atitude e passar a se comportar como vencedor, que inclui seu aspecto físico. Esta êh minha despedida porque agora você esta fazendo encenação para manter o some ibope alto. Por ultimo, seu salário e ruim porque e globalizado, se você não fizer, mandam o serviço para Mumbai, se você não crescer na empresa seus aportes vão levar a ser um velho pobretão. Tchau ex amigo Maico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maicon, você acha que eu consigo fazer tudo isso em menos de 1 mês, afetando aporte, pesquisas, treinos?

      O aporte é um dos temas do blog como nao vou escrever sobre isso?

      Excluir
  41. Repetindo e adaptando um comentário de Warren Buffet: Pra ficar rico precisamos ganhar dinheiro, e ganhar muito ajuda... Acho válido procurar outras fontes de renda pra ajudar no processo! O phoda eh trabalhar como um cachorro por mais de 40 horas... Mas vale a pena pensar no assunto! Eu trabalho 64, é a média de trabalho do médico hoje nesse país.

    ResponderExcluir
  42. Conheço um médico que trabalha 40 horas semanais num PSF +faz plantões 2/3/4feiras noite=36h +entra 6feira 19horas e sai 2 feira às 0700horas manhã=60h e vai direto pro PSF total40+36+60= 136 horas/semanais e ainda é vereador e casado...Pense só 7X24=168 O cara trabalha 136 horas das 168 horas que existem como médico sobram 32 para ele ser vereador, marido e pai....E pior ele diz que faz isso porque está pagando dívidas de banco. empréstimos que fez para pagar outros e assim por diante....Viu pobretão sempre tem alguém pior que você....Imagine se esse cara soubesse administrar a grana que ganha? ah ele paga pensão para uma espertinha que teve um filho com ele logo que ele se formou há uns 15 anos atrás....

    ResponderExcluir
  43. Pow, pra ganhar 10k mensal é mais fácil gastar 5 anos estudando uma em uma boa faculdade.
    Com salário bom, os aportes podem ser bem maiores que os 2K por mês, e você atinge a independência financeira bem antes do planejado.

    Ficar em empreguinho ganhando 3k e se matando pra fazer sobrar dinheiro não é vida.

    ResponderExcluir