domingo, 29 de janeiro de 2012

Porque todo mundo tem Iphone, Ipad, carro, frequenta baladas caras e faz viagens internacionais menos eu?

image

É impressionante como eu sou um pobretão perto dos meus colegas de trabalho, nos lugares que eu vou e das mulheres que conheço. Eles sempre tem todos os aparelhos e objetos da moda menos eu. Isso é humilhante demais.

No último post eu revelei um pouco do porque minha obsessão com ser milionário, rico, poder ter panicats pra escolher, de querer ser o melhor e mais forte em dinheiro. Desde pequeno até a adolescência eu sempre fui o mais pobretão da minha turma. Eu era o último a ganhar videogame super nintendo, tamagochi, iô iô da coca-cola, game boy, pião, tazos, roupas da moda. Enquanto estavam todos entrando na hora de vestir roupas mais legais de playboy eu andava como um mendigo, culpa dos meus pais que não tinham dinheiro para comprar roupas que prestassem. Quando eu ganhei as roupas já era tarde demais e a moda tinha passado. Quando começou a época de baladinhas, matinês principalmente, eu nunca podia ir pois o meu pai não me levava pra droga da matinê, eu não tinha roupa e não tinha dinheiro. Pra piorar meus amigos tinham vergonha pois o nosso carro era uma porcaria de um popular caindo as pedaços.

Prometi pra mim que eu não seria mais humilhado pelos meus amigos e pelas mulheres envergonhadas com minha condição. E estudei muito forte na faculdade para arranjar um emprego legal. Eu passava noites de sexta estudando sonhando com o dia que eu teria um emprego bom que me pagasse boa grana e teria meu carro, me vestiria muito bem, iria para lugares lindos, baladas e teria uma namorada muito bonita em que eu a levaria para jantar e compraria presentes direto. A vida que sonhei, tranquila, com grana, boa carreira.

Que amargo engano.

Ninguém me avisou que o mundo do trabalho paga mal para jovens. Ninguém me avisou que o mundo do trabalho são 10 a 12 horas de assédios, gritos, metas impossíveis, exigências, chefes vagabundos e badboys. Que é injusto, cansativo e explorador como já falei aqui sobre o inferno do trabalho pra mim.

Não ter nada dói

image

Isso me leva ao título do post. Na vida adulta continua eu sendo o pobre ridículo. Meu celular é o pior dos piores. É aqueles de 60 reais que não tira porra de foto, não recebe foto, não navega na internet e nem pra me acordar de manhã serve. O único joguinho é tão ruim que é preferível eu brincar com uma caixa de papelão rasgada com cheiro de cocô.

Mas todo mundo ao meu redor está com essas porras de Iphone e Galaxy, dando toques elegantes na tela. Ignoram o que você fala para ficar navegando no facebook. Ficam colocando os lugares que estão ao ativar a função no telefone. Como eu vou pagar 1700 reais nesta droga? Eu não vou comprometer aportes nem fazer parcelas.

Ipads. Como eu odeio esses tablets. Todo mundo que tem essa coisa parece que tem o rei na barriga. Custa super caro, um podre custa 1500 reais e o da Apple vai pra mais de 2.000 reais. Nunca que eu posso pagar isso.

Carros. Isso me dói muito viu gente. Eu vejo caras pobres, que ganham mal, peões mas todo mundo tem carro. Sabe o que é ninguém na sua empresa não ter carro? Sabe o que é você ser o único a não ter carro? Isso é algo que me faz sentir como se eu fosse o cara mais incompetente e pobre do planeta. Um rapaz que trabalha como entregador da Ambev ter um Gol novo e você nada. Mas como eu vou pagar parcelas de um carro e pior, 23.000 reais o mínimo, como aceitar comprometer meus aportes e dinheiro com IPVA, licensiamento, combustível e revisão??

E finalmente viagens internacionais. Todas as férias são fotos lindas tiradas pelas pessoas de seus lugares legais que foram. Pros que vão pros EUA gastam a torto e direito e na Europa visitam todos os países do continente mais cobiçado do mundo. E eu aqui. Nunca saí de São Paulo direito, com meu pulmão mais preto de poluição que carvão.

Bom o que quero dizer é que aportes altos tem um preço. Querer ser um milionário tem um preço. Ou você se conforma em ser humilhado pelos seus colegas e pelas mulheres que tem sempre coisas melhores que você e não ter nenhum bem legal ou aceite que a vida é trabalhar, trabalhar, trabalhar até os 70 anos, mantendo a competição de status com seus amigos pra não ser excluído e ter uma companheira do lado. Ainda sim me deixa intrigado como as pessoas conseguem comprar todas essas coisas. Como pode?

image

Eu escolhi o primeiro caminho. Portanto no momento só me resta contentar com a minha caixa de papelão rasgada com cheiro de…

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Homem Solteiro x Homem Casado: Quem fica rico mais rápido?

 

image

A discussão de dinheiro, riqueza e relacionamentos continua na pauta do blog, após eu falar dos gastos absurdos do casamento e dos filhos. Agora falarei de uma disputa que está rolando nos blogs de finanças pessoais: Quem fica milionário mais rápido, um homem solteiro ou um homem casado?

Para tal teste fiz uma série de cálculos e situações. Primeiro vou considerar eu contra um rival casado com uma mulher rica, econômica e que aporte porém que acabaram de se casar saindo da casa dos pais, depois fazer um teste contra um homem casado com uma mulher rica com capacidade alta de aporte e de mantê-los mesmo após o casamento.

Meu aporte é de 2.600 reais. Sobra pouco além disso para meus gastos de lazer, alguns fixos, algumas mulheres e pequenos gastos. Ou seja eu não conseguiria sustentar meu aporte e um casamento nem a pau pois moro com meus pais. Um rival casado aportando 2.600 mais uma mulher aportando também 2.600 aportariam juntos um total de 5.200 reais porém eles tem gastos maiores com aluguel da casa, comida, etc, pois sairam da casa dos pais. Então o aporte deles será de 1.800 reais cada, dando no total 3.600 reais.

Utilizando minhas premissas que uso para a chegada no primeiro milhão conforme meu primeiro post (0,58% de juros por mês) a partir de agora, janeiro 2012, teremos que:

Quem

Milionário  (nominal)

MIlionário (real)

Homem solteiro fev/2025 (13 anos) out/2028 (16 anos)
Homem casado jan/2023 (11 anos) out/2025 (13 anos)

O grande problema do homem casado é que apesar da união com uma mulher que também aporte na mesma quantidade é que ele, caso more com os pais (e ela também) terão que sair da casa destes e constituir um lar além da ajuda financeira deles (custos fixos e pequenas despesas) sumirem. Por isso diminuí os aportes. Vejam que os 1000 reais a mais do casal feliz se amando todo dia torridamente na cama enquanto eu sofro de solidão dia a dia apenas significaram 2 anos antes do meu status de milionário.

Agora vamos considerar eu enfrentando um casal em que o aporte não se modifique com o casamento, ou seja, o dinheiro que sobra após os aportes de ambos é suficiente para constituírem o lar. Portanto o valor será R$ 2.600 + R$ 2.600 reais dando incríveis 5.200 reais.

Quem

Milionário (nominal)

MIlionário (real)

Homem solteiro fev/2025 (13 anos) out/2028 (16 anos)
Homem casado dez/2020 (8 anos) dez/2022 (10 anos)

Neste enfrentamento o casado fica rico 5 anos antes do que eu e mantendo um nível de vida relativamente alto. Porém esta situação implica em um salário relativamente alto. Como mostrei no cálculo do casamento, 4.400 reais é um valor que um casal em São Paulo de classe média (sem filhos) pode esperar gastar para viver. Ou seja, 4.400 + 2.600 dá um salário LÍQUIDO de 7.000 reais. Vai ter que ganhar bruto incríveis 9.600 reais pra cima, salários que são dignas de pessoas de 33 anos em diante com foco em carreira.

Interessante notar que caso os dois pombinhos se divorciem e dividam o dinheiro lá em dezembro de 2020 (milionário nominal), ele receberá 500.000 reais que é exatamente o que eu teria nesta data solteiro. Caso eles se separassem no ano que eu fiquei milionário (2025), ele teria também 1 milhão de reais que é o que eu teria. Portanto o divórcio pode significar um desastre financeiro o colocando de volta no mesmo patamar que eu.

image

Qualquer valor abaixo de um 2.600 reais de um homem casado com uma mulher pobretona de baixo salário significa que o casamento não vale a pena pois você estará ficando mais pobre do que quando solteiro o que é um absurdo e disparate

De acordo com meus cálculos portanto, o casamento em que a esposa ajude a aportar forte só é válido se ele for mais que o dobro do que você aporta enquanto solteiro pois o divórcio, que nestes dias é inevitável, se ocorrer, te deixará de volta no mesmo patamar que eu solteiro.

Chocante.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Quanto custa ter um filho até os 21 anos? Ter um filho significa a pobreza eterna?

image

Sim. Pode significar a pobreza eterna ou que você pra sempre estará a mercê de seu chefe bad boy levantando a voz pra cima de você como se fosse um lutador de artes marciais faixa preta.

Como prometi no meu último post que falei sobre os custos de início e manutenção do casamento, em que casar com uma mulher pobretona significará que você ficará mais pobre do que quando solteiro (e ela mais rica), vou falar agora dos custos de um filho até os 21 anos. Não tenho filhos, pretendo tê-los mas desde que não atrapalhem meu objetivo máximo de vida que é ser milionário com um negócio próprio com fluxo de caixa pra sempre longe de qualquer emprego nojento e explorador da maldita e desalmada iniciativa privada.

Premissas

Por não ter filhos meus cálculos são relativamente não tão detalhados mas os valores, sejam pra cima, sejam pra baixo, são moderados. São um padrão de classe média paulista. Coloquei os principais gastos, separados por 4 grupos de idade (0-3 anos; 3-12 anos; 12-16 anos; 16-21 anos) para refletir as mudanças do pobretão júnior como ser humano. O sexo do filho em questão foi masculino o que em teoria significa gastos menores pois meninas tem mais gastos médicos, de roupa e estéticos e eu não sei quantificá-los. Portanto se tiver menina aumente os custos e cuidado para ela não engravidar porque aí sua vida acabou.

Tabelas de Gastos

Não sei muito como é o gasto de bebês mas não espere gastar menos de 656 reais em média por mês. O que daria em 4 anos R$ 31.464 reais. Isso sem contar o investimento da mobília e reforma do quarto ou mesmo mudança de apartamento pois estes são os piores gastos de um bebê.

           
    De 1 - 3 anos    
  Discriminação Gasto Mensal Gasto anual    
  Leite Ninho R$ 26 R$ 310    
  Fraldas Pampers R$ 60 R$ 716    
  Acessórios R$ 200 R$ 2.400    
  Roupas R$ 120 R$ 1.440    
  Remédios  R$ 50 R$ 600    
  Comida R$ 200 R$ 2.400 Total nesta idade (x4 anos)  
  Total R$ 656 R$ 7.866 R$ 31.464  
           

Depois o pequeno pobretão júnior terá que ir para a escolinha conhecer seus colegas mais ricos com pais mais bem sucedidos (desculpe filho), em que sua mochilinha, roupas serão mais bonitas, tênis, material etc. O caderno do pobretão júnior será daqueles horrorosos de tribal enquanto os dos amigos serão do Wolverine, Lanterna Verde, Capitão América. Os tênis da adidas e o seu da 25 de março. Novamente pobretão júnior, desculpe ter nascido em uma família sem posses. Culpe os antepassados incompetentes. Coloquei presentes de 200 reais por mês pois pra quem é homem sabe como video games e jogos são caros, além de desktops para o menino jogar joguinhos que é o que se faz nesta idade.

             
      De 3 a 12 anos    
    Discriminação Gasto Mensal Gasto anual    
    Roupas 120  R$              1.440    
    Comida 250  R$              3.000    
    Acessórios 200  R$              2.400    
    Remédios 50  R$                  600    
    Material Escolar 400  R$                  400    
    Colégio particular 750  R$              9.000    
    Presentes 200  R$              2.400 Total nesta idade (x10 anos)  
    Total  R$            1.970  R$            19.240 R$ 230.880  
             

Agora a coisa complica, pois o júnior entra na puberdade, meninas começam a parecer a única razão de vida e nossos filhos aprendem que a sociedade é a roupa que veste, o carro que anda, as baladas  que vão e o bairro que moram. Por eu ser pobre enfiado em uma sociedade de classe média alta sempre fui o último a ganhar game boy, super nintendo, a bermuda da moda, a camisa de marca. Ganhava quando a moda já tinha passado. Ganhava o super nintendo quando tinha game cube, já não lembro a ordem. Ganhava o playstation 1 quando o 2 era a moda. Ia para baladas 1 vez por mês enquanto todos iam 8 por que tinham dinheiro. E isso foi causando fortes impressões em mim de inferioridade e tristeza. Prometi que seria milionário, o mais rico dos meus amigos e que meu filho não passaria por isso mas parece que ele irá passar a mesma coisa. Novamente desculpe filho.

             
      De 12 a 16 anos    
    Discriminação Gasto Mensal Gasto anual    
    Roupas 100  R$              1.200    
    Comida 300  R$              3.600    
    Acessórios 250  R$              3.000    
    Remédios 100  R$              1.200    
    Material Escolar 500  R$                  500    
    Colégio particular 850  R$            10.200    
    Cursos Extra- Curriculares 350  R$              4.200    
    Presentes 300  R$              3.600 Total nesta idade (x5 anos)  
    Total  R$            2.650  R$            26.300 R$ 131.500  
             

Seu filho é bom passar em faculdade federal ou estadual pois se não a história não para nos 21 anos e sim vai até os 30 anos (de fato já vai). Os gastos maiores aqui são com as baladas dele, viagens e cursos para passar no vestibular da USP, Unicamp, etc.

             
      De 17 a 21 anos    
    Discriminação Gasto Mensal Gasto anual    
    Saídas pra Balada 300  R$              3.600    
    Ajudas Extras 150  R$              1.800    
    Cursos Vestibular 600  R$              7.200    
    Colégio particular 850  R$            10.200    
    Viagem Intercâmbio 300  R$              3.600    
    Conta celular 100  R$              1.200    
    Roupas 100  R$              1.200    
    Comida 300  R$              3.600 Total nesta idade (x5 anos)  
    Total R$ 2.700  R$            28.800 R$ 144.000  
             

O resumo da brincadeira é:

         
    Idade Total  
    0 - 3 anos R$ 31.464  
    3 - 12 anos R$ 230.880  
    12 - 16 anos R$ 131.500  
    16 - 21 R$ 144.000  
    Total (21 anos) R$ 537.844  
         

Seu filho custará durante 21 anos mais de meio milhão de reais ou 25.000 reais por ano ou 2.134 reais por mês. Isso são cálculos, na minha opinião, mínimos. Pode-se tirar de alguma conta pra outra, mas em classe média não escapará disso a não ser que o crie com níveis de classe C ou D. Se a esposa não ajudar fortemente não tem muito jeito. E isso compromete os aportes para se tornar milionário gravemente além da queda de produtividade no trabalho pelo foco maior que o filho exige (sono ruim, menos horas de estudo, lazer, preocupação maior com contas) perdendo espaço para homens mais jovens solteiros com disposição para tirar sua vaga com muita energia sobrando.

Novamente, desculpe filho. Eu não sei se posso tê-lo.