sábado, 13 de fevereiro de 2016

Guia de como investir seu dinheiro para pobres – Parte 2

Quem não leu é importante ver o primeiro post dessa série em que colocamos o básico do início dos investimentos. Aqui neste posts eu vou lhe dar acesso a esta planilha abaixo que fiz com a classe de investimentos, intraclasse, tipos e explicações para você nunca mais esquecer dos tipos de investimento que existem, o que são, como são, quem são e depois disso eu vou falar pra vocês o que presta e não presta.

Direto e rasteiro, segue abaixo. Quebrei as grandes classes  nas fotos porque tudo junto tava uma merda pra ler:

image

image

image

Você sempre se deparará na sua vida financeira com a esmagadora maioria dessas opções. Agora você pergunta, quais investir, onde, quanto?

Primeiramente, o quanto investir eu farei post sobre isso pois são as perguntas mais feitas em toda a blogosfera de finanças e não só aqui e eu tô desenvolvendo uma lista sobre isso, um guia fácil.

De qualquer forma, na blogosfera de finanças, os investimentos consagrados são: Ações de empresas boas, tesouro direto, LCI/LCA e FII’s. As pessoas diversificam entre essas intraclasses. A % da sua grana em cada uma dessas eu explico em outro post. Mas ignore qualquer outra coisa não dentro dessas aí com exceção do CDB e poupança que podem ser bons dependendo do contexto (exemplo você não quer deixar sua grana presa por 6 meses a 5 anos na LCI ou quer poder retirar a grana imediatamente a qualquer momento).

O primeiro grande passo pra investir é saber dessa lista acima, saber como funcionam. O segundo passo é ver em que se encaixa no seu perfil de investidor. Você não suporta perder grana? Então nunca poderá ir pra ações da bolsa. Da mesma forma, é preciso saber quanto tempo o dinheiro ficará investido. Se você vai tirar pra comprar um apartamento estúpido ou abrir negócio você precisa levar em conta o  CUSTO de retirar sua grana do investimento feito. Por exemplo você paga IR na venda de ações, pode se foder feio ao retirar antes do vencimento em LCI e tesouro direto.

Portanto faça as perguntas certas pra você mesmo antes de investir. Quais são essas perguntas?

1. Quanto de grana eu posso deixar investido sem precisar tirar nos próximos 2,5 anos?

2. Quanto que eu suporto de risco? Aceito ver meu patrimônio cair de mês pra mês? Quanto? 10%? 20%?

Essas duas perguntas são importantíssimas pois elas que irão balizar QUAIS investimentos fazer e qual a % da sua grana vai para cada classe e intraclasse de investimento.

No próximo post da série eu irei falar do quanto você deve investir em cada classe conforme o tamanho do seu patrimônio, do seu risco e da disponibilidade de tempo. Ele servirá como um norte pra você e poderemos aqui discutir com os mais calejados e experientes do blog como refinar ainda mais a nossa poderosa matrix secreta dos JPBF’s para ficarmos ricos.

Forte abraço!

275 comentários:

  1. Ótimo post. A tabela deve ter dado muito trabalho.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw pobretão. confiamos nas suas dicas!!!

      Excluir
  2. estava esperando por esse post pobreta e o do estoicismo, alias tem data para o do estoicismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou me esforçar pra sair esse mês amigo. Vai ser bom até pra mim pois quando ensinamos é que aprendemos não é mesmo?

      Excluir
    2. De acordo com essa resposta...Vc lê todos os comentários então pobreta? Um por um?

      Excluir
    3. Se precisa passar pela aprovação dele, é claro que ele lê né.

      Excluir
  3. Valeria a pena largar lft pra aplicar tudo em lci e lca?
    Manter as migalhas na poupança, para emergência mesmo e aplicar nelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nao fui de tesouro por causa da carencia, puxa deixar o dinheiro preso 2 anos pra cima pra pegar o lucro???

      Ai aparece um negocio bom barato pra vc ganhar uma grana rapida e vc nao pode. Tesouro por enquanto to fora, so se eu tiver mais de 500k e por ai uns 20%. Por enquanto to bem feliz na lci.

      Excluir
    2. Comprei LTN 2023 (Pré-fixado), dando quase 14% líquido a.a.

      Pra mim, tá ótimo tirar mais que 1% líquido por mais de 7 anos...

      Que a inflação nesse período não me foda...

      Estimei 5 a 5,5% na média até lá...

      Vamos ver..

      obs.: não é all-in..

      Excluir
    3. porra pre fixado é uma boa para parte do patrimonio, tonpensando em ir nessa tambem.

      nao acredito que essa inflacao va subir muito mais que isso que esta agora nao.

      independente do cenario externo, ela vai ter que rebolar para segurar a inflacao, subir ainda mais seria tiro no pé de um governo que ja esta queimado.

      Excluir
  4. Vamos fazer as contas, se uma pessoa chegar aos 30 anos com 200k em 2025, digamos que o capital renda 1,8,2k na renda fixa, com salário mínimo em 1,6 a 1,8k, será o equivalente a hoje um rendimento de 1 k com o salário mínimo atual em 800 e pouco.
    Ou seja, quem mora com os pais, teria liberdade para achar um emprego melhor ou então tentar um novo empreendimento. Se render 2 k, vc retira 1 k e os outros reinveste para não perder o valor.
    Carro nessa situação difícil, a não ser que se tenha aportes violentos garantidos.Eu tenho quase 30 anos, esse ano faço 21, minha meta é passar desses 200 k aos 30 anos. Já aporto a algum tempo. Isso é como uma meta mínima a ser alcançada, daria entre aspas uma "mini semi if" para quem mora com os pais.
    Abraço pobreta e anons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha cara eu tenho 30 anos solteiro e pouco mais de 230k. Nao to bem, mas tb nao to escravisado. Moro em sp, mas meu custo de vida é muito baixo, so tenho gastos basicos mensais e pronto. Por isso ja estou arriscando alguns negócios exporadicos.

      As vezes ganho uma grana com negócios rapidos, compro uma coisa de alguem "inforcado" bem barato e vendo mais caro etc, por enquanto ta dando certo.

      Ja peguei financiamento atrasado com busca, quitei e vendi o bem quitado e deu um bom lucro.

      Enfim o dinheiro te dará mais liberdade se vc souber usa-lo com inteligencia e conciencia.

      Eu diria que estou deixando de ser jpbf para ser um jpbf negociador. Mas nao é facil, tem que aprender sobre tudo, se comprar uma coisa enrolada e nao conseguir desenrolar se fodeu.

      Excluir
    2. Nossa, vejo que estou fodido mesmo. Tenho 29 anos e 26k de poupança, 8k de FGTS e um seguro de emergência por volta de 4k (meus gastos são realmente baixos), até o momento não pago aluguel, mas receber 1.5k de salário e aportando a 6 anos não está me rendendo grande coisa.

      Vou começar a capinar na OLX e Mercado Livre atrás de oportunidade, porque só de aporte não aumenta patrimônio com velocidade. Empreender é a forma mais "segura" de se alavancar.

      O Anônimo acima com 230k está bem encaminhado. Pelo menos já tem um alívio psicológico na questão financeira. Algum segredo para tanto capital? kkk. O que me recomendam: focar no aporte e gastos ou já está no momento de empreender? Qualquer ajuda ou visão de mundo é muito bem-vinda.

      Pobreta, obrigado pelo seu tempo e pela sua vontade de fazer a diferença para outras pessoas.

      Abraços.

      Thiago Ferres

      Excluir
    3. Estou como vc Thiago, 31 anos 95k de patrimonio, morando com os pais ainda.
      Situação foda, pior é não ter ideia do que fazer para sair dela.

      Excluir
    4. Thiago, sou o anon dos 230k.

      Nada vem de graça cara, sao anos aportando praticamente tudo, trabalhando 1215hs por dia de segunda a sabado, salario medio de 3k +1 a 2k de horas extras.

      Pedi pra ser demitido em 2014 ai deu um up no patrimonio, entrei em outro emprego e sai novamente, as duas recisoes com fgts + 40% me deram um nom valor em conta.

      Agora respiro um pouco mais aliviado e, alem de estar a bom tempo na renda fixa, ja faço uns "trambiques" (compro barato e vendo caro) a algum tempo e da alguma grana.

      foram 10 anos trabalhando sem parar, eu acho ate pouco o que eu consegui pelo esforço que eu fiz, mas enfim estamos no bostil.

      Excluir
  5. Me sinto privilegiado ao ter acordado cedo, comecei os aportes com 16, conheci a blogosfera com 19 já acordado, foi fácil assimilar as ideias, hoje com 20,21 quase, if é uma realidade.
    O foda é os parentes que pedem emprestado e demoram pra pagar, mas foda se, isso conta no património também, se eu for contar só o que tenho no banco agora, poucos mais de 12k, ficaria frustrado, porque já rompi a barreira dos 20k com os empréstimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deu mole. Eu tenho grana também, mas, a não ser em comentários anônimos, eu não tenho nada, não passo de um pobretão fracassado. Assim, ninguém vem me pedir nada.

      Excluir
    2. hahaha, deu mole mesmo. Tenho minha grana na RF e qualquer um me vendo na rua não diria o que tenho e me acharia um fracasso também.

      Excluir
  6. Temos que avaliar o local de moradia. Uma cidade menor vc ganha menos, porém gasta menos, ao contrário de uma cidade maior. O património do pobreta, em uma cidade menor, daria até if pra alguém bem sem vontade de juntar mais.
    Geralmente cidades de 30 até 50 mil habitantes, moro em uma assim, tem poucas opções de gastos, tudo não é um absurdo de caro.
    Mas claro, se vier pra uma cidade assim querendo comprar imóvel para morar nele, ai se foi a renda passiva. Acha por 100k até, ou até menos. O nosso saiu na época 73k, 2012, 58, 60 m2, centro.
    Melhor ter uma boa localização do que um de 100 m2 em bairros mais distantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidades menores tem aluguéis baixíssmos e tudo é sim mais barato, já visitei parentes próximos aqui de SP em cidades médias e o supermercado é muito mais barato além do aluguel. Ambos gastos que são os mais pesados para uma pessoa.

      Excluir
    2. Engraçado, no interior paulista a gente tem impressão de que comida/supermercado é MUITO mais barata em SP Capital e nas grandes cidades do interior, pois quando vamos a tais lugares tem muitas redes grandes de supermercados que vendem muita coisa barata. No interiorzão paulista os mercados são menores e os preços bem mais elevados.

      Realmente, aluguel não dá nem pra comparar. Mas foi-se o tempo que aluguel era coisa baratíssima no interior, acredito que em todo o estado de SP por menos de 800 reais por mês vc não mora em uma casa minimamente decente/com lugar decente longe de favelas e bocas de fumo. Aí na capital esse valor deve ser uns 2k pelo menos, mas aí entra aquele fator: 4k em SP é um salário "méé", 4k no interior vc tem uma vida beeem mais confortável que 90% da população.

      Excluir
    3. Gasta 100k em uma casa e mais uns 80k em uma L200 Triton usada.
      Não está bom para você ?

      Excluir
    4. E blumenau? oque acham de la?

      Excluir
    5. Ano das 10:50, vc ficou maluco?
      Entrando na corrida dos ratos, só pobre faz isso.
      Quer 180 k em passivos? Junta seu um milhão e meio aos 60 anos, seu imbecil.

      Excluir
    6. No nordeste é barato o custo de vida

      Excluir
    7. Anônimo14 de fevereiro de 2016 22:03
      Louco é você. Pelos post o perfil que mais aparece aqui é de "C.O.B.R.A".
      Esse conselho de 1 milhão é p/ quem tem 18 anos, mas para a maioria, que desconfio que já passou dos 45 anos, é melhor um carpem aposentadoria.

      A sidelnafila manda-te um abraço no miocárdio, um daqueles bem apertados.

      Excluir
  7. Pobreta, vc acharia arriscado investir em apartamentos de cidades pequenas mesmo? Tipo aquelas de 10,15 mil habitantes.
    Se achar quitinetes por 50k, comprar umas 4, aluguel de 500 conto, 2k, isso é o que renderia na renda fixa praticamente. A questão é a valorização, tempo que o imóvel pode ficar sem inquilinos.
    Comprar pra revender e aplicar na renda fixa, fazer um ciclo assim, seria interessante. Mas vender pra quem? rsrsrsr
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhor deixar os 200k no lci que rendem os mesmo 2k mas com a possibilidade de movimentar esse patrimônio.

      Excluir
  8. Conhecimento financeiro está na onda do viver de construção, aplicando forte em imóveis.
    Ele e a esposa tem património parecido, segundo o que ele falou no blog e deve ser até interessante conseguir revender algo reformado, etc.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, boas dicas, Deus vai te dar dez vezes mais por ajudar os outros.
    ass Viajante Pobre

    ResponderExcluir
  10. Galera, uma outra questão, qual a melhor corretoria a se usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No post passado dessa série eu dei umas dicas.

      A mais famosa e poderosa do momento é a XP investimentos e a Mirae é uma das preferidas dos blogueiros com investimentos menores. Era de fato a corretora do lendário Viver de Renda o maior mito da blogosfera e meu mentor.

      Excluir
    2. fala Pobreta

      acompanho o VdR desde quando ele comprava as PIBB11 da vida hehe

      ele lançou um post polemico que foge um pouco de finanças...

      vale a pena dar uma olhada, abraço

      Excluir
    3. Através do desse post do Viver de Renda eu entendi o porquê do Pobreta admira-lo.

      Nota 10 pelo post Viver de Renda.

      E vejo que Viver de Renda já saiu/ ou nunca esteve em outras matrixs.

      Excluir
    4. o que aconteceu com o viver de renda? encerrou o blog dele, não encontrei.

      e vc acha que o discipulo irá ultrapassar o mestre?

      Excluir
  11. Genial.

    No fundo, se deu e vai se dar bem quem apostar contra o governo de bosta do PeTe. Nenhum analista vislumbra melhora do Brasil nos próximos 2 anos. Logo, Selic nas nuvens, juros nas alturas e dólar alto pra exportar e evitar que o brasileiro vá gastar no exterior.

    Precisa ter colhões pra apostar nas empresas brasileiras listadas na Bovespa nessa época.

    Quero ver quem votou nessa vaca sangrar até a morte. Trocou o futuro do país por bolsa-esmola e agora tem que pagar com a fome, com a filha se prostituindo pra sustentar a casa e fazendo bicos pros chefes tetinhas.

    Agora que passou o carnaval nego vai se ligar que ta fudido e que o ano do brasileiro começou. Povo sem responsabilidade. Carro à prestação de R$ 800,00 e não tem dinheiro nem pro seguro, se bater se fodeu...

    Falta prender o chefe da quadrilha...

    Abraços
    Extrema Direita

    ResponderExcluir
  12. A reunião do copom não eh trimestral, pobrrta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cada seis semanas ou oito encontros de acordo com caledário anual divulgado por eles.

      Excluir
  13. sinceramente imóveis no huezil já considero um investimento péssimo. só se for um imóvel bem barato que compense p/ sair de um aluguel caro e olhe lá. quanto às opções e também ao forex, quem sabe usar, ganha uma boa grana com isso. no forex que as taxas de corretagem são em % e em pips (variação/frações das cotações) . criptomoedas quem comprou no início se deu mais bem do que que quem comprou dólar a 3 reais. mas eu não investiria mais de 10% do meu patrimônio para especular nisso aí, pois o risco de perder tudo é enorme...eu odeio investimentos sem liquidez, por isso dificilmente investiria em LCI, só se a rentabilidade fosse muito boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "sinceramente imóveis no huezil já considero um investimento péssimo"

      Sabe de nada. Imóvel é o melhor investimento no huezil, mas não pra pobre. Pobre compra um terreno pra vender 20 anos depois. Vc com grana, ganha muito dinheiro com loteamentos e condomínios. Conheço um cara riquíssimo que parte de sua renda eh especulação imobiliária.
      Brincar com terreno é só pra quem tem 2kk pra cima, no mínimo do mínimo. Por isso que ngm aqui na blogsfera eh a favor desse ramo. Pq ngm nem chegou perto de 2kk. Tão mais que certo aqueles que ficam em renda fixa.

      Excluir
    2. Imbecil das 23:59
      Deixe de ser mentiroso, seu merda.
      Seu conhecido ganhOU, no PASSADO, dinheiro.
      Hoje é um imundo mentiroso safado que mente descaradamente para vender suas bostas para lixos anencéfalos carpe diem surfadores no crédito.
      Que TODOS os BRICKLOVERS sejam tremendamente humilhados nesta fantástica crise imobiliária que quebrará muitos imundos criminosos deste setor.

      Excluir
    3. ué cara, mas vc condenou todos os investimentos.

      imoveis, forex, dollar, ceiptomoedas, lci, pra vc éé tudo ruim? o que é bom entao, guardar o dinheiro em casa???

      que merda vc sugere entao??

      eu to na lci 83% do cdi, liquidez diaria, carencia de apenas 90 dias e to até bem feliz. A hora que eu quiser eu tiro sem perder liquidez, e me da quase 1% ao mes.

      Excluir
    4. LCI e LCA é a melhor opção de TODAS no momento pra quem souber garimpar junto à corretora boas taxas e vencimentos. Estupra até o tesouro.

      Excluir
    5. Mesmo com o FGC tem que ficar esperto com o emissor, tem muito banquinho quase falindo pagando taxas absurdamente altas,
      isso demonstra a agonia que o banco está passando.
      Se o banco quebrar demora uns 6 meses para ser ressarcido pelo FGC e ainda perde o rendimento do tempo investido.

      No site do BC tem os balanços (horrorosos por sinal) desses banquinhos, alguns em condições pré-insolvência e uma coisa é certa; tem muito junk bond empacotado em LCI/LCA e em breve vai estourar na mão de muitos.

      Excluir
  14. Estou fazendo aos poucos ALL IN em ITUB3, ITSA3, BBAS3 e PSSA3 ... mas estou pensando em começar a ficar concentrado mesmo em ITUB3 e BBSE3.
    Quero colocar R$ 500.000 em ações o mais rápido possível ... depois dessa meta eu vou começar a diversificar
    A minha ideia é estar em renda variável enquanto jovem e começar a ficar em ativos mais seguros quando ficar mais velho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa aposta, acredito muito nisso também, ficar uns 10/15 anos em ações e depois migrar pra renda fixa com o lucro obtido...

      Excluir
    2. Também estou fazendo isso, temos que aproveitar ao máximo esse tempo de crise. Não é todo dia que temos BBAS3 a ~R$ 13. ALL in em RV foda-se RF!

      Excluir
    3. Falou nada novo. Bolsa está um Deus nos acuda chimpa. Vem aí a crise do renminbi, bolha de proporções bíblicas pra estourar. Espere mais. Invista em ouro porque vem coisa braba por aí. R$ 37.500 cada 250gramas.

      Excluir
    4. Pra quem investe em RV crise significa oportunidade, quero mais a crise estrale mesmo, de tempo em tempo isso acontece não tem jeito, só quer agora vou aproveitar pra comprar mais e mais, fazer um estoque de ações pro futuro...

      Excluir
    5. 10:11

      porra, verdade

      se o iuan renmimbi estourar, as proporções a nível mundial vao ser catastróficas

      já vimos a yellen falar que a subida de juros nos eua podem ser postergadas... tamo vendo a europa se entupir de refugiado... a china se entrar em crise fudeu.. é o que ta restando já que oil foi pra baixo dos 30...

      velho, ta foda a economia do globo

      acho melhor esperar mais um pouco ainda pra comprar ação...

      vou me entupindo de lci/lca e tesouro mesmo... mais pra frente vamo ve se dá pra comprar ações novamente

      Excluir
  15. forex é o melhor de todos
    se vc for esperto não paga taxas/imposto nem porra nenhuma
    vc mesmo faz sua própria grana e é responsável pelo lucro/prejuízo
    não é fácil
    mas é o melhor mercado pois da liberdade

    sem mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que é tão bom assim explique aos pobres betas do blog como funciona seu fodão dr merda.

      Excluir
    2. Voce leu o quadro que o pobrete teve um puta trabalho para fazer?

      Leu a parte que ele escreveu sobre essa porra de Forex ?

      então pq diabos está perguntando isso?

      Excluir
    3. Pelos posts dá para ver que a maioria é totalmente sem noção

      Indicar forex para este público é no mínimo irresponsabilidade

      Excluir
    4. Tá cheio de nego cantando de galo que ganhou 20k em um mês, perdeu 14 em outro, ganhou 2k, depois perdeu 8k. Resumindo, escutando as conversas esse povo está sempre empatando a grana.

      Excluir
    5. E sim já treinei por 2 meses, TODA noite, trades em forex, estudei TODOS os gráficos teorias de forex.

      É estressante demais.

      Só ganha quem faz swing trades longos, ou seja, sabe que um país tá na merda em relação à outro e vai e aposta contra tal moeda.

      Excluir
    6. Esse desgraçado deve ter assistido 2 vídeos no youtube sobre forex e vem falar aqui.
      ANON 23:34, VAI TOMAR NO CU!

      Excluir
  16. Excelente, Pobreta! Me bota por favor na fila do ranking da Série D! http://jogodomilhao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu noto como a "betisse Financeira" passa de gerações.

    minha família mesmo NUNCA quando eu era criança, incentivou o investimento.

    fui saber do tema, depois dos 18 anos.

    imagina se você aprendesse a investir desde pequeno?

    como a IF seria muito mais fácil.




    betisse no Brasil, é genético.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das Betoneiras14 de fevereiro de 2016 13:46

      Eu sempre fui instruído a ser muquirana, com 13 anos minha mãe abriu uma conta poupança, isso é o maximo que eles conhecem sobre investimentos. Mesmo assim eu agradeço.

      Excluir
    2. anonimo das Betoneiras, estou falando de Investimento LCi, LCa e etc.

      poupanlixo tb tive, mas o rendimento é ridiculo.

      abraços

      Excluir
    3. quando eu era criança era super mão de vaca, naturalmente sempre fui assim!

      Mas ai os parentes chimpas sempre incentivavam a torrar: "dinheiro vc não leva quando morre, aproveita"...

      Minha tia dava 50 reais pra cada sobrinho e todos iam gastar na mesma hora com sorvete, video-game, e merdinhas. Eu gasta 10 e ficava com 40, isso com 12 anos de idade kkkk E ai os primos quando terminavam de torrar os 50 e me viam com dinheiro ainda ficavam morrendo de inveja. E ficavam falando pra eu gastar logo pra ficar sem nada assim como eles.

      20 anos se passaram e ainda é a mesma coisa. Eles vivem no carpe diem torrando o salário com farras e ficando sem nada e morrem de inveja de mim que nunca tive nenhum problema financeiro na vida. nunca tive dívida, no máximo pedi 10 reais pra um amigo pra pagar uma cerveja.

      então sim, desde crianças somos sabotados a sermos irresponsaveis.

      Excluir
  18. Boa cara! Estou fazendo planejamentos e isso vai me ajudar nos proximos anos.

    Bem que eu poderia ganhar na loteria 1kk logo e não perder tanto tempo e esforço. (Sonho).

    ResponderExcluir
  19. O problema é que alguns investimentos exigem um capital inicial elevado, assim restam apenas os medianos para muitos. Ótima explicação!

    ResponderExcluir
  20. Belíssimo Post. Obrigado por essas preciosas informações Pobreta. Vou até salvar essa página contendo esse texto no meu hd externo.

    ResponderExcluir
  21. Pergunta ao pobreta e aos anons mais velhos14 de fevereiro de 2016 02:03

    Na vida financeira/pessoal de vcs, o que vocês mudariam ou fariam de diferente se voltassem aos 20 anos com a experiência que tem hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Balada só a cada 6 meses, tá ótimo!
      2) Bateu tesão? GP, meretriz, primas, prostituta como você desejar.
      3) Não mentalizar: A se aquela gostosinha me desse mole, Quero encontrar a alma gêmea, pura, quero ter 2 filhos com ela... TUDO PERDA DE TEMPO E BOBAGEM!
      4) Falar menos com chimpas.
      5) Guardar 50% de tudo que ganhar.
      6) Viagem a cada 6 meses também.
      7) Afastar dos amigos chimpas.
      8) Ler mais sobre inteligência emocional, foco e psicologia prática.
      9) Focado no inglês e ter nesta idade de 20 a 25 anos certificações IELTS ou TOEF.
      10) Praticar a arte de vender produtos, revender bicicleta, revender hortaliça, revender roupa para o pessoal do interior, revender carnes, revender mandioca na rua.
      11) Sempre pensar em dinheiro, depois pensar em tranquilidade.

      Não fiz nada acima, e os poucos que fiz já tinha 32 anos.

      Boa sorte!

      Excluir
    2. No meu caso, teria:
      1. Investido em lotes em região promissora;
      2. Gasto menos com veículos e afins;
      3. Viajado mais, principalmente exterior, com intercâmbios e afins;
      4. Aprendido mais idiomas e com melhor qualidade;
      5. Fugido de imóvel na planta e consórcio;
      6. Ter empreendido mais;
      7. Acreditado mais em meu potencial;

      Tenho 33a e 1kk.

      Excluir
    3. gastava em curso pra aumentar salário... comia gp em vez de civis porcas, comprava livro de investimentos...

      faria algum hobbie não tao caro pra não atrapalhar o aporte...

      Excluir
    4. Sinceramente, eu seria um pouquinho menos preocupado com grana.

      Existem duas formas de construir patrimonio: economizando e aumentando a renda. Minha renda aumentou tanto que os R$5 que eu ficava de paoduragem nao fazem a menor diferenca. Por exemplo, meus amigos passaram uma temporada trabalhando nos EUA em estacao de ski... eu nao fui pq ja tinha um estagio num banco, ganhava bem (R$800 por mes mais tickets). Babaca, devia ter ido, oportunidade unica na vida, agora nunca mais vou conseguir fazer isso!

      Acho que eh importante sempre encontrar o equilibrio na vida - aproveitar as oportunidades e ter parcimonia com seu dinheiro. Mas tambem nao adianta levar a frugalidade ao extremo se privando dos prazeres da vida.

      Excluir
    5. 1-Teria investido pesado na formação entre os 18 e 22 com muitos cursos
      2-Teria começado a aportar desde cedo
      3-Não compraria merda de carro
      4-Seria mais independente, procuraria sair de casa logo.

      Excluir
    6. Quando eu era mais novo, me privava demais das coisas que queria, por por achar que precisaria de grana pra uma coisa que realmente fosse necessario, como tenho pais que não tem consciencia financeira nenhuma, e estão numa idade avançada, eu era assim, pensava em tudo e em todos, depois em mim.

      Depois que juntei os trapos com minha mulher, mudei bastante, ela me ensinou a viver também, comprar e ter coisas que eu queria porque eu mereceria, porque se ninguem pensasse em mim além de mim, eu estaria fudido.

      Respondendo ao topico, eu não mudaria absolutamente nada, sou responsável desde meus 13-14 anos se me lembro bem, até quando saia e viajava, conseguia gastar com conciencia, uma coisa é se arrepender de erros SEUS, outra coisa é se arrepender de ter ajudado quem não merece.

      Excluir
    7. certamente eu queria:

      1-ter feito medicina

      ...

      engenharia é uma merda!

      Excluir
    8. engenharia é uma merda (2).

      engenheiros no bostil morrem cedo de avc ou cancer.

      Excluir
  22. Pequenas economias que fazem diferença!


    -Faça suas compras em supermercados online, pode ser mais barato, vc tem mais controle e compra menos por impulso

    -Sempre ande com uma garrafa de agua na bolsa e/ou no carro

    -Se o carro esta na garantia, geralmente nao compensa mais fazer revisoes nela. Mas sempre faca um orcamento la, pra pelo menos comparar com seu mecanico de confianca

    -Se voce anda muito na estrada, tente achar o ponto otimo de consumo do seu carro, nem muito rapido, nem muito devagar. Geralmente eh uns 90km/h e voce pode fazer 2-3km/l a mais

    -Ainda nos carros, sempre que puder evite andar de ar condicionado ligado, eh melhor pra saude e tambem impacta bastante o consumo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "-Faça suas compras em supermercados online, pode ser mais barato, vc tem mais controle e compra menos por impulso"

      e o frete é de graça, animal?

      Excluir
    2. Não sou o anon que deu a dica, mas em muitas vezes oferecem frete grátis SIM, caeo 11:15. Ou então cobram uma mixaria que compensa muito mais pagar do que se deslocar até o supermercado e gastar com gasolina e bobeiras que vc vai acabar comprando estando nele.

      Excluir
    3. Se um dia pararem pra fazer a conta, vão ver que MUITO dinheiro é jogado fora com alimentação em pequenas coisas. Um salgado e um refri aqui, um café e pão de queijo ali... e lá se vão R$5, R$10 etc.

      Comprem umas caixas de barrinhas de proteína (que mesmo não sendo o ápice da saúde é muito melhor que um salgado do posto) e sempre ande com algumas na mochila, no carro, no escritório etc. O melhor lugar pra comprar na minha opinião é no http://parceiros.trio.net.br/ - a barrinha é boa e custa R$1 cada mais ou menos.

      Voo da Gol, R$8 por um lanchinho? Pau no ** deles, come 1 ou 2 barrinhas e toma a água que é grátis! E por aí vai... Assumindo que quase dia sim dia não vc come uma besteira que pode ser substituída, temos os seguintes números:

      Lanchinho R$ 5,00
      Barrinha Trio R$ 1,00
      Dias 200
      Diferenca anual R$ 800,00

      Excluir
    4. FILHO DA PUTA, ele disse PODE ser mais barato, porra, mania de querer hatear tudo ! E se vc usa o carro para ir no mercado, não gasta gasosa tb ? Tem q fazer as contas, vê se mesmo com o frete sai mais em conta. O anon vem aqui ajudar de boa e já começa a receber pedradas. Se fuder.

      Excluir
    5. O que desanima às vezes é esse pessoal que só vem pra criticar como o lixo do anon 11:15, que veio dar uma de rambo de teclado e não acrescentou nada. Haterzinho de merda.

      Outras dicas:

      Após o término da garantia, revisar o veículo em uma oficina especializada, e não na concessionária. Economia de cerca de 40%, principalmente na mão de obra.

      Se você não tem muita barba, não precisa comprar creme de barbear. Basta usar o condicionador.

      Compre um smartphone e instale o aplicativo do Buscapé e eBay. A prática de comparar preços vai fazer com que você economize milhares de reais durante sua vida.

      Excluir
  23. Parabéns pobreta, bem simples e didatico.
    Uma duvida em relação a compra de dolares, qual a melhor forma de comprar a tradicional casa de cambios ? e necessario declarar no imposto de renda por isso pedem o cpf ?
    tem outras formas ? sem haterismo por favor rambos.

    ResponderExcluir
  24. qual o melhor investimento para ter uma renda mensal durante um periodo curto (um ano)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai se fuder seu preguiçoso de merda. compra uma arma por 2k e vai roubar.
      só se for assim seu folgado.

      Excluir
  25. Compensa investir em imóvel pra alugar? é uma boa hoje em dia? ou só dor de cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que? viver recebendo alugueis? você acha que é ruim.



      imagina que merda, viver sem precisar trabalhar, pingando 2 a 4 mil na minha conta, todo mês. nossa que coisa chata ( ironia para os betas )

      Excluir
    2. veja bem.

      Meu irmao fez um muquifo de 7 casinhas amontoadas, cada uma alugada a uma media de 600 reais.

      segundo ele, investiu 350k. tira 4200 limpos por mes, é na perifa de sampa, e da uma dor de cabeça danada, ele é advolixo e tem um escritório pequeno.

      Veja que é uma situação bem complexa, analise os fatos.

      7 casas amontoadas na periferia alugadas para pessoas bem pobres, da até uma renda razoavel, mas alem do imovel nao valer nada (comercialmente falando), os chimpas dao um trabalho danado na hora de pagar.

      Nao há vacancia, mas tb pra pagar é complicado.

      Segundo ele, é realmente muito complicado, ele diz que nao faz isso novamente nao, realmente viver de aluguel é compicado, alto investimento, retorno mediano, dor de cabeca terrivel com inquilinos que nao pagam em dia e ainda fodem o imovel.

      ele tb ja teve apartamento alugado, disse que o lucro em relacao ao investimento é ridiculo, por isso ele arriscou fazer um amontoado de casinhas na perifa de sp.

      Eu nao faria, e ele tb nao fará mais.

      Excluir
    3. Anônimo das Betoneiras14 de fevereiro de 2016 13:40

      Anônimo 12:11, seu irmão foi muito inocente de confiar em bostileiros.

      Será como que fica se alugar através de locadora de imóveis? Alguém sabe?

      Excluir
    4. 13:40 ele mesmo é a locadora, como falei ele é advolixo e tem um escritório pequeno,os locatarios nem sabem que o negocio é dele.

      Tudo é devidamente regularizado com contratos, pra entrar ja tem que pagar um aluguel e mesmo assim os chimpas dao calote e precisa mandar o povo sair por falta de pagamento.

      Os que mais dao calote sao nordestinos que vem pra sao paulo em busca de emprego e ficam desempregados. É um negocio estressante.

      Cara viver de aluguel de imoveis pequenos nao é tao simples assim nao, da dor de cabeça. E olhe que ele nao come ou agora nao, e ja tem 38 anos.

      Excluir
    5. ah, confiar em chimpanzé, sem IMOBILIÁRIA, é uma tremenda burrice.

      os chimpanzés tem mais que dar calote mesmo no seu irmão advolixo.
      para ficar ligeiro.

      Excluir
    6. ah mas pra resolver isso basta ele migrar para a imobiliaria, os 4,2k dele ta garantido.

      pior mesmo sao os caras que ficam criticando e mal tem o que comer.

      Excluir
    7. Fiz e faço o simples. Tiro 6,6k com 13 casas de aluguel; zero vacância e zero atraso.

      Construí do zero. Enfrentei todos os prognósticos contras. Casado, filhos, nível médio, ganhando pouco, vivendo uma vida de sacrifício.

      É possível viver de aluguel de casas? Sim! É fácil construir? Não! Visto que não é para todo mundo.

      Não sou advogado, não contrato imobiliário e recebo quase todos os aluguéis em espécie.

      Detalhe: A partir deste mês estou aportando todo valor do aluguel e não e ainda sobra o pouco do salário.

      Para aqueles que falam que são barracos. O que importa o valor que entra todo santo mês.

      Posso ficar todos os dias em casa sem fazer nada. As casas trabalham por mim.

      Excluir
    8. Corrigindo, você ganha 3,3k.

      A outra metade é de sua diabolher.

      É a lei ;)

      Excluir
    9. Mesmo que não existisse a Lei, seria 1/2 dela mesmo. Como em toda sociedade empresarial(o que não deixa de ser o casamento).

      Agora lhe garanto uma coisa, não teria chegado onde cheguei sem ajuda da mesma. E mais, tenho uma vida, hoje, super tranqüila.

      Reconheco que conseguir um sócio ou "sócia que ajude a crescer, nos dias atuais, é quase impossível.

      É melhor o vou solo e a informalidade.

      Excluir
    10. pobreta, na verdade, HOJE ele recebe os 6,6 k sim, somente na separação é que ele seria OBRIGADO a dividir os rendimentos, ainda assim teria que ver o regime de bens pactuado, mas duvido que esse favelado tenha procurado um advogado para fazer um pacto pré nupcial.

      Orientador jurídico do pobreta

      Excluir
    11. É exatamente isso, o dinheiro não é dele mesmo estando juntos, é dos dois portanto metade é dela. Não dividem agora mas dividem no dia a dia.

      Uma coisa curiosa que muitos casalixos falam é que "não chegariam onde estão não fosse a diabolher".

      Curioso isso. Os caras não conseguiriam vencer na vida não fosse alguém naturalmente mais fraco, burro e fraco que eles.

      Um brinde aos solteiros do ranking que possuem seus patrimônios só pra eles e conquistaram SOZINHOS sem ajuda de diabolher alguma, na RAÇA.

      Excluir
    12. Em nenhum momento afirmei que não conquistaria nada. Digo que juntos, conquistamos mais.

      Começamos do zero, e nunca conheci pessoa mais mão de figa na vida.

      Afirmo sim, que tenho uma vida longe de luxo e rico jamais serei.

      Todavia tenho uma vida sem altos e baixos, parece até um RF. Se amanhã não tiver dando o retorno esperado. Cada um segue sua vida e reparti o patrimônio, como em qualquer empresa.

      Excluir
    13. Poxa bacana o Pobreta mesmo tendo rugas com Viver de Aluguel liberar o comentário do cara sem restrições, isso prova a ombridade do pobreta, mesmo não concordando com o cara e já tendo até batido boca com ele, pobreta vc ganhou ainda mais o respeito dos seus leitores.

      E que isso seja a política do blog, liberando comentários de solteiros, casados ou morando junto ou sei lá o quê e que seja.

      Excluir
    14. cARALHO! O Pobretão deu uma cagada homerica no VDA!
      Cito "Uma coisa curiosa que muitos casalixos falam é que "não chegariam onde estão não fosse a diabolher".

      Curioso isso. Os caras não conseguiriam vencer na vida não fosse alguém naturalmente mais fraco, burro e fraco que eles.

      Velho na moral não tem como ser mais DIDATICO, SIMPLES PALAVRAS, que estupram sutiililill mente qualquer argumentação de casadinhos bostas, excrusive os que vos fala ou digita. Vergonha alheia sinto!

      Excluir
    15. Menos, menos Anon 21:42. Essa dita "cagação" dever ter atingido você com todos adjetivos inerente ao comentário citado.

      E pessoas como você pelo jeito não vencem nem sozinho, quiçá acompanhados.

      Excluir
    16. http://viverdealuguel.blogspot.com.br/2015/11/mulher-excecao-elas-existem.html?m=1

      Hahaha

      Fuçando o blog do sujeito acima me deparo com essa perola: mulher exceção, elas existem! Meu deus como tem homem burroooo no mundo

      Excluir
    17. viver de alugay é a puta mais vagabunda de toda blogosfera. pobreta chutou o rabo dele daqui ainda apelidou o mesmo de viver de alugay e ele continua insistindo em vir aqui pra dar audiencia pro seu blog lixo.
      cara quando nao tem vergonha na cara nao tem mesmo.

      Excluir
    18. viver de aluguel, quanto valem as 13 casas juntas? se vende-se e aplicar o dinheiro em LCI não ia render muito mais? Já que vc tem que lidar com reformas?

      Excluir
    19. Anon das 14:31, pelo que eu li do blog dele, as casas não possuem escritura e não devem ser declaradas no imposto de renda, vamos supor que ele venda todas as casas por 450 mil reais, como ele vai declarar esse patrimônio para poder aplicar no banco ? Ele estaria fudido, pagaria multa e responderia por sonegação fiscal.

      Mas, de fato, renderia praticamente a mesma coisa e com zero dor de cabeça.

      Excluir
    20. ta doido um amontoado de 13 casas nao vale nada, meu irmao queria 400k nas 7 casas dele ALUGADAS, até desistiu de vender dada a falta de interessados kkkk

      Excluir
  26. Obrigado pobreta por se dispor a criar essa lista, vou estudar dureitinho cada opção.

    ResponderExcluir
  27. Excelente postagem, Pobreta. Ajuda muito a maioria de nós que não temos fortunas e somos iniciantes.
    Aguardo o post sobre estoicismo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Pobreta, parabéns pelo quadro. Porém tem um erro no quadro. Você fala que no tesouro IPCA você ganha mais se a inflação subir. Mas não é bem assim, tem o imposto de renda, que vamos colocar a 15%. Se a inflação subir muito você pode passar a perder com esse título. Ex:se você investir em um título Tesouro IPCA 2035, que está pagando IPCA + 7,6. Com uma inflação de 10%, descontado o imposto a margem de ganho líquida, hoje é de 4,96%. Se a inflação sobe para 15, a margem cai para 4,21. Se sobe para 20% a margem cai para 3,46%. E por ai vai, até o momento em que o ganho é negativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não entendi a explicação. Você perde caso venda seu título antes do vencimento. Não existe ganho negativo no tesouro para quem carrega até o vencimento.

      E é esse exatamente o ponto do tesouro: é preciso deixar o dinheiro preso até o fim se você é estuprado por deságios e impostos.

      Excluir
    2. Pobreta, o que ele quis dizer é que no tesouro NTNB a base de cálculo do IR (de 15%) é a inflação + os juros. Se a inflação disparar, você vai pagar tanto IR só sobre a inflação que ele vai comer qualquer ganho de juros que vc tiver.

      Tipo, hoje eu tenho inflação de 10% e juros de 7%, com IR de 15%, meu lucro anual no vencimento é 14,45 (retorno bruto do titulo- 15%IR) - 10 (taxa de inflacao) = 4,45.

      Com inflação a 100% e juros a 7% meu lucro anual no vencimento seria 90,95 (retorno bruto-IR) - 100 (inflação) = PERDA REAL de 9,05%

      Excluir
    3. Tesouro é pra carregar até o Vencimento. Ponto.

      Se inflação subir, seu titulo tá atrelado a ele. Vc vai tá sendo coberto. Com relação a inflação só acho sacanagem cobrarem 15% do que foi pactuado mais 15% da inflaçãocomo IR.

      obs: não sou o anon do post acima Pobreta

      Excluir
    4. Já tinha visto no pequeno investidor essa explicação. Eu não quis complicar a tabela porque para ocorrer tal coisa no Tesouro IPCA precisaríamos de uma hiperinflação absurda e não vale a pena lidar com extremos. Até chegar na hiperinflação tal investimento já seria descartado como opção.

      Portanto numa situação economica normal o que está na tabela é válido.

      Mas valeu pela objeção ela está correta

      Excluir
    5. Anon das 6:41

      Parabéns pela observação, são poucos que enxergam o que você postou. Eu adiei investir no tesouro direto por um tempo por causa disso.

      Porém tanto eu como você temos que corrigir a conta com outro fator - se for ntn b principal, não a com juros semestrais, os juros seguintes sempre incidem sobre o valor total corrigido, ou seja, com inflação maior diminui a % de juro real, mas é juro real sobre um valor maior que o esperado.

      Então como o pobreta concluiu, só uma inflação bem maior (imagino que mais de 20% aa) daria prejuízo.

      Excluir
    6. Pessoal, desculpem-me discordar, mas creio que vocês estejam chegando a conclusões equivocadas em virtude das hipóteses usadas. Como o intuito do post é auxiliar, explicarei meu ponto com fórmulas. Por favor, apontem os erros caso eu tenha me equivocado.

      Supondo x a inflação equivalente do período, j os juros referidos como "fixos" equivalentes do período, IR a alíquota do imposto de renda, então o montante resgatado M da NTN-B Principal é (desconsiderando outras taxas):

      M = M0 * (1 + x) * (1 + j) * (1 - IR)

      Assim, a taxa equivalente no período é dada por [(1 + x) * (1 + j) * (1 - IR) - 1]

      A fórmula do rendimento real é dada por [(1 + i_nominal) / (1 + i_inflação)] - 1, onde as taxas já são as equivalentes para o período em questão. Vale ressaltar que fórmula de subtração fornece uma boa aproximação do rendimento real com valores pequenos, mas perde muita precisão com valores grandes. Exemplo: aumento nominal de capital de 6%; inflação de 106%. Rendimento real de -100%! Você perdeu TUDO nesse cenário? Não...

      Manipulando as fórmulas, verifica-se que o rendimento real da NTN-B Principal é igual a (1 - IR) * j - IR. Ou seja, o IR atrapalha sim (sobretudo em períodos pequenos, quando j é pequeno e IR é grande), mas o rendimento real é independente da inflação!

      Eu vi as contas do Pequeno Investidor. Ele calculou o rendimento real certo, mas considerou a taxa da NTN-B Principal igual a x + j, o que não está correto...

      Excluir
    7. Sou o anon que fez os cálculos anteriores. Peço desculpas, pois errei a fórmula do montante e, consequentemente, o cálculo do rendimento real. O montante M no resgate é na verdade igual a:

      M = [M0 * (1 + x) * (1 + j) * (1 - IR) + IR]

      Fazendo as contas, verifica-se que o rendimento real é igual a (1 – IR) * j – IR * x/(1+x). Ou seja, de fato a inclusão do IR faz com que o rendimento real da NTN-B Principal seja dependente da inflação x, mas notem que a variação do termo x/(1+x) é ínfima para valores grandes e o mais importante: o termo é sempre menor que 1 para todo x > -1! Logo, o MENOR rendimento real possível com a NTN-B Principal, dado pela expressão que havia apresentado antes RR = (1 – IR) * j – IR, é independente da inflação!

      Exemplo: se os cálculos tiverem corretos e desconsiderando outras taxas, uma NTN-B Principal com taxa de 6,00% a.a. fará com que você tenha um rendimento real em 3 anos de no mínimo 0,41% a.a., qualquer que seja a inflação.

      Portanto, analisando a NTB-B Principal ISOLADAMENTE, a subida da inflação realmente não a favorece tanto em virtude do IR, mas a diferença não é tão grande a ponto de causar perdas absurdas, principalmente em períodos longos (onde naturalmente temos (1 – IR) * j > IR).

      Caso ainda tenha erros, peço desculpas antecipadamente.

      Excluir
    8. É justamente isso. Tem gente que acha que está coberto investimento neste título, mas não está. Ou seja, mais uma vez o negócio é diversificar. E no caso brasileiro, rezar é bom também!

      Excluir
  29. Tenho parte do meu capital investido em Tesouro e LCI de instituições menores *que têm um prêmio maior),mas vou confessar quee dá cagaço do krlho por conta desta vagabunda vermelha no poder. Está tuso quebrando e até o Tesouro está correndo risco. É foda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imagino anon

      vi uma do banco original (grupo JBS) falando: me leva, me leva..

      o cagaço foi maior, mesmo sabendo que era coberto pelo FGC

      Excluir
    2. e tem o banco maxima pagando 100% do cdi na lci.

      fiquei tentado, acho q vou mandar 30k la por 1 ano.

      Excluir
  30. Pobreta que post bom (até que enfim)

    Quero investir 10k (tenho muito mais, mas sou marinheiro de 1ª viagem) em LCI por 5 anos. Isso mesmo, posso deixar minha grana "engordar" lá por 5 anos SEM TIRAR.

    Pagarei alguma taxa? Não quero perder um centavo e sim lucrar no final. Já fiz umas simulações em uns sites, mas parece q a rentabilidade não é lá estas coisas

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LCI e LCA é isento. Não vai perder nada.

      Excluir
    2. Seu risco, que é o mesmo de outras aplicações, são os governos "sociais" "de esquerda" "bolivarianos"

      Excluir
    3. Pobreta tava lendo em alguns sites que pode vir tributação na lci/lca 2016, nada ainda foi confirmado, mas dizem alguns leitores que o documento e resolução, normas tá engatilhado só falta a aprovação.

      Excluir
    4. Pra esse ano LCI/LCA estão salvas de tributação.

      Aproveitem!

      Excluir
    5. Você pode pagar taxa de custódia pra corretora SE ela cobrar.

      Excluir
  31. Imóveis não são um investimento ruim mas definitivamente não são pra quem ta começando é algo a se pensar depois que atingir 1 milhão assim você pode construir aqueles prédios superfaturados e ganhar 100% de lucro encima de pobres que só querem sair do aluguel, outra ideia que talvez funcione é comprar um imóvel financiado e alugar assim você paga o imóvel com o próprio aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MCMV está no fim. Até quem superfatura vulgo brickloverforpoors vai perder a teta.

      Excluir
  32. Outro mercado que é feito de mera especulação é o mercado de carros antigos tranqueiras que eram vendidas a 5 mil alguns anos atrás estão chegando aos absurdos 15mil e tudo isso é culpa dessa modinha vintage e tem troxa que paga 15 mil num opala 79, o huezil não é pra amadores fazer dinheiro aqui encima de especulação é extremamente comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 15 mil? um Opala bem convervado já estão pedindo quase o triplo disso, mas não dá para ganhar muito dinheiro não, a não ser que procure nas cidades do interior, onde ainda tem alguns carros mais raros, como Mavericks (tenho um) e Dodges largados, pois a maioria desses carros (praticamente todos)já foi vendida e esta na mão de colecionadores. Tem alguns carros mais novos, que alguns estão chamando de "neocolecionáveis" como os Omega, Vectra, entre outros que é possivel que algum dia fiquem raros e caros, mas é uma aposta arriscada, pois teria que guardar por muito tempo, tem que ter um local adequado para guardar e ocupam bastante espaço.

      Excluir
    2. Mano, prefiro comprar uma CG 125 FAN bem mais barato, mais economico e da para arrastar catupirentas e M$ols de barbada e de resto é modo zumbi nessa porra!!!!

      Viva o esquerdismo, é toiss!!!

      Anon que apoia o casamento gay (desde que passem de cabeça baixa por mim), legalização de entorpecentes (vão usar na casa de vocês seus malandros), porte de armas pro cidadão de bem e anti-feminismo.

      É toiss pobre!

      Excluir
    3. Se D-20 e Bandeirante estão cobrando o valor de picapes novas, imagina esses carros.
      Ohmega

      Excluir
  33. Pobretão

    Parabéns pela excelente tabela, mas fiquei com uma dúvida.
    Você diz nela que, na NTNB, ganha-se mais se a inflação subir, mas o valor do título no mercado não decai neste caso? Estou falando de resgate antecipado, antes do prazo estipulado, daqui a n anos.
    Não conheço muito do assunto (nunca apliquei em Tesouro Direto), mas pelo pouco que imaginava, na NTNB a gente perde se a inflação sobe, ao contrário do que você disse na tabela, não?! Senão vejamos:

    Quando eu compro um título do Tesouro por R$ 1.000,00 do tipo citado (valores hipotéticos), ele diz que vou ganhar um juro anual de digamos, 6% a.a. corrigido por uma inflação de admitamos 7% a.a. Isto significa que meu lucro real é de 6% a.a. se a inflação permanecer em 7%, o que dá uma rentabilidade nominal de 13% a.a.
    Suponha agora que a inflação dispare para 10% a.a. Neste caso a rentabilidade real que receberei será de, apenas, 3% a.a.
    Qualquer investidor que tiver o mesmo perfil de risco e perspectiva de rentabilidade que eu, só aceitará pagar pelo meu título um valor de, digamos, R$ 500,00, pois só assim ele obterá a mesma taxa de rentabilidade de 6% a.a.
    Raciocínio contrário, quando a taxa de inflação cai, o título passa a valer mais, não é isso?
    Como nunca apliquei no Tesouro Direto, é isso o que sei. Você tem algo a dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um tesouro de inflação significa que você ganha um x% (que é dado antes de você comprar + a taxa de inflação calculada pelo IBGE. Dessa forma você não trava a taxa de inflação e sim ganha o que o IBGE calcular. Se for 10% como no seu exemplo você ganhará x% + 10%.

      Se os juros começarem a subir significa em teoria que a inflação vai cair , aí sim se você quiser vender antecipadamente aí perderá na venda do título pois ele valerá menos pois ele não é o título mais atraente do momento.

      Como remediar isso? Simples, compre os 3, ou seja, diversifique intraclasse.

      Excluir
    2. Por que comprar um titulo publico pra especular? (a querendo vender antecipado)

      Procure um titulo que ofereça uma rentabilidade legal, se seu titulo estiver valendo menos, quer dizer que a rentabilidade se vc comprar novos títulos está maior... ótimo, compre mais... e CARREGUE PRO VENCIMENTO

      Excluir
  34. Tenho conta corrente e poupança na Caixa, R$ 35.000, na poupança.
    Valeria a pena investir esse valor em LCI na caixa?
    Se fosse numa corretora, quais as taxas que tenho que pagar? Taxa de manutenção, taxa de custodia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vale a pena aplicar na LCI da Caixa, pois com o percentual do CDI dela mal irá repor a inflação.
      Com corretoras você têm acesso a LCI de até 99% do CDI. Nas corretoras você vai pagar taxa de custódia se ela cobrar.

      Excluir
    2. Caixa é o lixão dos bancos

      Excluir
  35. Outra coisa que pode dar grana é youtube. Fazer vídeos e soltar lá. Vejam, por exemplo, o Toguro (shape inexplicável). O cara grava um monte de vídeos de merda da vida patética dele, mostrando o shape roliço, falando um monte de merda sem pensar, ficando famoso entre os macacos, ganhando uns patrocínios, recebendo uma grana do google, vendendo uns bonés ridículos para as macacadas do Bostil e com isso vai fazendo a grana dele. Põe aí que o maluco deva tirar nessa brincadeira uns 5k por mês (youtube, vendas, patrocínio, comissões etc). Tá bom. Tem um monte de advolixo casado por aí que trampa igual escravo para ganha 2,5k no mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês são MUITO chatos com alguns assuntos.

      Esse é mais um assunto irritante. Videozinhos no youtube.

      Não, não é opção. Vamos investir que nem homens e não fazer videos estupidos.

      Excluir
    2. ah cara sei la essa merda de you tube ai é complicado hein.

      essa merda ai é igual artista, pode dar certo como pode dar é maior perda de tempo. Pra quem nao tem tempo a perder e bastante talento, é melhor trabalhar aplicar emprender coisas pequenas e seguir em frente com foco e determinação.

      Excluir
    3. Esses chimpas sempre dão o "know how" mas NUNCA o "how to". hurr durr é só fazer vídeos que isso dá dinheiro. NUNCA dizem como fazer ou qual assunto deveria ser abordado. Se soubessem, já teriam feito.

      Já existem milhares de youtubes falando sobre variados assuntos e nenhum deles terão reconhecimento ou ganharão grana. Você também fazerá parte desse mar de mediocridade.

      EXCETO mulheres. Essas aí têm a Internet a favor delas. Quantas ganham granas simplesmente upando fotos pro-extremos sensoriais no instalixo? Quantas fazem macaquisses no youtube (ex: a kefelixo) e recebem MILHARES de views?

      Basta falar qualquer asneira, ser bonita, mostrar um pouco do corpo, tentar ser engraçada e ja é suficiente para atrair os White Knights e outras merdalheres de pensamento de manada. SÓ funciona com elas.

      Excluir
    4. Anônimo das Betoneiras14 de fevereiro de 2016 13:32

      Somos politicamente incorretos, para os assuntos publicados nesse blog se expor não é uma boa idéia. Vivemos no Bostil, lugar esquerdista que daqui a pouco vão proibir propaganda de creme dental por deixar os dentes "mais brancos".

      Se fosse outro assunto como você citou poderia talvez levar em consideração.

      Excluir
    5. Youtube valia a pena lá no início quando poucos nichos eram explorados e o mesmo era uma espécie de Serra Pelada (bastava cavar que achava ouro). Fora que você tem que ter carisma ou ser uma mulher bonita (tudo é sempre fácil pra elas, pqp).
      Ohmega

      Excluir
  36. Pobreta, achei estranho vc dizer que o Pré-fixado é o mais conservador.......... Se a inflação subir muito ou mesmo o taxa Selic o Pré-fixado perde....... Ele é bom quando vc acha que a Selic vai cair e a inflação não vai subir feito bomba..(estamos no governo maldito)........ Acho que o mais conservador é o IPCA+Juros....... E o Selic ideal para líquidez............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É conservador na medida que você sabe o que irá receber, ele varia menos que IPCA e Juros pois estes dependem de decisões alheias a você entendeu?

      Excluir
  37. Pobretão, vc q manja... Lca ou Lci posso ir colocando grana la assim q me sobrar? Ou e um valor fixo contratado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procura saber, o pobreta não é consultor financeiro, bostileiro acomodado

      Excluir
    2. Fica na sua aí cornão. Quando eu comentar num blog seu aí quem sabe vejo se considero. Não acrescentou nada p ngm seu verme inútil

      Excluir
    3. Geralmente o aporte em LCI/LCA é alto (5k, 10k), se for fazer aportes pequenos mensais, prefira o tesouro direto.

      Excluir
  38. Pobreta...

    O que acha de empresas que estão sendo ofertadas na OLX a 30, 40 mil reais com estoque e tudo...

    Penso que valeria a pena mesmo estando no Bostil se o payback for rápido

    O que pensa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puts vivo observando issi cara e, penso muito em avaliar mais de perto.

      ate o corey disse no blog dele q existem caras que abrem o negocio botam pra faturar e vendem com certo lucro sobre o capital investido.

      Isto é o cara abre uma biboca com 10k passa a faturar 4k por mes e vende por 40k para abrir em outra regiao. Estou analisando isso.

      Excluir
    2. Eu também venho analisando empresas funcionando com estoque e tudo, mas há de se desconfiar existem casos e casos.

      Prefiro as empresas que estão ofertadas a um valor que possa ser recuperado em no mìnimo um ano, pois quem em sã consciencia venderia uma empresa dando lucro funcionando de vento em polpa pelo valor de 2 ou 3 meses de rendimentos?

      Cuidado! É preciso muita análise.

      Anon com Porte de Calibres Restritos

      Excluir
  39. Bom tópico..
    Pobretão, acompanho o blog semanalmente a 3 anos. O que você acha da situação:
    Estou apostando em ser conservador em uma ponta e agressivo em outra e tentar maximizar meus ganhos visando 3 ou 4 anos.

    --> 27 anos, solteiro, marriage strike, moro com os pais, cidade de interior 200mil habitantes, custo de vida relativamente baixo
    Renda líquida: R$3500,00 (líquido)
    Patrimônio: 1 Carro Popular 2006 Quitado + 1 Terreno + Ações de uma empresa com grande potêncial de valorização 2 ou 3 anos.

    --> forma de investimento está da seguinte forma:

    1) Estou com 1 ALL IN em uma ação que acredito que vai 3,5X (triplicar) nos próximos 2 anos, empresa tem fundamentos mas está sendo pisoteada por fatores políticos e da crise. (Aproximadamente R$120.000 investidos)

    2) Tenho um Terreno, Cidade de Interior. Terreno sozinho vale R$100.000. Comprei por bem menos.
    Minha idéia: Depois do beta aqui pesquisar bastante, desenvolvi um projeto de uma casa com garagens embaixo que consigo maximizar a área e ao mesmo tempo conseguir baixo custo de mão de obra. Ou seja, fiz de uma maneira que PEDREIRO não vai furar os meus olhos e no final das contas valerá a pena.
    Pretendo financiar R$110.000 no MCMV e como grande parte de minha renda vem "camuflada", consigo pegar Taxa de %5.5 a.a , a prestação ficará aproximadamente R$700,00.
    Pois bem, a idéia é construir esse imóvel visando morar/aproveitar e logo após a construção colocar para venda, após incluir alguns itens como Piscina e mais outra coisa. Eu sei que mercado imobiliário no brasil agora ficou ruim, mesmo assim acredito que no caso da pessoa que consiga financiamento com juros negativos (MCMV) ainda é bom negócio. A idéia é gastar uns 130k/150k na casa e revender a um valor maior. Projetei a casa com um design contemporâneo bacana que agrega um valor diferenciado.

    Pobreta o que acha?
    O ALL IN pra mim é bastante seguro no MP (2 ou 3 anos)
    A CASA, no máximo que vai acontecer é, vou ficar com imóvel excelente pagando 700 reais por mês, um local foda para poder HUE HUE ostentar e comer vagabas.

    Beta na busca da evolução seguidor do Pobretão


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ação é essa que vc acha q vai triplicar ? E baseado em quais fatos vc acha isso ? Dá uma moral ae

      Excluir
    2. Anon, prefiro não falar aqui para não parecer que estou tentando influenciar, já que isso é uma parada muito particular. Se quiser me deixa teu email que eu mando.
      Abraço

      Excluir
    3. Ou você é um troll, ou você herdou parte da grana que tem, ou você está mentindo, pois com 3,5K líquido, não se consegue aos 27 anos, ter essa patrimônio (120K investimentos + terreno de 100k + carro), a não ser que você teve muito sucesso na bolsa, o que acho pouco provável ou ganha esse salário há 5 anos e durante todo esse tempo não gastou um centavo, o que também acho pouco provável, pois você teria ficado estagnado durante 5 anos, sem ao menos receber dissídio.

      Suas informações não batem.

      Pode relatar a origem dessa grana?

      Excluir
    4. Po cara, vc citar uma ação não é indicação de compra, o pobreta fez posts e mais posts sobre a ELPL4 e ninguém acusou ele de fazer isso. E até mesmo pq não sou doido de sair comprando ações com base em "bizu", mas fiquei curioso, de repente sua análise faz sentido. Mas não tem como postar meu email aki, se puder falar, agradeceria. Se ficar muito ruim, deixa quieto.

      Excluir
    5. Anon da 19:12
      Meu amigo, não perderia tempo aqui com trollagem... meu intuito é outro aqui. Aprender, desabafar e dar algumas risadas.

      É o meu salário atual, líquido. Trabalho a mais ou menos 4 anos nesse mesmo trabalho, antes trabalhava em empregos ruins sem perspectiva.
      O Terreno de 100k é o valor de agora, pois valorizou bastante, comprei por R$40.000, inclusive já ofereceram esse valor, minha cidade tem de 200-300mil hab e os terrenos em boa localização são escassos.
      Já tinha um certo dinheiro guardado ANTES de começar nesse emprego atual, trabalho desde os 20 em empregos menores, só agora consegui esse emprego um pouco melhor que paga um salário aceitável para a cidade que eu moro.
      Quanto ao sucesso na bolsa, tive um pouco, mas nada demasiado. A questão que eu vejo é que agora é um bom momento para comprar ativos e segurar, mesmo a renda fixa pagando bem, existem muitas barganhas atualmente na bolsa. A própria ELPL4 foi pro saco depois que o Pobreta vendeu.

      De qualquer forma, acredito que esse meu plano de construir é o que dará melhores resultados com fins de buscar uma SEMI-IF. Só queria ouvir mesmo uma opinião da galera daqui!

      Abraço

      Beta na busca da evolução seguidor do Pobretão

      Excluir
    6. ...isso é só coisa de anon fumacinha. ele possui a cartada de ouro e não quer espalhar, é só pra ele, como se fosse um bilhete premiado. Trouxa. Tá cheio de analista dando a dica do ano! Os fundamentos da Cielo por exemplo são sempre bem recebidos, essa porra vem baixando de 45 pra 28 reais nos ultimos 6 meses. Vai toma no cú.

      Excluir
  40. Pobreta, sou chimpa ignorante e estou aprendendo a investir, vc ou alguem do nlog q estiver lendo, podem comentar por favor sobre opções binárias, tenho um amigo q ganha 400 dólares mensalmente com esta merda e no seu post vc diz q forex não presta, mas ele realmente ganha essa grana pq ele me provou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo conte-me mais sofre opções binárias. É retorno é bom comparado ao risco?

      Anon com Porte de Calibres Restritos

      Excluir
  41. estou esperando a parte 2 desse post a tempos, obrigado pobreta

    ResponderExcluir
  42. Muito bom pobreta!!adoro esses tópicos sobre investimentos, apesar de ainda estar engatinhando no assunto...

    Recentemente comprei um terreno por 110k numa area que é proxima de onde vai ser contruido um shopping e tem uma unesp quase pronta...espero que valorize bastante, pois futuramente é lci/lca

    anon .40

    ResponderExcluir
  43. Escutem bem seus chimpas compradores de terrelixos e apartalixos: todos vcs irão sofrer fortíssima desvalorização devido ao contínuo estouro do setor imobilixo.
    Que quebrem todos, seus bostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apartalixos de classe média e classe média alta estão derretendo igual diarréia.
      Imóvel que em 2013 custava 1k, 2014 750k agora em 2106 já estão aceitando até menos de 600k com uma boa entrada de duzentazo. Muitos dentistas estão banguelas e tem médico tão quebrado que o jaleco já está mais sujo de sangue e furado que avental de açougueiro de perifa. Até adovlixos estão garizando nas prefeituras do nosso bostil.
      Game over crásse mérdia. Vovorola 100k e Camaro 300k.
      Chóra pobreta quando chegar no milhão o Camaro vai custar 1000.000,99 realiz.

      Terrelixo, barraquitos, pombalixo vulgo apartalixo de vileiros estão bombando porque 99% dos bostileiros é vileirito e qualquer buraco é muito mais do que muito joíiinha.

      Excluir
    2. é realmente o "pete" faliu a crasse mérdia.

      nao ajudou o pobre em porra nenhuma (ja que esse era o lema do 9 dedos), mas afundou a classe média.

      só ultra milionarios sobrevivem agora.

      Excluir
  44. Uma boa introdução pra quem está começando nos investimentos.

    Acrescentaria só que comprar NTNB não é apostar na alta da inflação. Como o IR atinge a parte do IPCA da NTNB, quanto maior a inflação MENOR o rendimento. NTNB é uma proteção PARCIAL contra a inflação. Se houver hiperinflação, não espere que suas NTNBs vão te salvar.

    Debentures incentivadas (a categoria de investimento que faltou, na minha opinião, junto com CRI/CRA), por não estarem sujeitas ao IR, não têm esse problema, mas tem outros (como de não serem emitidas pela PORRA DO GOVERNO, que pode imprimir dinheiro).

    Ativos reais são melhores como hedge inflacionário, mas cada um reage de um jeito. Se a inflação for a 1.000%, ainda assim a fábrica vai produzir e ter valor real, o imóvel do FII ainda vai estar lá pronto pra ser usado. Um título do governo, no entanto, não tem nada disso.

    Acho melhor o Tesouro para especular, comprar quando o juro tá alto e vender quando tá baixo. É uma estratégia diferente de segurar até o vencimento, e feita com propósitos diferentes também. NTNB Principal 2035 é o melhor se for fazer isso, já que tem a maior variação de preço. Dá pra perder grana no curto prazo se os juros subirem. Renda fixa, fixa mesma, que só aumenta com o tempo, no tesouro direto é só LFT.

    Por fim, comentaram lá em cima sobre tributação nas LCI/LCA. Estamos a salvo pra esse ano, talvez ano que vem, mas o governo parece ter desistido por enquanto da ideia. Os FIIs também escaparam esse ano, a lei tem que ser aprovada para o ano seguinte só, para valer.

    duran-duran

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou falar também que as debentures NÃO estão cobertas pelo FGC e no caso de falência da empresa, quem investiu tomou no cu, vai pro final da fila, o famoso credor quirografario.

      Excluir
  45. Fala Pobretão!

    Tô passando só pra avisar que eu tive que trocar o nome do blog agora ficou: Picca Pau Investimentos:

    Endereço do blog:

    http://picapau777i.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Pobretão, sei que o assunto foge do post, mas tem um tal de Gleydson Medicina postando várias coisas sobre racismo no grupo ecele está infiltrado no grupo principal e ameaçou expor todos os membros dos grupos para as feministas. Não sei se a moderação te passou isso, mas só para você ficar alerta.

    B.Z

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já falei pra expulsarem o cara inclusiva do irmandade. Não sei porque os moderadores estão teimando.

      Excluir
    2. Pobreta, os moderadores daquele grupo são totalmente contra as suas idades, tanto que fazem tudo ao contrário do que é dito aqui no blog. Troque-os ou tente administrar o grupo você mesmo.

      Excluir
    3. mais fácil vc se desligar do grupo. eles se corromperam e estão falando asneiras que são opostas à nossa ideologia. Melhor começar outro do zero do que concertar aquela merda. E a culpa é dos moderadores que não moderam porra nenhuma!

      Excluir
  47. obrigado pelo post altamente instrutivo e didático.

    se investir em ações, o imposto sobre os dividendos e venda das mesmas é d qto?

    a partir de qto é vantajoso investir apenas para colher dividendos?

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendo não incide imposto.

      Patrimônio de 50 a 100k é o ideal para diversificar entre renda fixa e variável (ações).

      Excluir
  48. cara lhes reforço uma coisa.

    os melhores investimentos do momento sao: lci/lca e tesouro direto.

    bolsa brasileira é só pra quem é trader fudido, meio doido tambem, ou tem informações privilegiadas a nossa frente.

    Abram contas em corretoras, NAO INVISTAM EM BANCOS, bancos pagam pouco juros a vc e prestam um péssimo serviço, além de qualquer pequena manobra que vc precise fazer eles enfiam uma taxa fudida na sua bunda.


    Corretora paga facilmente 95% do cdi em lci/lca enquanto um banco do brasil ou caixa economica paga 80% do cdi.

    Fujam de gerentes de bancos, FUJAM, eles vao te enfiar os piores negócios para os bancos lucrarem mais e eles (os gerentes), ganharem um premio do banco por ter conseguido te enrolar.

    No tesouro, antes de aplicar (com a corretora) faça um simulado na CALCULADORA DO TESOURO, ali sabera mais ou menos o lucro que tera aplicando em cada investimento disponivel, prazo e taxas a pagar.

    No mais é tudo que o pobreta explicou, com muita sabedoria ai mesmo.

    ResponderExcluir
  49. puta merda, eu tava lendo uma materia da exame onde dizem que a taxa selic deve ir a 15% nas proximas reunioes do copom.

    Ja na proxima agora no inicio de março, a taxa deve ir para 14,75, e nao há espectativa de que baixe nos próximos anos devendo ficar em 15% por longo periodo.

    apertem os cintos passageiros do voo bananias bobonóides, realmente teremos anos de recessão, qual milionario vai investir em um pais quebrado com altas taxas de juros???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor estrangeiro nenhum vai aplicar aqui no Bostil, agora milionários que moram aqui vão rachar de ganhar grana com essa taxa de juros.

      Excluir
  50. O segredo da vida é o investimento. tanto financeiro como Social.

    E isso os "carpien diens" da vida não sabem, e vão se foder num futuro proximo.

    exemplo, é a geração de diabolheres "independentes" da década de 60.

    hoje a mesma merdalher que "lutava" por independência, está hoje jogando "fazenda feliz" no facebook, e cheia de felinos em volta do monitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "hoje a mesma merdalher que "lutava" por independência, está hoje jogando "fazenda feliz" no facebook, e cheia de felinos em volta do monitor."

      Bispodareal,2016

      Frase sensacional, tive que me levantar e bater continência para o monitor

      Excluir
  51. Valeu mesmo Pobretão! Estou salvando em arquivos cada um dos seus textos sobre investimentos para que assim que eu tiver com 20 mil em mãos poder finalmente começar a investir dinheiro de verdade em ações de empresas,tesouro direto, ou LCI/LCA e FII’s. Como você sempre recomenda: não adianta tentar ficar rico na bolsa com valores chulezentos de mil reais ou 500 reais: vale mais a pena investir em cursos e conhecimentos.Também estou estudando o livro "Avaliação de Investimentos de Ativos, de Aswat Damodaran que achei muito bom também.

    ResponderExcluir
  52. Com 200 mil reais consigo abrir minha farmácia no interior?

    Eu quero empreender!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com 200k abre uma farmacia facilmente, ja se vai ter sucesso com isso e uma ooooutra historia.

      Excluir
  53. O quadro expositivo e explicativo de investimentos disponíveis tem uma simplicidade e praticidade bastante úteis. Estou investindo em TD para longo prazo mas estou acompanhando o mercado de ações pensando em comprar ativos de empresas que estejam baratas devido a crise internacional e ao desgoverno dos demônios vermelhos do PT. Penso em investir em duas para longo prazo: AMBEV e Vale. AMBEV, pelo desempenho histórico e por ser uma empresa de consumo não-cíclico, é um escolha que me parece acertada, mas Vale é uma incógnita. A cotação dessa ação está muito barata devido ao fim do boom das commodities iniciado na década passada, podendo representar uma oportunidade excelente para longo prazo.

    Sendo ela uma empresa que está em um negócio cíclico, que alterna períodos bons e ruins, vocês acham que valeria a pena investir nela para longo prazo (coisa de 10 anos ou mais), apesar das incertezas quanto a economia chinesa e internacional como um todo? Penso nisso me lastreando no projeto S11D que poderá proporcionar uma grande lucratividade para a VALE.

    ResponderExcluir
  54. Mais uma vez um ótimo post pobreta!!!
    Parabéns pela força...vou sugar desa fonte
    Abrass

    pobreta do MT

    ResponderExcluir
  55. Pobretão ou anons, um patrimônio de 500k aplicados em LFT, rendendo 5.937,50 por mês com retiradas mensais de 2k, seria corroído pela inflação ao longo do tempo? ou seria antagem comprar NTNB + Juros semestrais?.

    ResponderExcluir
  56. Pobreta qual a necessidade de ter uma corretora para aplicar nesses LCI?
    Meu pai tem 200k aplicados e nunca mecheu com isso. Ele só transferiu da poupança pra aplicação e o dinheiro já está rendendo 0,9 +/- todo mês tem uns 20 meses já...

    Não entendi o papel de uma corretora nisso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que grandes bancos dificilmente pagam uma taxa acima de 80% do CDI pra essas aplicações. Com uma corretora você têm uma variedade de LCI de bancos menores com taxas mais atrativas com a mesma garantia do FGC.

      Excluir
  57. seria bom também um post sobre ideias de como ganhar dinheiro na crise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretoras tem acesso à melhores rentabilidades de LCI/LCA.

      Excluir
    2. Msm assim prefiro investir renda fixa nos bancos. Pagar para meu dinheiro render é meio ilógico, msm q sejam 10 reais ao mês

      Excluir
  58. Pobreta por favor me explica só uma coisinha.

    Pra investir em LCI/LCA tem como fazer isso sem o banco??? Através de uma corretora??? Eu sempre achei que era só através do banco que era possivel ter acesso à isso. Mas ai um anon ai disse que corretora paga 95% do cdi (Certificados de Depósito Interbancário) em LCI/LCA e bancos 80%.

    Isso me deu um nó na cabeça agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser pelo banco ou pela corretora.

      Pelo seu banco irá conseguir taxas piores do que por uma corretora que tem acesso a bancos médios e pequenos que pagam mais. A corretora vai lhe dar uma série de opções de diferentes bancos que emitem a LCI/LCA.

      O seu banco só vai lhe emitir LCI/LCA deles mesmo.

      Excluir
    2. eu também tinha essa dúvida.

      tem algum risco de calote dessas corretoras ou desses bancos menores falirem ou isso é caso raro? tenho medo de por meu dinheirinho fora de bancos grandes, e ao mesmo tempo pouco dinheiro pra diversificar.

      As corretoras da minha cidade (uberlandia) são pequenas, 2 apenas. Acho mais fácil resolver as coisas pessoalmente.

      obrigado pobreta por estar sendo mais atencioso com as perguntas nos comentários deste post. este post é muito importante.

      Excluir
  59. agora pense aqui comigo, o cara tem 1kk e investe a ipca + 7,5% ao ano.....


    faça ai as contas cara, vamos seu preguiçoso, pegue a calculadora do seu celuar e calcule, depois subtraia 15% de imposto de renda para deixar o dinheiro la por apenas 2 aninhos.

    existe um dinheiro mais facil que esse???

    agora imagine que herdou 1kk e jamais precisou se foder de trabalhar para isso.

    esse pais aqui é ou nao é o país das maavilhas para milionarios?!

    vamos com tudo pra cima do milhao, vale tudo, vender coisas, fazer bicos, fazer hora extra, eu diria que com uns 500k no tesouro vc ja pode respirar mais aliviado, nao é nao?

    ResponderExcluir
  60. fugindo um pouco do assunto, peço uma dica pois estou fudido.

    Trabalho de representante e uso veículo próprio. Viajo 3000 km por mês, e a empresa me pagava por km 60 centavos, dava pra por gasolina e ainda sobrava pra gastar com manutenção. Mas agora os fdp mudaram e vão pagar só a gasolina que eu gastar! Meu carro é um fox 1.0 e meus pneus estão mais carecas do que eu, precisando trocar oleo urgente, sendo que troquei em novembro, e as correiras tudo fudidas. Só nessa manutenção vai todo meu salário, estou literalmente PAGANDO PRA TRABALHAR.

    Como posso sair dessa fria? Qual carro é mais proprio para se viajar frequentemente? Fora os gastos com flanelinas do demônio, ainda vou matar um desses fdp um dia!

    ResponderExcluir
  61. Pra quem investe em LCI, quais bancos pequenos são os melhores? Na minha cidade só tem bancos grandes: itaú, bb, santander e caixa. Estou disposto à ir em outra cidade e aplicar meu dinheiro num banco menor e que pague melhor o cdi, já que acesso à boa corretora eu também não tenho.

    ResponderExcluir