domingo, 22 de julho de 2012

O que importa é o fluxo de caixa e não o tamanho do patrimônio

Esse post vai ser direto. Todo investidor que pretende ter a vida dos sonhos sem precisar trabalhar (literalmente) e ter muito dinheiro por mês necessita focar não no tamanho do patrimônio apenas mas sim no quanto esse patrimônio gera de fluxo de caixa, ou seja, o quanto rende por mês.

Quem está melhor? Um investidor que tem patrimônio de R$ 700.000 que gera 10% de rendimentos por ano(dividendos, renda dos FII, cupons do tesouro) ou alguém que tem R$ 1,5 milhões que gera 4,5% de rendimentos?

O primeiro caso o nosso amigo terá 70.000 reais de renda annual. Está com a vida ganha se resolver parar de trabalhar. Não fará muitas extravagâncias com R$ 5.833 líquidos por mês mas o inferno do trabalho ele deixará para trás.

No segundo caso o patrimônio é pujante e o cara é milionário. Mas com 4,5% anuais o nosso amigo só gerará 67.500 reais ou 5.625 por mês. O cara é milionário e gera um rendimento que playboy consegue na mesada do papai.

Isso não faz nenhum sentido. Como pode um cara com quase R$2 milhões gerar uma mixaria de rendimento? Então desista logo de juntar grana e vá trabalhar e buscar cargos melhores que tira essa renda. Qual o sentido de se matar a vida inteira para conseguir uma merda de rendimento mensal desses que qualquer concursado consegue?

Não tem essa de investir em small caps de merda, investir em bova11 cu, ou pibb11 ânus. Essas merdas não geram porra nenhuma que presta de rendimento. Os dividendos das ETF’s vão pra cotação da ação o que é patético pois você não vê a cor do dinheiro para poder ter fluxo de caixa que é o que importa e as small caps inúteis, compostas por empresas minúsculas ridículas precisam reter o lucro para “crescer” (sobreviver pois um soprinho elas se fodem todas com seus lucros líquidos risíveis).

O pessoal que investe nessas porcarias não se tocam que ter um patrimônio do tamanho da bunda da mulher melancia não significa nada. Não se tocam que precisamos de grana mensal para sobreviver e pagar as coisas boas da vida e largar essa coisa terrível chamada trabalho e ter panicats todo dia.

Por isso que eu foco só em empresas que pagam dividendos altos. A Ambev paga dividendos ridículos pros investidores. Ela é ótima, cotação nunca para de crescer, nunca vai falir e ter problemas mas do que adianta ter 2 milhões em ações dela se você vai ganhar um valor ridículo de dividendos? Eles não compartilham com você o lucro então foda-se não me serve pois eu preciso de grana mensal alta pra viver meus sonhos.

Fundos imobiliários (FII) são fantásticos pois geram renda mensal para o investidor. Olhe o DY e se é seguro e esqueça a merda da cotação. Se tá pagando aluguel pra você então é só alegria pode ir a 0,05 centavos mas se tiver segura e dando graninha no bolso é isso que importa.

O foco do investidor é fluxo de caixa. Empresas de dividendos e FII são as armas dos pobretões para largarem os empregos e viverem seus sonhos. Almeje ganhar de 10.000 a 20.000 reais líquidos por mês ao fazer suas alocações e decisões de investimentos. Esqueça tamanho, foque no fluxo de caixa.

A não ser que você queirar ser um cara milionário que não consegue nem ir pro Caribe porque suas Ambev’s, CCR’s, Bovas, Pibbs, Marcopollos e títulos públicos toscos não dão nenhum tostão pra você enquanto aquele pobretão de merda com 2.000 reais de salário já viajou a Europa toda.

Relacionado: Quanto e quais ações você precisa investir para ter renda de R$10.000 mensal em dividendos?

142 comentários:

  1. Muito bonito a teoria. A prática muda bastante. As arvores tem que crescer, e ate que isso aconteça os frutos e as folhas vao apodrecer nas raizes para servir de adubo (poetico isso).
    Vai comendo antes vai..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entrem no meu blog, tb quero participar. Grata e bjs.
      http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3635917380424786504#allposts

      Excluir
    2. Menina, seja bem vinda, pense que com dinheiro vc pode ter dois maridos.Pois quem tem dinheiro tem poder e dá as regras da casa. Assim vc não precisa se preocupar em ficar tímida. Dinheiro tem poder. Se muitos blogueiros querem ter dinheiro para ir para cama com duas mulheres, as mulheres endinheiradas tb podem.rsss



      Invista muito em livros sobre finanças, Mara Luquet é um exemplo de autora que fala bem sobre bolsa, sobre como ganhar.

      Seja bem vinda ao mundo daqueles que sonham em encher o bolso.

      Excluir
  2. Ola Pobretao
    Concordo com seu pensamento de que devemos olhar pro fluxo de caixa se queremos ser independentes financeiramente. Acho complicado fazermos retiradas das nossas economias no futuro pra pagar as "contas do mes".
    Nao critico quem pensa ou investe de forma diferente, mas se o pensamento eh IF, acho que esse eh o melhor caminho.
    Pelo post.
    Abraco

    ResponderExcluir
  3. Se o interesse e' bater a inflação, a RF, pode ate ser interessante focar somente no fluxo de caixa, mas se o objetivo e' multiplicar o patrimônio, transformar aportes ridículos em uma fortuna, precisa investir em valor. Nos anos de 2000 a 2007 quem investiu em comodities se deu bem, principalmente petro e vale, olha a história do Arnaldo q todos conhecem.
    O interessante e' manter uma carteira balanceada com empresas q rendam fluxo de caixa e q as q se valorizem, de tempos em tempos vai rebalanceando. Sobre a pergunta do texto se e' melhor 1M em pagadoras de dividendos ou 1,5M em empresas ambev, marcopolo....... E' claro q e' melhor ter 1,5M. Se nesse momento decidir q chegou a hora da aposentadoria, semi aposentadoria ou o q for, migra parte da grana para pagadoras de dividendos. Ninguém precisa se manter estático assim como quando vc se decidiu pelo all in nao foi pensando em passar os próximos 20 anos aportando em uma única empresa.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pobretão.

    A composição da carteira de investimento deve ter como base o objetivo do investimento. Se for fluxo de caixa, a valorização da carteira não é tão importante. Porém, se o objetivo for se desfazer da carteira no futuro para realizar alguma compra, deve ser considerado a possibilidade de se investir em empresas em crescimento.

    Pobretão, irá perceber que terminei a mudança na apresentação dos resultados de minha carteira. Não apresento os valores aplicados. Sendo assim, não participarei do ranking.

    Que fique claro que esta foi uma decisão apenas baseada na possibilidade de discutir desempenho de papéis através do blog com amigos e conhecidos que fazem parte da minha rotina.

    Bons investimentos.

    ResponderExcluir
  5. Ufa! Milagres acontecem! Eu já tinha falado que o mais importante era a rentabilidade, mas não... Ficou teimando comigo.... kkkkkkkkkk

    Pobreta, a valorização patrimonial também pode servir para o fluxo de caixa.

    Vc viu o meu formato, como eu penso o meu patrimônio? Encaro como uma empresa. Nesse momento o meu "pro labore" é Zero. Mas quando eu conseguir dominar as técnicas de investimento e tiver uma rentabilidade constante e elevada, vou iniciar o pagamento de salário para o administrador do meu patrimônio, ou seja... Eu mesmo.

    Essa sua estratégia ela funciona, mas como diz o ditado "O boi engorda no olho do dono". O que eu quero dizer: ótimo, a empresa paga dividendos monstros, ótimo. Mas se ficar sabendo de alguma m**** que irá acontecer com a empresa, adeus, nem pense duas vezes. Venda tudo o mais rápido possível. E outro perigo: vc não administra a empresa e sequer tem acesso ao conselho administrativo. Então uma decisão de terceiros pode F**** com a sua vida.

    Para finalizar, eu peguei um vídeo e disponibilizei no meu site, é esse : http://www.youtube.com/watch?v=nz-OjGb3YNk&feature=related Quem sabe isso não faça vc repensar a sua vida?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Discordo do Pobreta,

    Só tenho uma Blue Chip na carteira, o resto é tudo Small e FII's. Se a diversificação é feita corretamente, as Small quando bem escolhidas rendem muito mais. Além do mais, as vacas leiteiras de hoje, foram small caps um dia. Quem acreditou no inicio está milionario hoje.

    Concordo que o importante é o fluxo de caixa. Que tal uma small que ganha em cotação e paga otimos dividendos? Vc ganha nas duas pontas. Fantástico! É isso q penso sobre RV.

    ResponderExcluir
  7. esse blog é de deseducação financeira.

    pqp, quanta besteira!

    só faltou recomendar fazer all-in em alguma ação em TH...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc eh tao inteligente assim, pq nao faz um blog e ensina os boca-abertas aqui como se faz?
      Inutil!!!

      Excluir
    2. Ui! Ela soltou a franga!!!!!

      Excluir
    3. Já começaram a usar meu nick pra trollar os outros. Os anônimos daqui parecem que têm 3 anos de idade porque mesmo podendo postar como anônimos eles preferem prejudicar as outras pessoas. Tem problema não, vou voltar a postar como anônimo. Dividendos já peço desculpas pelo engraçadinho acima. Abraços

      Excluir
  8. "Quem está melhor? Um investidor que tem patrimônio de R$ 700.000 que gera 10% de rendimentos por ano(dividendos, renda dos FII, cupons do tesouro) ou alguém que tem R$ 1,5 milhões que gera 4,5% de rendimentos?"

    Prefiro mil vezes ter um patrimônio de 1,5 milhões que um patrimônio de 700k. A única coisa que separa o rendimentos dos dois é uma realocação.
    O problema da pessoa apenas focar o fluxo de caixa é que, dependendo de sua alocação, este fluxo pouco crescerá ao longo do tempo.

    "Por isso que eu foco só em empresas que pagam dividendos altos. A Ambev paga dividendos ridículos pros investidores."
    Pra quem compra hoje, sim. Mas pra quem pegou ela uns 5, 10 anos atrás, ela paga dividendos maravilhosos.

    " e as small caps inúteis, compostas por empresas minúsculas ridículas precisam reter o lucro para “crescer” "
    Toda empresa grande já foi small algum dia. Esta retenção dos lucros é muito importante. Em 5 ou 10 anos, os dividendos minúsculos podem multiplicar várias vezes. Tenha visão de longo prazo.

    "Olhe o DY e se é seguro e esqueça a merda da cotação."
    Desta frase concordo apenas com a parte de esquecer a cotação. Mas é importante verificar também a probabilidade de crescimento da empresa. Se uma empresa crescer, será que apenas a cotação sobe? E os dividendos, ficam estáticos?

    Mesmo exposto isso, não digo que discordo totalmente com o que você disse. Investir em dividendeiras é uma ótima estratégia. Mas investir em empresas de crescimento também é uma boa. Você citou Ambev, mas está focado apenas no agora. Mas, e quem comprou a Brahma, será que está insatisfeito?
    Mas vai do perfil da pessoa.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o vídeo postagem feito para gente refletir.
      Pois bem. O cara diz que vive de mercado, mas está lá lá na corretora trabalhando. Fala isso usando a blusa da iCap vende "agualhadas do Didi" na corretora. Que credibilidade este cara tem?

      Excluir
    2. Finalmente um comentário que vale a pena ser lido!

      Excluir
  9. Segundo projeções, ELPL4 irá pagar 4,8% de DY em 2012. Muita small cap paga isso aí, até a poupança paga isso aí.

    Hoje em dia não é facil viver de DY. Todas q estão pagando razoavelmente bem, contém riscos implícitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, a poupança paga 6% de DY...

      Excluir
    2. Minha modesta opiniao eh que esses rendimentos (que jah foram maiores) da RF estao com os dias contados.

      Excluir
    3. Antes de pensar nas retiradas é preciso fazer o bolo crescer. Renda variável está num momento bom no Brasil, porque a crise na Europa não durará para sempre e muitos papéis - sejam eles SMALLs ou pagadores de dividendos - estão descontados. Foco no agora. Foco no fermento que ajuda a aumentar o montante, que é a quantidade de ações em poder do investidor, pobreta!

      Excluir
  10. OPObreta está voltando aos bons posts financeiros. Tudo vai depender da estratégia de vida de cada um. Já pensou em como será investir em épocas de crises? Quem tiver 300k no TD vai poder comprar um monte ações com p/l abaixo de 5, yield maior que 15%.

    Cada investidor tem a sua expectativa de como gastar o dinheiro.Mas acho interessante ter um flxo de caixa alto. Ao mesmo tempo acho burrice de alguns invesidores que são funcionários públicos comprarem casa própria antes de juntar 3M. Apto só dá lucro se vc vender ou se vc cobrar aluguel dele. Não adianta encher a boca e dizer que teve lucro de mais de 100% por ter comprado po 30K e hoje ele "valer " 150K.Cade o dinheiro no seu bolso, poderíamos perguntar. Alugar sai muito mais barato.


    Que tal fazer um post sobre a BURRICE de comprar casa? Pois imóvel caro gera despesas como IPTU caro além de imobilizar um capital que podia pagar bons dividendos....

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, 1 milhão não vale mais nada, e as pessoas sabem diso! As mulheres não vão dar em cima de vc por causa de uma merreca dessas.

    http://www.youtube.com/watch?v=cCK6P-f4Ues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra que COMPRAR casa? é possível pagar 5 anos de aluguel adiantado e conseguir muito desconto. Além disso a bolha imobiliária vai levar valores irreais de volta a normallidade.

      Excluir
    2. Ah vai, ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ se vai....

      Excluir
  12. Show de Bola,Pobreta, gostei dos números.Melhor 10% de 700k do que 4,5% de 1,2M. Os cáclulos sempre embasam os raciocínios.


    É muito mais fácil conseguir 500K e ganhar 50 k por ano do que esperar para chegar ao 1M.

    O investidor pode sair de um emprego e CONTINUAR A INVESTIR com parte dos dividendos.


    Quem ganhar 70K ao mês pode torrar 38883,00 líquidos e ainda aportar 2k. Vai sair de emprego pentelho , vai curitir a vida, malhar, ler coisas boas e AINDA vai continuar a aumentar o patrimônio. A diferença é ter saído de um emprego chato e ter mais tempo para estudar estratégias de REINVESTIMENTO DOS 2K QUE SOBRARAM.

    Os posts com cálculos são geniais.Parabéns, esfregue o número dos fanáticos por emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem, 70k ao ano. Tire o dinheiro da conta corrente e coloque na poupança.A Síria pode entrar numa guerra civil eterna, Israel pode bombardear o Irã por causa dos atentados,com isso tudo a Bovespa pode despencar.Vc vai poder comprar muita empresa ótima com p/l abaxo de 3 ....


      Ass.Senhor da Guerra

      Excluir
  13. Caso o Pobreta leve mais 6 anos para juntar mais 400k ele poderá receber R$ 4166,00 ao mês, para um jovem que mora com os pais dá e sobra mesmo com a inflação.

    Falaremos sobre atingir a IF, isso é diferente de virar milionário que é algo que exige mais dinheiro. No entanto, dá para ter IF muito antes de ter 1M.


    Passos para a IF:

    1º) Juntar 500K e mandar o chefe comer grama;

    2) Reinvestir 1,5 k todo mês, em apenas 36 meses o pobreta chegará a R$ 728.408,01.

    Com essa quantia será possível receber R$ 72840,00 ao ano e R$ 6070,00 ao mês, dá para viver com 4k e colocar R$ 2k ao mês , em mais 3 anos chega ao primeiro M. Com o detalhe de que estará sem trabalhar há uns 6 anos....

    O importante é se manter e reinvestir pelo menos 20 % dos dividendos.

    Lembrando que comprar casa própria antes de 3M é burrice para quem não quer ter filhos. Quem tem família pode se preocupar com isso, pode querer deixar alguma herança, mas quem não quer crinaças gastonas pode viver de aluguel sem preocupações.

    Ass.Senhor da Guerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pobreta declarou q recebeu uns 10K em dividendos ano passado, considerando que seu salário deve ser uns 4K, vai precisar chegar aos 48K/ano, ou seja tem q focar em aumentar o montante da forma q seja mais eficiente e nao se ater somente as boas pagadoras de DY.
      Quanto aos aps, por onde eu ando comprar um ap hj por 65K e' tarefa impossível, tão pedindo mais q isso em terrenos vazios.Qualquer investimento conservador q te de 0,8/ mes ta ótimo, se eu achasse esse ap q falou eu compraria.

      Excluir
    2. Acredito que ninguem parou para fazer as contas de que é praticamente impossivel ele ter recebido 10k de dividendos no ao passado se ele tinha menos de 90k investido e provavelmente iniciou o ano com uns 60k
      Tem gente viajandomcom esse papo de DY

      Excluir
    3. Vocês estão esquecendo de deduzir a inflação do rendimento, isto é, é preciso calcular a rentabilidade real... ou o DY real...

      Excluir
  14. O problema é que não tem lanche grátis, Pobretão.

    Veja o que aconteceu com a ELPL, sou muito mais a favor de investir em empresas com crescimento orgânico (natural) do que nessas que fogem do padrão aumentando exponencialmente o risco. No fim os que querem tudo quase sempre acabam com nada, cuidado.

    ResponderExcluir
  15. Isso ae, Pobreta, com 50k ao ano dá para sair do emprego. Com isso é possível reinvestir de 20 a 30 % dos dividendos. Primeiro sair de emprego chato, depois chegar ao milhão.

    Acho melhor o indivíduo levar mais TEMPO para chegar primeiro ao Milhão e sair mais RÀPIDO do emprego. Melhor para de trabalhar em 8 anos de economia e levar mais 8 para ser milionário. Total 16 anos para chegar à sonhada quantia. Melhr do que se foder acordando cedo e aturando chefe pentelho por 12 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse tudo, basta atingir um fluxo de caixa equivalente aos gastos mensais e então sair do emprego, mesmo antes de atingir o montante desejado. Com isso você tem tempo, felicidade e tranquilidade para trabalhar com outra coisa, estudar se for preciso, tentar criar um pequeno negócio e coisas do tipo, e aí então voltar a aportar forte.

      Se não gosta do emprego, o primeiro objetivo é sair dele.

      Excluir
    2. Exatamente!
      Naum precisa esperar juntar 1 milhão pra sair do enprego.

      Assim q vc tiver um montante que renda o mesmo tanto do salário, vc gasta uma parte do rendimento e reaplica a outra parte...

      Excluir
  16. Gostei da ideia de fluxo de caixa.

    ResponderExcluir
  17. Pobretão, você vai apanhar muito para aprender sobre mercado. Leia Philip Fisher.

    Eu comprei Marcopolo por RS 2,30. Na época ela segurava o dinheiro para crescer mais, eu tinha um dividend yeld na faixa de 3%. Só que o efeito que ele gera hoje em dia é outro, ela paga livre em torno de 0,30 centavos. Na cotação que eu paguei (2,30) eu recebo por ano algo em torno de 13% livres pelo preço de aquisição. Estou casado com a cotação. No futuro, ela vai pagar 0,70 cventavos ... e de quanto será meu dividend yeld?

    Eh assim que se investe, longo prazo pobreta.... vc que eh novo ainda, deveria focar no crescimento do patrimonio, depois procure pela renda.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, desista o pessoal não consegue entender.

      Falam que são investidores de longo prazo etc, mas precisam da
      satisfação psicológica de ver algo caindo na conta imediatamente.

      Excluir
    2. A ideia é exatamente esta do primeiro anônimo. Não se surpreenda caso a Marcopolo daqui a uns 10, 15 anos estiver pagando R$2,30 de dividendos. Enquanto isso as empresas que quase nada tem a crescer terão seus dividendos pouco alterados durante o período.

      Abraços

      Excluir
    3. Não se surpreenda se daqui a uns 10, 15 anos, a inflação reduza esses R$ 2,30 a R$ 0,80 descontando a inflação acumulada...

      Excluir
    4. A grande dificuldade de se fazer cálculos é que o papel aceita tudo....

      Excluir
    5. Primeiro anônimo, que livro dele vc recomenda?

      O “Commom Stocks and Uncommon Profits”?

      Excluir
  18. Vamos polemizar rs. Eu não entendo nada de bolsa MAS acho que esses rendimentos (ou DY) que as empresas estão pagando são muito remelentos. Veja bem, hoje (mesmo com a alta) é possível comprar um AP na planta perto de uma faculdade (campus do interior) por 65 mil reais. Esse mesmo apartamento vai render R$ 500,00 líquidos por mês (na verdade você aluga por R$ 550,00 mas R$ 50,00 fica pra imobiliária pra não ter dor de cabeça). Ou seja, um negócio de R$ 65.000,00 está rendendo 0,76% líquidos a.m. Aí você fala, mas pode ficar sem alugar...perto de faculdade pública? Sério mesmo? 10 Ap's desses e dá pra ter um fluxo de caixa tranquilo...fora uma eventual valorização do imóvel (embora o objetivo não seja vender mesmo). Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja vem um misturar alhos com bugalhos.. investir em imoveis nao tem nada a ver com a açoes va estudar

      Excluir
    2. A conversa não é sobre imóveis ou ações e sim sobre fluxo de caixa. Isso pode ser conseguido de diversas formas, inclusive com imóveis. Vá estudar.

      Excluir
    3. Trollbusters, é preciso estudar mais realmente. Imóveis para aluguel podem render bom dinheiro, mas ações podem disparar na bolsa, além de pagarem bons dividendos.

      Quem quiser se dar bem,ganhar dinheiro de várias fontes, vai ter de ler muito, muito, muito. Acho que pelo menos uns 20 livros para poder ter segurança de fazer um bom investimento com valores altos. Conhecer mat fin e contabilidade é mais que fundamental, é sagrado.

      Excluir
    4. Anônimo concordo plenamente! Cada classe de ativos tem suas vantagens e desvantagens até mesmo metais (cujo investimento em nosso país, infelizmente, é inviável).

      Matemática financeira é essencial pra vida, inclusive em situações cotidianas (pra descobrir que aquela taxa de 0,99% a.m ao financiar um carro vai pra 1,29 graças ã TAC por exemplo). O mesmo em operações bancárias.

      Contabilidade já considero um fundamento mais estratégico, uma ótima ferramenta para a elisão fiscal por exemplo (necessária em um país com a nossa carga tributária).

      Só acho que, pesando os riscos, não vejo hoje a bolsa como o melhor meio de fazer fluxo de caixa (embora seja um ótimo meio de crescer o patrimônio).

      Abraços

      Excluir
    5. Quem quiser se dar bem financeiramente precisa diversificar, ser cauteloso, buscar várias fontes de renda ativas e ter paciência.

      Não se compara imóveis com ações, quem quiser ser fico precisará ter dos dois!

      Os milionários não ficam discutindo se imóvel renda mais ou menos que renda variável, os milionários aplicam seu dinheiro em ambos e estudam para aplicar da melhor forma possível em ambos.

      Excluir
    6. Não se compara imóveis com ações, quem quiser ser fico precisará ter dos dois!

      ***Discordo, tem um monte de milionários que só tem imóveis e um monte que só tem ações, tem alguns até que só tem dinheiro na poupança.

      Os milionários não ficam discutindo se imóvel renda mais ou menos que renda variável, os milionários aplicam seu dinheiro em ambos e estudam para aplicar da melhor forma possível em ambos.

      ***Discordo novamente, estamos aqui pra discutir a melhor forma de alocação de capital, posto que o mesmo é limitado (estamos considerando pessoas a caminho do milhão e não pessoas que já são milionárias). Excesso de diversificação pode ser tão perigoso quanto a falta dela (pois os ativos com baixo retorno "matam" a rentabilidade dos melhores ativos).

      Excluir
    7. Troll,

      Retorno de 0,76% vc encontra facilmente por meio de FII's. E outra coisa, me passa o endereço desse tal AP de 65k em frente a faculdade. Isso é conversa fiada ou tentaram te enganar, esse preço não existe. A não ser q essa faculdade seja no interior do Acre.

      Excluir
    8. Tem teu e-mail lá no BLOG? Vou te passar o contato.

      Excluir
  19. A Elpl vai ter uma queda de 5% no preçoda tarifa. Mas considerando que mais pessoas da classe c comprem ar condicionado e microondas,é de se pensar que a RECEITA vai aumentar.

    A cotação da ELPL4 caiu mais de 30% este ano, mas a tarifa VAI cair 5%.... Acho que ela ainda pode pagar um bom dinheiro.

    Sobre as ideias de usar um futuro fluxo de caixa, acredito que o Pobreta esteja pensando em sair o mais rápido possível do emprego, por isso foque nisso num primeiro momento. Após a IF, com mais leituras, é possível pensar em comprar empresas de crescimento.

    ResponderExcluir
  20. isso é ser rico, ter 1 milhao só da pra pagar as contas do mes

    http://www.youtube.com/watch?v=3k8lMWUuQgs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que o tio Eike compra? rs

      Excluir
  21. Pobreta, os dividendos pagos pelas ETF são usados para comprar mais ações e assim continuar espelhando o índice ibovespa, sendo que a pontuação deste índice já vem com os dividendo embutidos.
    Falaram lá em cima que a poupança paga 6% de DY e a História não é bem assim.
    O investido em ações ganha de 2 forma:

    1 - Ganho de capital, com o crescimento do montante caso a cotação suba ao longo do tempo.

    2 - Com o pagamento de dividendos pago pelas empresas.

    Se você tiver 1 milhão investidos em ações quepagam 6% de dividendos, você receberá anualmente 60 mil em dividendos ou 5 mil por mês, mas o montante continuará subindo (caso as ações tiverem alta)
    Mas se você tiver esta mesma quantia investido na poupança e usar todos esses 60 mil de rentabilidade da poupança (poupança antiga + TR) o montante não crescerá.
    Em relação aos dividendos pagos pelas ações, quanto maior for o montante investido, maior será a variedade de papeis disponíveis para receber a mesma quantidade de dividendos ex:

    Para receber os 60 mil em forma de dividendos anuais ou 5 mil por mês você vai precisar:

    500 mil - com papeis que paguem no minimo 12% de DY (pouquissimas opções)
    1 milhão - com papéis que paguém no mínimo 6% de DY (mais opções)
    2 milhões - com papéis que paguem no mínimo 3% de DY (muitas opções)

    portanto quanto maior for o montante investido, você terá maiores opções de papéis para receber a mesma quantidade de dividendos.

    Um abraço pobreta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de que seu capital estará muito mais protegido.

      Imagina ter tudo em uma empresa só, que paga 12% de dividendo. Aí a empresa quebra... Se fudeu.

      Agora, se tem tudo diversificado em várias empresas, umas com DY maior e outras com DY menor, tranquilo, se uma empresa quebrar é ruim mas nem tudo está perdido.

      E comparar DY com poupança realmente é um ABSURDO SEM TAMANHO, rentabilidade de poupança e de renda fixa é totalmente diferente de DIVIDEND YIELD. DY não é rentabilidade, dividendos não é rentabilidade. O pessoal nem sabe o que são dividendos e fica fazendo rolo.

      Excluir
  22. Fala, Pobreta!

    Sem sombra de dúvidas, o Fluxo de Caixa é o mais importante de todos. É ele quem paga as contas.

    Porém ele é gerado a partir do Patrimônio.

    Em termos de investimento, é um equilíbrio. O nome disso é custo de oportunidade. E cada pessoa tem um.

    []s!

    ResponderExcluir
  23. Pobretão, qual corretora você é cliente?

    preciso escolher uma, pois o do Itau não me pareceu boa.. Obrigado

    ResponderExcluir
  24. A verdade é que 1 milhão de reais não é tanto dinheiro assim. Se é na renda que você está focando, vou engrossar o coro dos que dizem que é melhor você arranjar outro emprego, que você suporte melhor (e de preferência que pague melhor também, porque 3000 líquido por mês é uma miséria em SP, muitos garçons ganham mais que isso). Segundo o PNAD/IBGE, em SP, para estar entre os 10% mais ricos você tem que ganhar mais de 6 mil reais por mês. Para estar entre os 1% mais ricos, mais de 21 mil reais por mês (e aí entra todo mundo, desde o cara que ganha 21 mil por mês até o cara que para isso de mesada para o filho playboy, fortão e comedor que anda em Camaro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Focar riqueza usando a lupa do salário mensal é tão importante quanto calcular o poder aquisitivo medindo quantidade de televisores na residência...

      Excluir
    2. Quem mora fora de Sampa pode viver muito bem, com muito menos grana...

      Com 6k por mês vive-se como rei no Rio.Boates mais baratas, mulheres mais saradas, praia, moteis mais baratos.

      Excluir
    3. Isso se o sujeito já tiver onde morar, pq o metro quadrado do Rio é muito mais caro. E o IPTU também.

      Excluir
  25. o melhor comentário do post foi o do apartamento de 65000 perto da faculdade.

    kkkkkkkkkkkkkk

    que tipo de apartamento é esse? que faculdade é essa? em que cidade?

    kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  26. Vc prefere ter 700K que rendem 10% ou 1,5k que rendem 4,5%? Pó meu irmão essa e a pergunta mais fácil de se responder e claro que prefiro ter 1,5K.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro ter 700K a 1,5K. Se fosse 1,5M seria outra história...

      Excluir
  27. Sempre foquei em dividendos. Todas as empresas da minha carteira pagam dividendo pelo menos razoável. Mas entendo que não devemos desprezar empresas que retêm o lucro e reinvestem no negócio. Tenho dos dois tipos. Atualmente minha renda com dividendos é de uns 400 reais por mês, em média. Pouco, bem pouco. Mas no longo prazo, assim como a maioria aqui, quero que essa renda seja capaz de aumentar bastante e me proporcionar independencia.
    Ótima discussão a do post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer que todos os dividendos são religiosamente reinvestidos. Nunca tirei um centavo sequer.
      Sobre o apartamento de 65k perto da faculdade, realmente ta fora da realidade, pelo menos de onde eu conheço. A não ser que seja um bairro ruim, desvalorizado e tal.. e o apartamento bem ruinzinho tambem.

      Sobre imóvel... não penso em comprar por enquanto. Moro de aluguel e assim pretendo permanecer. Empatar um dinheirão num imóvel pra morar.. pra mim é desvantagem.

      Excluir
    2. 400 por mês de dividendos já é suficiente para ter duas noites com meretriz por mes oo que eh suficiente para eliminar a necessidade de constituir familia, o que acarreta em muita economia no longo prazo.

      Excluir
    3. Dependendo das meretrizes, da negociação, dá para conseguir mais diversão em cima do capital investido.


      Por outro lado quem casar pode se separar e ser obrigado a dividir metade do patrimônio com a ex patroa, isso depois de ter levado uma galhada.

      Excluir
  28. Caramba, o blog do homem é sobre finanças, mas ele só escreve sobre como ele é um pobre, feio e com baixa auto-estima. Mas no dia que ele resolve escrever sobre finanças, só sai merda sô!!!

    Vixe-maria!!!

    ResponderExcluir
  29. Até q enfim um post sobre investimentos... achei q ia ficar naquela história: "eu sou fudido e não cono ninguém" ou "só os playboys pegam as gostosas".

    ResponderExcluir
  30. Pra quem não se tocou, a finalidade desse post é apenas justificar um all-in ridículo e fracassado em ELPL4.

    Além de não assumir que errou, o cara ainda quer arrastar as outras pessoas para o mesmo buraco que ele.

    O Pobreta na bolsa é como aquele cara entra no samba de costas. Tá no meio da festa, mas nem sabe o que tá rolando e nem o que fazer. Tá mais perdido que cego em tiroteio.

    O que vc precisa, Pobretão, é de um acompanhamento psicológico urgente. Vc é um forte candidato a cair em golpes, falcatruas e nas MNDL4 da vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll, pessoalmente eu acredito que ele está num estágio de evolução como investidor. Eu já tive uma discussão com ele, aonde eu dizia que o importante era a rentabilidade do patrimônio e ele obcecado nos aportes.

      Ele já reconhecendo que rentabilidade é o mais importante já é um grande passo.

      Excluir
  31. Pessoal o apartamento é perto de uma UNESP campus do interior. Perto quer dizer uns 800 metros...não em frente. AP de 35m2 quarto, sala, cozinha e banheiro com uma vaga na garagem (predinho 3 andares sem elevador). Entrega em julho/2013. Pra alugar mesmo. Não sou corretor e não ganho nada com isso mas se alguém quiser deixa o e-mail aí que passo os dados da construtora.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse blog é de utilidade pública, então vc pode deixar os dados aqui mesmo. ou vc pretende conseguir algum "agrado"?

      Excluir
    2. Tem razão Tatassaruga segue o site onde tem o contato: http://www.imobiliariarealiza.com/

      Abraços

      Excluir
  32. Pobretão,

    Você é um cara interessante mas esse post, sem sombra de dúvidas, foi o pior já escrito por você. Seu raciocínio está errado por dezenas de motivos que não cabem expor num comentário ("Chasing yield", subdiversificação intra e interclasse, concentração de setores, etc.). Essa busca desenfreada por yield está levando a fundos esdrúxulos como descrito nesse link: http://online.wsj.com/article/SB10001424052702303644004577525083204389036.html

    Vamos estudar.

    Abraços,

    VR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso concordar com o VR, post lamentável.
      Pobretão recomendo que pare um pouco de escrever o que sente e estude para escrever com argumentos, os seus posts são lidos por investidores iniciantes que podem tomar isso como verdade.

      Abraços

      Excluir
    2. Gente, acho a ideia do Pobreta melhor do que muita teoria linda que vemos por aí....

      Excluir
    3. Ola General
      Respeito muito sua opiniao, porem talvez o Pobretao foi mal interpretado. Quando falamos em independencia financeira, muito temos em mente que devemos ter uma renda mensal ou muito proxima disso, para podermos pagar as contas normais. Uma das possibilidades de termos tal renda eh termos uma carteira fortemente voltada a dividendos. Sao extrategias, podem nao ser as melhores, mas jah eh algum caminho a seguir (lembrando que a maioria nao tem qualquer planejamento)

      Quanto ao comentario do VR para estudar...isso sim eh lamentavel.
      Jah mandou estudar os que estavam comprando BCFF11B quando ela estava a R$100 no mes passado.

      Excluir
    4. DIVIDENDOS:
      WARNING: INVEJOSO DETECTED!!!
      WARNING: INVESTIDOR FAKE DETECTED!!!
      WARNING: APORTES TIRADOS DO CÉU DETECTED!!!
      WARNING: PATRIMÔNIO DO UOL INVEST DETECTED!!!
      WARNING: BAJULADOR DO INVESTIDOR TROLL DETECTED!!!

      Excluir
    5. Nao me acompanha que nao sou novela.

      Excluir
    6. Gostei do que o Dividendos escreveu, não dá para levar muito a sério "investidor estudioso " que comprou ETFs que posssuem em sua composição com OGX, com Gafisa.... Acho que o VR devia estudar também.

      Existem pessoas que querem viver do Fluxo de caixa, não estão desesperadas para montar um patrimônio de 6M em 20 anos.

      Imaginem um investidor que se aposentou com 700 ou 800k, curtiu muito, viveu bem, viajou pelo litoral, e ainda juntou 30 % dos dividendos. enquanto outro investidor se esforçou durante 25 anos num emprego sacrificante, aturou trânsito amaldiçoado, casou, tudo para juntar 5M.

      Acho que no primeiro caso houve melhor qualidade de vida, apesar do menor patrimônio.

      Excluir
    7. Discordo do VR, o Pobreta pode não ter a melhor base teórica da blogosfera, mas dentro dos objetivos dele, que são sair do emprego maldito o mais rápido possível e curtir muito, está muito bom viver de dividendos, alguns poderão juntar maior patrimônio, mas outros vão sair do trabalho mais rápido.

      Cada um tem sua estratégia de vida. Estou com o Dividendos e com o Pobreta.

      Excluir
    8. só to vendo essa galera comprando bcff11b e afins aos tubos e se achando o patrão montado numa mina de ouro, quando o castelo de areia ruir vou rir por 1 semana inteira

      Excluir
    9. VR tem um problema que é estudar demais, e como em toda area não adianta apenas estudo, falta a pratica, Pobretão por sua vez estuda de menos e tb nao tem pratica!
      Ambos possuem pessima rentabilidade mensal e anual, ambos aumentam pateimonio apenas por conta dos aportes!

      De q adianta mandar a galera estudar se ele mesmo não esta grande coisa? Ahhh sim, a longo prazo a estrategia dele é comprovadamente vencedora, bem, a longo prazo todos estaremos mortos!

      Estudar sim, colocar em pratica tb, mas por favor com rentabilidade, de nada adianta ter uma carteira super hiper mega diversificada e não render porra nenhuma, assim como não adianta ter carteira só de dividendos e ver o patrimonio diminuindo!!!

      Ta tudo errado aí gente, acordem!

      Excluir
    10. Dividendos,

      Falei para todos nós estudarmos pois o pobretão fala alguns absurdos, achar ETF ruim pq a mesma reinveste os dividendos? Achar small-cap ruim sendo que no mundo inteiro elas tem um retorno maior que as large-cap no longo prazo?

      Sobre BCFF11B, AGEN11 subiu 16% no mês e 86% no ano, isso faz dela uma ação boa? Rentabilidade recente não diz nada sobre um investimento.

      Abraços,

      VR.

      Excluir
    11. Não sou contra o fluxo de caixa, pelo contrário, acho muito válido. O que sou contra é generalizar e escolher uma estratégia como vencedora criticando todas as demais, o Pobretão fez um ALL-IN errado por exemplo e teve uma rentabilidade de -10% este ano porém o Investidor Sardinha fez a mesma coisa e teve uma rentabilidade de 47%. Não tem certo e errado, existem estratégias e perfil de investidor, muitas pessoas conseguem juntar uma fortuna na poupança que estudiosos de ações não conseguem no mesmo período, principalmente por se achar melhor do que os outros e cometer os mesmo erros pensando que dessa vez será diferente.
      Sou investidor de ETF's e defendo eles pois já investi em ações com baixo capital e sem estudos, foi um erro e hoje vejo isso porque estudo muito e leio diversos livros por mês, participo de fóruns e converso diariamente sobre finanças, uma disciplina que adoro falar por horas. Portanto recomendar estudos não é uma ofensa, ofensa seria pensar que já sabe de tudo e parar de estudar para bater em apenas uma tecla.

      Abraços!

      Excluir
    12. Pode dizer quais ações vc investiu e por quanto tempo? só pra gente ter uma ideia do "naipe" das empresas...

      Excluir
  33. esse artigo descreve bem os nossos FIIs, que pagam dividendos com o dinheiro do próprio cotista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode escrever ai, sera a nova avestruz master

      Excluir
  34. Como é que é? AMBEV e CCR agora não prestam pra gerar fluxo de caixa?

    Se você olha só a % do DY está fazendo errado. Tem que ver o crescimento dos dividendos + valorização do papel. Nesse ponto essas duas são excelentes.

    No blog do pequeno investidor tem um estudo sobre ambev. Recomendo.

    Ah e títulos públicos podem pagar cupom semestral. É só escolher essa modalidade.

    ResponderExcluir
  35. Esse pessoal nem sabe o que são dividendos.

    Dividendos saem do preço da ação, receber 1000 reais de dividendos de uma empresa é mesma coisa que vender 1000 reais da sua carteira, no fim da na mesma.

    Dividendo não é rentabilidade, dividendo não é almoço grátis, dividendo não é mágica.

    Vamos estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho incrível como pessoas que não sabem de nada têm sempre uma opinião, quando não uma certeza, sobre todos os assuntos.

      "Se cada espanhol opinasse sobre aquilo que sabe, e só a respeito do que sabe, se faria um grande silêncio, que poderíamos aproveitar para o estudo".

      Don Manuel Azaña

      Excluir
    2. Isso é uma verdade Anônimo. Os dividendos são sempre descontados.

      Excluir
    3. Num mercado em alta as ações se valorizam. Com isso é possível ter rentabilidade além dos dividendos.Ganha-se mais dinheiro.

      Excluir
    4. Com 30 % dos dividendos, pode-se comprar mais ações descontadas, podendo receber mais dividendos no próximo ano.


      Gostei do post, esse foi um dos melhores que o Pobreta já escreveu.Viva os dividendos, viva o fluxo de caixa, abaixo o emprego, abaixo a perda de tempo num trânsito idiota.

      Excluir
    5. Errado, anônimo.

      Se as suas ações virarem pó, vc continuará recebendo dividendos. E elas não ficarão negativas.

      Vamos estudar...

      Excluir
  36. SEXO SÓ DEPOIS DO CASAMENTO

    Não pratiquem sexo antes do casamento, só trará maldição e arrependimento.

    CONVERTAM-SE!!!

    ResponderExcluir
  37. Concordo com o Pobretão, existe muita teoria bla bla bla, teoria dos mercados eficientes, irrelevância do dividendos, como se receber 100k de dividendos fosse um evento irrelevante.Quem pensa assim vai dizer que 500k tb seriam irrelevantes.


    A ideologia de alguns é ficar riquíssimos. Outros preferem parar de trabalhar o mais rápido possível e viver na putaria sem comprar casa, sem ter filhos, sem casar. Quem quer ficar rico, comprar uma mansão , ter um BMW zero, vai ter de juntar uns 4M na bolsa. Mas para quem quer apenas curtir, com 700 k é possível viver de dividendos e ainda reinvestir. Um cidadão que more com os pais, não pague por um palito de fósforo pode viver bem , sem stress, só na curtição, com 4 k por mês

    Se alguém sonha em ter 5M, comprar uma mansão de 3M mais um Mercedes-benz Classe Slk Pontiac Conversível que custa 115k , http://carros.mercadolivre.com.br/carros/mercedes-benz/mercedes-slk , vai ter de reinvestir todos os dividendos por uns 20 anos. Legal, quem pensa em ter 5M o mais rápido deve reinvestir todos seus dividendos e ainda fazer empréstimos nas próximas crises para poder comprar mais ações com essa alavancagem

    Mas se outra pessoa pensa em sair do emprego e curtir a vida, com 700 k já dá para viver com 4k ao mês, reinvestir 22k por ano. Sem filhos, sem pagar nada em casa dá para curtir muito.

    ResponderExcluir
  38. http://opequenoinvestidor.com.br/2012/06/bilionarios/



    Quem quer ter uma vida mais frugal deve olhar esses exemplos de alguns bilionários.
    Quem gasta pouco, pode se dar ao luxo de desafiar qualquer teoria e viver só com dividendos.



    Com um patrimônio líquido de mais de US$ 40 bilhões, o terceiro homem mais rico do planeta e provavelmente o maior ícone vivo do mundo dos investimentos financeiros, Buffett tem um estilo de vida bastante inferior a suas possibilidades. Desde 1958, Buffett vive em uma casa de cinco quartos na pacata cidade de Omaha, adquirida, na época, por US$ 31.500. Uma bela casa, mas nada de espetacular. Até hoje, Buffett vive sem telefone celular e só recentemente começou a utilizar um computador. Sem qualquer paixão por carrões, possui um Cadillac DTS comprado em 2006 sem qualquer alarde por US$ 50.000,00 – um belo carro, sem sombra de dúvidas, mas bem abaixo do padrão que muita gente esperaria. Para se divertir, o mago de Omaha adora uma partida de Bridge – regada a uma latinha do refrigerante Cherry Coke.

    John Caudwell
    Apesar de o empresário inglês, agora aposentado do seu império na telefonia celular, gostar de alguns mimos – como um helicóptero, um iate e um carro caro -, Caudwell também tem algo a ensinar sobre frugalidade. Ele corta seu próprio cabelo por considerar a ida ao cabeleireiro uma perda de tempo e dinheiro, e suas roupas são compradas em promoção. Antes de se aposentar, ia para o trabalho de bicicleta – costume mantido, com trajeto diverso: ele agora pedala até seu pub favorito.


    2. Mark Zuckerberg
    O membro mais novo da lista de bilionários da Forbes tem um patrimônio líquido de US$ 17,5 bilhões – quase integralmente ligado ao patrimônio do Facebook. Zuckerberg tem um padrão de vida bastante pacato e passa a maior parte de seu tempo no escritório da empresa. Até hoje não possui casa própria, pois prefere a casa alugada onde vive, próxima à sede de sua empresa em Palo Alto. Casou-se recentemente sem qualquer alarde na festa de formatura de sua noiva, sem convidar ninguém especificamente para a celebração matrimonial (os convidados acreditavam que iriam apenas à festa de formatura). Zuckerberg também não é adepto da alta moda: ao invés de ternos caros, prefere usar camiseta e jeans.

    Frugalidade e Dividendos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li a biografia do Buffet; além de um gênio das finanças, ele não é frugal, é pão-duro total, é a personalidade dele, e acho q é feliz assim (pelo menos ele teria escolha :)

      Excluir
    2. Depois que eu li "A bola de Neve" só pensava em frugalidade extrema e passei a adotar a modalidade após a leitura. Esse livro dá um show nesse assunto.

      Excluir
    3. As biografias do Buffet são fundamentais para qualquer investidor fundamentalista. Ele ensina a ser um pão duro bem sucedido.Qaunto mais dinheiro economizado, mais ações podemos comprar.

      Viva a pãodurice. Viva os aportes.Abaixo os smartphones.

      Excluir
  39. http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idnoticia=201207231216_TRR_81429078

    E que tal isso? E se acontecer no Brasil algo parecido?
    Imaginem os investidores na Europa, como estão.

    Em 2012 a bolsa chegando ao patamar que estava em 2003.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teremos vários blogueiros investidores dizendo:

      "nem sempre a melhor estratégia dá resultados"
      "os balanços, VPPA, VLAH, VAGSJ, VBAVHS das empresas são bons"
      "no longo prazo recuperarei tudo"

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. invejoso detected

      Excluir
  40. A Bovespa vai cair muito mais, vai vir mais uma crise. Vamos ver quem tem nervos de aço para aturar umas quedas feias. Quero ver quem vai ter coragem de comprar mais e fazer preço médio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo comprando. Digo mais: 01 de agosto comprarei mais elpl4 e, provavemente, csna3 ou marcopolo.

      Excluir
  41. Dá uma olhada nesse vídeo, Pobreta:

    http://video.foxbusiness.com/v/1749970098001/the-risk-of-retirement/?playlist_id=87185

    Cash Flow!

    ResponderExcluir
  42. Os blogueiros aportam 400 mil, 200 mil, 30 mil em um mês, e vem fazer pose como se conseguissem altos valores patrimoniais com "estratégia", "estudos", "alocação", "leitura de balanços", "boas empresas", etc.

    Nenhum blogueiro (exceção ao Investidor Sardinha) tem rentabilidade decente. FATO INCONTESTÁVEL.

    Os que tem patrimônio gordo, se mantivessem o dinheiro em CDB/LCI/Tesouro pouco perderiam em termos patrimoniais, pois o grosso do patrimônio vem de APORTES.

    São todos investidores comuns, com rentabilidade comum, escondidos atrás de Nicks motivacionais:
    - Viver de Renda (aportando 200k por mês, nem precisa de renda)
    - Bons Dividendos (mais sincero seria "Bons Aportes")
    - Futuro Milionário (com 400k celestiais, até eu)

    E VOCÊ PERGUNTA: E porque você acompanha a blogosfera?
    EU RESPONDO: Porque ainda há material de qualidade por aqui: "Além da Poupança", "Estagiário Investidor", "Investidor de Risco", etc.
    Além de muita coisa divertida, como o "Pobretão", "Lord Caçador", "Troll".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você mencionou meu nome, mas não sabe que eu tenho uma rentabilidade líquida de 30% ao ano desde que comecei a investir enquanto no exato mesmo período o ibovespa teve uma rentabilidade NEGATIVA, e esse ano estou com uma rentabilidade de 11% enquanto o ibov tem -6%. Se informe antes de criticar os outros.

      Excluir
    2. Incluir minha soberania no mesmo grupo do Pobreta perdedor e do Lord Playboy de Marechal Hermes é sacanagem...

      Excluir
    3. Futuro milionario fake, calculou a rentabilidade dos outros anos da mesma forma desse? Rentabilidade liquida desse ano nao é de 11, e sim de 6%... Outra coisa, o questionado é o seu aporte celestial inicial que surgiu do nada sem explicaçao pq vc é muito fodão e tem medo de contar e roubarem suas ideias geniais.
      Agora, 30% anual? Essa é mais divertida do que seu aporte inicial, alias, rentabilidade incrivel e superior aos maiores genios investidores, e vc é tão tão tão bom que fica na internet se defendendo de trolls.

      Troll, voce é engraçado, mas realmente não deve ser colocado no mesmo nivel de pedofilos racistas.

      Excluir
    4. Futuro Milionario,
      O Ibovespa é um índice bastante interessante para inflar o ego dos investidores mirins, como você, pois conta com empresas "sólidas" como Gafisa, Usiminas, PDG, Eletrobras, OGX, etc.
      Rentabilidade positiva é obrigação de um investidor sério. Se for para ter prejuízo e achar bom (ohhh, os fundamentUs são bons, eu "gosto" da empresa, blablablá), melhor seguir para RF (Renda para Fracos).

      Troll,
      Sua soberania de servidor público Fake e patrimônio do UOL Invest não me comove, serve apenas para as criaturas que te "bajulam" em seu blog.
      Inclui seu Nick entre os divertidos, pois reconheço que você tem um senso irônico acima da média, típico de adolescentes classe média-alta bancado pelos pais (ops, adivinhei!!!)

      Excluir
    5. Não apenas meu sarcasmo é acima da média: EU sou acima da média. Na verdade, estou muito próximo do topo e entendo perfeitamente o motivo de pessoas como vc terem muita dificuldade em reconhecer este fato.

      Preferem a negação infundada, que é o mecanismo de defesa característico de arquétipos fracassados como o seu.

      Sem mais...

      Excluir
    6. que média, troll? do brasileiro em geral? nossa, dificil ser acima da média hein... do investidor brasileiro em geral? noooooosssa, dificilimo ser acima da média...

      e seu pau, é acima da média também? vc se autochupa, troll?

      Excluir
    7. Humildemente, sem querer me gabar, mas acho que estou acima da média nesse quesito tb...

      Excluir
    8. Tudo no Troll é acima da média, até a idiotice

      Se fosse quem ele diz quem é, não estaria aqui na blogosfera.

      Ele mesmo disse que isso é perca de tempo, que investidores de Sucesso não publicam o patrimônio/carteira, etc.

      Pobretão, porque apagou a transcrição do texto do Blog do Investidor Troll?

      Excluir
  43. Grande Pobreta!

    Concordo com muito do que vc disse, o que importa pra IF é fluxo de caixa, mas pra chegar nele precisamos de aumento de patrimônio. Acho que são etapas então não podemos confundir uma coisa com outra.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  44. Enquanto o povo fica brigando, eu num paro de pensar nas gostosas da foto, hoje já foi duas dedicatórias para elas.

    ResponderExcluir
  45. Essa desculpa de que a melhor estratégia não é a mais rentável é uma piada...

    Se a estratégia é melhor então ela gera mais dinheiro na bolsa. Não dá para reclamar dos governos, das guerras, das epidemias. Teoria linda no papel é babaquice, ela precisa gerar dinheiro garantir os juros e o principal.


    Ora, há 80 anos Ben Graham vem derrotando todo mundo que tentou fazer uma teoria melhor que a dele. Não tem estatístisca, beta, Markowitz ridículo, Black Scholles. DEsde 1932 só existe um bom método de escolha de ações e alocação e ele ainda dá mais dinheiro.

    Gostei do anônimo acima que diz que investir sério tem obrigação de bater o ibovespa.PAra isso tem de estudar bastante, ler pra caralho, reler, entender de Contabilidade. Warren Buffet diz que Contabilidade é fundamental, Lírio Parisoto também, Daniel Dantas diz que não existe nada melhor no mundo do que ler balanços. Se os bilionários na bolsa leem balanços como blogueiros iniciantes falam mal disso???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra, vc acha mesmo que os caras fecham acordos bilionários lendo as mesmas informações que os pobres mortais??? SANTA INOCÊNCIA!!!

      Insider trading é o que eles mais usam, só que é crime admitir!

      Excluir
    2. É melhor acreditar nos balanços das empresas ou nos blogueiros?? Prefiro estudar Contabilidade e Ben Graham. Aposto meu dinheiro nisso!!!!!

      Excluir
  46. Cada acredita numa verdade, no final quem ganhar mais vai se dar bem. Prefiro seguir Buffet.

    ResponderExcluir
  47. elpl ja ta 18 reais hihihihihi

    ResponderExcluir
  48. Sobre esse assunto eu estava pensando, ainda que sem um conclusão, que se fosse do jeito que o Pobreta disse, até porque discordo mais do que concordo, não seria o caso de investir, ou talvez especular, mesmo que minimamente, sobre ações, não somente essas mas qualquer outro ativo real ou não, que rendessem, seja pela valorização ou dividendos, mais do que a média e assim, no longo prazo, buscar capturar um premium sobre o mercado.

    ResponderExcluir
  49. Quer aprender a investir? Faça como esse senhorzinho aqui da reportagem:

    http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/07/trabalhador-rural-guarda-fortuna-desvalorizada-em-casa-no-es.html

    ResponderExcluir
  50. O grande segredo é ser frugal ao extremo e usar muito dinheiro para comprar todo tipo de ativo. Fazendo isso, você obrigatoriamente será rico, em alguns investimentos irá errar, em outros irá acertar, dedique-se a comprar ativos, a buscar valor, compre imóveis, ações, FIIs, TD, frente a smartphones, ipads e Camaros.

    ResponderExcluir
  51. Eu reforcei hoje minhas posições em BISA3 e RSID3.

    O que vocês acham dessas empresas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BISA = Péssima.
      RSID = Ótima

      Excluir
    2. RSID3 só é ótima quando comparada às outras empresas do mesmo setor. Margem e ROE meio fracos (10%) e dívida mais que o dobro do PL e 10x mior que o LL.

      Excluir
  52. pobretão, me responde se ler aí... quero sugerir um texto:

    o homem deve se casar em qual regime de bens? Tô pra casar com minha noiva e não sei como falar com ela para que nos casemos na separação total de bens, ela vai achar que já estou pensando na separação.

    Faz um texto depois abordando esse aspecto que tanto aflige nós investidores e ensinando o que fazer.

    Abraço cara, acompanho sempre teu blog, cada vez melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra que um post sobre isso se a resposta é simples? Foda-se o que ela pensa e vc case-se com separação total de bens, pois caso contrário, ela não se importará com os seus sentimentos quando decidir levar metade do que vc conquistou na hora do divórcio.

      Excluir
  53. Putz, é sério esse post mesmo amigo pobretão? Com toda humildade, mas olha só onde a comunidade tá chegando. O primeiro blog mais lido recomenda comprar empresas baseado só em yield, e o segundo recomenda comprar só em P/VP...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AO MENOS O POBRETÃO TEM UMA ESTRATÉGIA, QUE PODE OU NÃO DAR RESULTADO, COMO TODAS AS OUTRAS

      E VOCÊ, QUE SÓ CONTRIBUI COM TEXTOS DO TIPO:

      - EU SOU REJEITADO
      - EU SOU MAGRELO E TENHO TETAS
      - SÓ TENHO 36 DE BRAÇO
      - NENHUMA MULHER ME DÁ BOLA
      - EU COMECEI COM 400 MIL QUE CAÍRAM DO CÉU (DUAS CONTAS NO UOL INVEST...)

      Excluir
    2. É por isso que um ser humano contém instintos primários condizentes a razão.
      Pois ele é apto a raciocinar e, de acordo, com suas noções de moral e ética consegue - em muitos dos casos - compreender situações de risco, caso tenha o mínimo de intelecto habitando seu cérebro.
      Eu poderia criar um blog salientando a obrigatoriedade de matar-se através do uso de uma faca simples de cozinha e ele poderia ser o mais lido... no entanto, a partir do momento em que algúem se matasse, embasando-se através do mesmo, eu entenderia que este algúem está fadado a, de fato, se foder - e o merece. Talvez, por isto, você tenha aprendido na escola que o ser humano é um animal racional.

      Excluir
  54. se investir em ações fosse tão bom negócio corretoras não iriam querer clientes,bom todo mundo sabe imóveis ,ouro e empreendimentos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pra investir é necessário capital. A corretora é um negócio que gira em cima de um serviço oferecido. Seu comentário não faz sentido.

      Se for pensar assim, se imóvel fosse bom as construtoras não vendiam etc. Dá pra falar diversas bobagens seguindo essa linha de raciocínio.

      Excluir
  55. Boa noite,

    Se quiserem algo mais técnico sobre o assunto e sobre 'qual é melhor' procurem pelo livro do Jeremy Siegel, nele o autor faz um estudo ao longo de 80 anos entre empresas com P/L baixo e alto (valor), DY baixo e alto (dividendos), Small caps e Blue chips (crescimento) etc. Não é achismo, é científico.

    ResponderExcluir