domingo, 19 de fevereiro de 2012

O carnaval deixará as pessoas mais pobres e eu mais rico, porém, mais triste.

image

Na sexta feira as pessoas no meu trabalho faziam planos e mais planos para o carnaval. A maioria irá viajar. Perdão, todos irão viajar.

Em São Paulo a classe média alta e ricos viajam. Ninguém quer saber do ridículo desfile das antipáticas escolas de samba da cidade em que só as comunidades pobres e as 2 torcidas das organizadas se importam. Nem mesmo as presença da panicat Juju Salimeni (a musa da comunidade dos blogueiros de finanças do Brasil) com o menor tapa sexo já visto anima a elite bandeirante.

A maioria irá para os carnavais do nordeste e RJ e a outra parte para o interior do estado ou do país. O que importa é que isto tem um gasto, e ele é alto.

É alto pois tudo fica mais caro nesta época já potencializada pelo próprio verão (alta temporada). Para os jovens do meu trabalho (trainees a coordenadores e alguns gerentes) que vão dos 18 a 30 anos o nordeste foi a opção. Salvador, Recife/Olinda estarão recebendo eles. Passagem de avião? 500 a 1300 dependendo da época e se vai levar alguém, só um trecho ou dois. Hotel em Salvador? Bom pelo que eles estavam falando de 1.500 a 4.000. Alguns idiotas estão pagando 1.000 por dia.

imageJunte as cachaças, pizza hut e mcdonald’s, red bull, lembranças, emergências e temos aí de no mínimo 3.500 a 7.000 reais de gastos. É alto pois paulista não fica em hotel fraco e não faz festa fraca. Quem é daqui sabe que quem joga pesado no país somos nós em termos de dinheiro.

Os que vão pro interior que são muitos casados (gerentes sênior e diretores) irão gastar também muito. Vinho, presentes pra mulher, filho, gasolina, hotel em termas, restaurante dia e noite, o gasto é alto também. Esse pessoal faz forte network ou visita famílias e a competição é alta por status para vencerem o marido da rival da esposa então os caras metem a mão no bolso e vão forte noite adentro em restaurantes bebendo vinhos e whyskies caros.

E os pobretões de vida ruim? Eu ficarei em São Paulo mesmo. Pessoal quis que eu fosse para Salvador mas eu recusei dando desculpas de que tinha uma parente doente. Olha o nível que chego para evitar destruir minhas finanças. Mas colou.

Eu ficarei em São Paulo e irei todos os dias no bar do meu amigo beber bastante para afogar a tristeza da solidão olhando os vidros e concretos desta cidade poluída, feia e depressiva. Ele irá fazer um bloco vagabundo em que iremos com nossas camisas ridículas de 15 reais de poliester fazer que somos felizes dando a volta na quadra e depois voltando ao bar, sentando e contemplando na televisão o lindo mundo dos ricos nos camarotes cheios de ricos da Brahma do RJ e Salvador.

imageObviamente meus gastos serão baixos. Vou gastar, de acordo com meu orçamento pessoal, 150 reais. Este é o direito que tenho. É o suficiente para bebidas.

Enquanto isso meus colegas irão voltar 7.000 reais mais pobres ou irão pagar durante o ano a diversão. Voltarão com casos de amor, vômito, bebedeiras, risos e mais experiências, mais ainda sim mais pobres. E eu estarei mais rico financeiramente e num valor nada baixo.

O caminho para a riqueza através da frugalidade extrema para fugir da humilhação e da exploração diária do trabalho é árduo e difícil.

Pois se agora eu assisto os ricos e a Juju Salimeni pela televisão é para um dia estar do lado deles curtindo de igual para igual enquanto observo no chão a alegria momentânea de 7.000 reais parcelada dos meus próprios conterrâneos.

48 comentários:

  1. Pobretão, ótimo texto...engraçado e ao mesmo tempo realista...
    Você leva jeito para escrever.
    Parabéns e vamos em frente.....pense no poder dos juros compostos sobre os 7.000 que você não irá gastar.... :)

    ResponderExcluir
  2. Você chama esse povo de rico, mas eu tenho certeza que você tem muito mais dinheiro que eles, e o mais importante, você tem uma renda passiva gerada sem trabalho, coisa que eu sei que eles nao tem.

    E na boa, eu odeio carnaval, odeio beberragem, não gosto de muita vida social, então pra mim isso dai nao é diversão nao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa eu gosto. Festa, bebida e mulheres gostosas? Adoro.

      Vida dentro de casa enfurnado nos concretos de SP já me basta a de hoje..

      Excluir
  3. Pobretão, só não entendi pq esta porcaria te deixa mais triste. É como a lú disse, isto é pão e circo para o povo, não para nós que buscamos a liberdade. Se ponha no seu lugar meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. pobreta, taí uma coisa que não me importo, tirando a juju (óbvio rs) não quero nada vindo de carnaval não

    ResponderExcluir
  5. Bom texto, Pobretão, bem criativo, decidi não viajar no carnaval por causa dos preços, viajarei depois, pois estou de férias.

    ResponderExcluir
  6. Pobretão é foda, fala tudo oqq eu penso. Parabens amigo!

    ResponderExcluir
  7. Pobretão, também fiquei aqui no carnaval. Deixei de viajar pra empreender (veja bem, empreender pra mim mesmo, não sendo escravo dos outros hehe)

    mas que deu vontade de ir pro litoral vender umas coisas, deu. dá pra ganhar facil uns 3k no carnaval
    felicidade é saber fazer com o que tem

    não se esqueça, vc é mais rico que grande parte desse povo pq vc tem patrimonio, e eles so tem dividas!

    ResponderExcluir
  8. carnaval só é bom pq familia fica em casa 5 dias seguidos, uma delicia.
    pobretão, ao inves de passar 5 dias bebendo e se lamentando, leia, estude, aprimore seu conhecimento, é a melhor forma de evoluir

    mas já me peguei pensando no povo que vive endividado, tem casa na praia, viaja todo feriado e fds, será que eles não estão aproveitando a vida e eu q to de bobeira? mas foram momentos passageiros e a resposta vem logo em seguida :)
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Pobretão, mais um ótimo texto que me fez rir pacaramba.

    Mas quero especular sobre quem é vc.

    Quando leio seus textos, lembro do Marcelo Adnet, aquele inteligente e talentoso humorista da MTV. Mas talvez vc não seja ele.

    Percebo que vc tenta escrever de modo inferior ao seu potencial intelectual. Nesse texto especificamente vc quase se entregou em um trecho, eheheheh.

    Talvez vc seja um jornalista, sei lá...

    Mas achou que seu blog tem o seguinte efeito: faz os verdadeiros pobretões de vida ruim (eu não acredito que vc seja um deles) se enxergarem nesse espelho que vc traça aqui.
    Assim vc contribui para que esses infelizes se enxerguem no espelho da web e, talvez, mudem sua postura para melhor.

    Acertei????!!!!

    Abração, leio sempre seus textos.

    PS.: Que tal ler meus relatórios de análises de empresas e assim, quem sabe, selecionar alguns trades mamão com açúcar?

    http://analisedefundamentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Mermãooooo......... também não viajei no carnaval e to aqui lendo teu texto.

    Se lembre que 1x por mês o comercio (ou a população em geral) inventa uma data pra você gastar alguma coisa. É só olhar:

    Carnaval num mês, dia das mães no outro, dia dos pais no outro, dia das crianças no outro, natal em outro... e assim vai!

    Outra coisa: você não precisa gastar muito pra se divertir. Quando falta grana, a cabeça tem que compensar. Invente algo. Mas não deixe a deprê te pegar parcero!

    Tamo junto na labuta! Abs

    ResponderExcluir
  11. Fala Pobretão! Queria te pedir uma ajudinha, em março decidi entrar de vez na bolsa e vou operar pela XP no plano universitário até 3 mil reais na conta (ai não pago corretagem).

    Vou começar com um aporte por volta de 1.500 - 2.000,00

    Estou na dúvida sobre quais ações seriam um boa para começar com este pequeno valor.

    Como não sei quase nada de ações, gostaria de uma dica sobre quais papéis comprar. Pensei em ELPL4 e VALE5.

    O que acha ou indica?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure o site fundamentus, para começar a achar empresas que pagam bom yeld, tenham muita capacidade de pagar dívidas, (liquides corrente).

      Compre livros, muitos, livros, muitos sobre análise fundamentalista.

      Pra começar , na educação financeira, mauro halfeld, gustavo cerbasi, rafael paschoarelli

      Depois desses, Todos do warren buffet, especialmente warren buffet e análise de balanços, leia e releia umas 5 vezes para saber escolher empresas

      Excluir
    2. Amigo ElPL está muito esticada. Vale ainda dá pra comprar.

      Recomendo a maioria das elétricas, Redecard e qualquer empresa de caráter anticíclico. Fique longe desses lixos de Grazziotin, varejo, commodities, compre só o que as pessoas nunca podem ficar sem pro LP, ou seja, bebida, eletricidade e cartão de crédito. Supermercado seria bom mas nosso varejo (americanas, Renner, pão de açucar) são uma grande porcaria.

      Excluir
    3. Caros, não comprem Redecard, após OPA do Itaú neste mesmo referente a Redecard o preço já atingiu o alvo de R$ 35,00. Sai fora.

      Recomendo Cielo, Vivo, Eletropaulo. Longo prazo e boas perspectivas para pagamento de Dividendo.

      Excluir
    4. Pessoal, muito obrigado. Vou ler todo o material indicado.

      Montei uma carteira mais ou menos assim, o que acham:

      cielo, vale, itau, ogxp3 (considero tipo um azarão na carteira, sei lá, o eike é bom e vai que valoriza muito, o que acham?), ambev, natura.

      vi que recomendaram vivo.

      pensei numa carteira inicial com umas 5 acoes, o que acham da acima? aceito sugestões!!!

      esse mês vou ter tipo 2.000 para começar a comprar as ações.

      abs

      Excluir
  12. Pobretão: carnaval tirado do bolso? É ruim... Normalmente é parcelado mesmo! Daí 40 dias qd as faturas de cartão de crédito começam a vencer tá todo mundo xiando por estar sem grana. Vc té mais ricos e eles mais pobres! Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Pobreta, bom texto. Lista meu blog aí?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Ola Pobratao
    Quero participar do teu ranking dos investidores com blog.
    Irei atualizar minha carteira sempre dia 01.
    Abraco
    Kleber

    ResponderExcluir
  15. Pobretão, também quero participar do ranking.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Pobretão vc é um cara muito divertido. Só pretendo viajar qd me aposentar pois aí pego a baixa temporada e não preciso me preocupar com a volta ao trabalho. Estou pensando em criar um blog que se chamaria vida de servidor pois hj em dia todo mundo quer ser funcionário público e isso não é tão bom como todo mundo acha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Responde por favor por que não é tão bom ser servidor, como a maioria pensa, sei de pessoas que estão estudando para concursos, e talvez um dia eu faça novamente, já que sou bancário concursado.

      Excluir
  17. Parabéns pelo tema realisticamente abordado Pobretão.

    Em breve o Probretão Ricão !

    Abraços,
    MM

    ResponderExcluir
  18. Vai pra alguma boate de strip tease, coloca nota de 2 reais na calcinha das dançarinas.Posso dizer que é muito bom

    ResponderExcluir
  19. Pobretão qual sua inclinação sexual (sem sacanagem) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pq vc é tão frustado assim? Parece que nunca pegou uma gostosa mano.

      Excluir
    2. Posso pegar a Juju Salimeni amanhã que continuarei triste. A resposta é: Trabalhar.

      Não sei porque a obsessão em achar que sexo irá aliviar gritos, horários ruins e assédio moral no trabalho. Isso não faz nenhum sentido.

      Excluir
    3. Po na boa, horarios ruins, assedio moral, gritos. Pelo que ja li do seu blog, vc tem bons textos. ótimas dicas. nao tem filhos. nao é casado. mora com os pais. na boa, porque nao troca de emprego? nao sei o que voce faz(ainda nao li todo o blog) mas acho que voce deve ter qualificacao suficiente para arrumar coisa melhor. como voce nao é de gastar dinheiro com besteira. Acho que vc pode arrumar um que pague um pouco menos que nao sacrifique os seus aportes. Sai dessa. Eu sou do Rio fiz isso e em 1 ano ja recuperei a diferenca salarial.

      Excluir
  20. Moro na zona sul do Rio, a duas quadras da praia, quando li que os paulistas ganham e sabem gastar comecei a rir, tem até uma piada no rio de festa de paulista que só não é mais animada do que enterro. Além de morar mto bem, nada melhor do q ver as mulheres lindas de biquini andando na orla ou mesmo na praia e o custo disso é ZERO, fora isso vc jogando um esportes na praia rola varias amizades com essas mulheres lindas, agora o melhor de tudo é juntar, ter um vidão e rolar de rir com os depoimentos de paulistas depressivos, isso não tem preço hahahahaha. Ah e nas ferias nós da elite do Rio temos o costume de viajar quando quisermos para Europa esquiar ou fazer snowvboarding, além de jogar golfe na Escócia e curtir bastante a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo carioca.

      Não há dúvidas que o povo carioca é extremamente animado para festas. Porém se tratado de colocar dinheiro e gastar sem amanhão o paulista é o maior idiota que existe. Gasta demais, não poupa, não faz mochilão, é fresco e só quer hotel, festa, bebida top de linha. Carioca é mais descolado. Se tiver gente legal ele se sai bem.

      Que o Rj é bem melhor que a nojenta, imunda, depressiva, patética, horrorosa cidade de São Paulo, a metropole que abriga os maiores cornos workaholics problemáticos fãs de fazer horas extras não pagas, eu não tenho dúvidas.

      Bom carnaval amigo.

      Excluir
    2. Vou criar um blog, eu sou concursado e tive uma chefe paulista e olha que no serviço publico não existe competição mas vc acredita que a chefe paulista era vidrada em horarios e ficava pentelhando toda hora? A mulher vivia num estress total, pedia para relxar e curtir e a mulher só queria saber de trabalhar, falei para ela que deixava meu dinheiro trabalhar para mim e a mulher me chamava de abusado e preguiçoso rssss. Acho que esse transito e essa poluição e a falta de praia fazem com que os chefes paulistas detonem seus empregados pela vida de M que levam rsss. Uma dica saia dessa cidade ou venha pro Rio ou outra cidade com praias e mulheres bonitas, mesmo que não pegue e o risco é grande de vc pegar, vc vai levar uma vida mais saudavel e divertida. Obrigado pela cordialidade sempre vejo seus textos e vc faz isso mto bem

      Excluir
  21. Eu acho que ele é baitola xorôrô, tipo torcida do Botafogo.

    ResponderExcluir
  22. Paulista é tão estressado que nem carnaval conseguem organizar. Impressionante aquelas imagens pegando os votos dos jurados e rasgando, definitivamente festa não é com Paulistas, trabalhem que nós do Rio gastamos os dividendos na praia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi hoje isso. Engraçado pois falei isso na minha postagem. É isso que se faz, só os pobres e as organizadas (uma delas o câncer da cidade de São Paulo) que se importam com esse desfile idiota, antipático com escolas que só representam uma minoria de perdedores das comunidades de bairros que ninguém dá bola.

      O playboy que vimos hoje rasgando os votos é um cara sem vida que ao não conseguir viver uma vida de baladas eletrônicas como é o padrão da classe média da cidade, acabou enveredando para o lado do samba que nada mais é que algo ultrapassado na cidade para os jovens.

      Excluir
  23. Pobretão. Amo vc de verdade. Quer vir trabalhar pra mim em Miami ? Pago bem , mas tem que fazer hora extra sem remuneração.

    ResponderExcluir
  24. Olá Pobretão!

    Eu, sinceramente, detesto carnaval!
    Pense pelo lado postivo, enquanto todos estão festando e gastando...nós, estamos aprendendo e enriquecendo, um dia este jogo virá...rs


    Se puder, add meu blog aí! Acabei de criar.

    Um abraço,

    Frozen Dollar.

    ResponderExcluir
  25. burrice total gastar numa determinada epoca só pq todos gastam, natal é a mesma coisa , dia dos pais, dia das mães, não seja um cordeirinho domesticado pelo sistema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É burrice gastar demais em qualquer época. Eu rejeito essa crítica de datas especiais. São datas importantes para festejar diferentes pessoas ou situações e servem para aliviar a merda do trabalho.

      Os que criticam o carnaval deviam se tocar de que são dias a menos de trabalho o que por si só é maravilhoso e com o plus de ser festas.

      Não dá pra entender desde quando não trabalhar, cerveja gelada e mulheres de shortinho é ruim? Parem de ser rebeldes de forma errada. Na hora de fazer hora extra não paga ficam todos abanando o rabo mas pra criticar carnaval se tornam superiores.

      Excluir
  26. Bom dia Pobretão que não é pobretão tudo certo cara ? Me divirto muito lendo o seu blog, acabei de criar o meu e gostaria muito de contar a sua opinião por lá ok ? Vou te adicionar nos blogs indicados ! Forte Abraço

    ResponderExcluir
  27. Infelizmente pobretao, nenhuma mulher vai se importar
    Com vc mesmo vc sendo rico, pois vc é um loser revoltado com a vida, enqto nao mudar sua postura sua vida continuara uma merda
    Pare de invejar quem esta vivendo e va lutar por ima vida melhor, 90k no bolso nao e nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que 90k é nada, quando falei que é muito?

      Não me considero revoltado, sou triste. Minha postura não irá mudar trabalhando, isso não tem volta. Agora acho engraçado quando falam pra eu mudar. Eu aporto 2.6k, estudo pra conseguir melhores empregos, vou ganhar um bônus porque peguei clientes de colegas incompetentes e ficam falando que não faço nada.

      Talvez seu eu comprasse Honda civic, ipads, iphones falariam que sou o cara..

      Excluir
  28. Pobretão, não considero vc um cara revoltado. Acho que vc vê de forma realista a sociedade de trabalho/consumo onde tudo é mercadoria. Esse tipo de sociedade não pode deixar ninguem feliz,porém vc é um cara conciente, portanto, tem grandes chances de se libertar, torço por vc.
    Respondendo ao blogueiro, entre ser bancário e funcionário de carreira prefiro ser funcionário de carreira, porém isso não quer dizer que é uma maravilha. Maravilha mesmo é poder fazer o que vc quer e não precisar fazer o que não gosta. E não precisar aturar um ambiente de repartição que é bem desagradável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo. Seguimos na briga.

      Haters gonna hate.

      Forte abraço!

      Excluir